O lateral João Vitor Jacaré, do Corinthians, afirmou que leva a Bíblia para os jogos para aproveitar momentos de leitura e meditação. Ele disse que fez sua primeira partida como profissional na Neo Química Arena no domingo, 11 de janeiro, e falou sobre a estreia após a vitória sobre a Ponte Preta no Campeonato Paulista.
Na zona mista, Jacaré afirmou: “Eu me senti muito feliz. É a oportunidade de mostrar o meu futebol. A torcida me viu jogar duas vezes no ano passado. A torcida às vezes fica pedindo. Eu falei: ‘Agora é a hora de mostrar meu futebol’. É uma oportunidade, e glória a Deus por isso”.
Ele acrescentou: “Quero agradecer ao Senhor por essa oportunidade. Em Coríntios 10:31, fala: ‘Quer comais, quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus’”.
Um jornalista observou que o jogador carregava uma Bíblia durante a entrevista e perguntou por que ele a levava para a zona mista. Jacaré respondeu: “Cara, eu ando com ela para cima e para baixo. Eu vou pro treino, eu levo, eu estou em casa, medito, eu vou pra igreja, medito nela”.
O atleta também disse que entende como dever do cristão anunciar o Evangelho. “A gente tem que pregar a Palavra. Acima de tudo, é falar do Evangelho, é falar do amor de Cristo. O mais importante é ganhar almas pro Reino de Deus. Mostrar que Jesus é a luz do mundo”, afirmou. Em seguida, citou João 8:12: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
Jacaré afirmou que segue um plano de leitura diária da Bíblia adotado por sua igreja e disse que um trecho lido no dia do jogo chamou sua atenção. Ele citou Jó 31:31, “Fiz aliança com os meus olhos”, e relacionou o tema ao cuidado com o olhar, mencionando um ensinamento atribuído a Jesus em Mateus sobre os olhos como “candeia do corpo”.
Ele disse que também estava meditando no Salmo 103, “Bendize ó minha alma ao Senhor e tudo que há em mim bendiga o teu santo nome”. Jacaré afirmou que deseja que sua forma de jogar e se comportar aponte para Deus e disse: “Senhor, que na minha maneira de jogar, de falar, de reagir, de se expressar, tudo venha ser para glorificar o teu santo nome. Que as pessoas não venham enxergar eu, mas o Senhor através da minha vida em tudo aquilo que eu faço”. Ele mostrou anotações feitas a partir dos versículos que disse estudar e meditar.