Pesquisa confirma Flávio Bolsonaro como principal nome da direita

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 14 de janeiro, indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fica em um cenário desafiador no primeiro e segundo turnos para a eleição presidencial. Isto, porque, o levantamento aponta um processo de consolidação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como o principal nome da direita no atual cenário.

No cenário espontâneo de primeiro turno, Lula aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 23%. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparece em terceiro, com 9%. Em um eventual segundo turno entre os dois, o presidente teria 45% das intenções, contra 38% do senador.

O cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, analisou os dados. “Os dados da pesquisa sugerem que a força de arrancada que Flávio adquiriu no último mês não é só fruto do apoio de bolsonaristas, mas também da direita não bolsonarista, que começa a considerar a possibilidade de votar nele, mesmo diante de outros nomes”, afirmou.

Ele destacou que um dos principais desafios do senador é reduzir sua rejeição, que caiu de 60% para 55% no último mês, enquanto a de Lula se manteve estável em 54%.

Aprovação do Governo

A pesquisa também mediu a aprovação do governo federal. Atualmente, 49% dos entrevistados desaprovam a gestão Lula, enquanto 47% aprovam. Os 4% restantes não souberam ou não responderam. O quadro é similar ao de dezembro, quando a aprovação era de 48% e a desaprovação de 49%.

O levantamento testou vários cenários de segundo turno, nos quais Lula mantém a dianteira:

  • Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos): 44% a 39%.

  • Contra o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD): 43% a 36%.

  • Contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil): 44% a 33%.

  • Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo): 46% a 31%.

Apesar de já ter declarado que não pretende concorrer, Tarcísio de Freitas aparece como uma alternativa competitiva, empatado tecnicamente com Flávio Bolsonaro nas intenções de voto no primeiro turno (9% cada) e registrando 39% em um possível segundo turno contra Lula.

Percepção sobre Flávio Bolsonaro

A pesquisa ainda mostrou uma divisão de opiniões sobre a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de indicar o filho como seu nome para a sucessão. Para 44% dos entrevistados, a escolha foi equivocada, enquanto 43% a consideram correta. Em dezembro, 54% avaliavam a indicação como errada.

A pesquisa Genial/Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Com: Gazeta Brasil