Macumba e enchentes: MP processa influencer cristã por opinião

Em meio à catástrofe do Rio Grande do Sul, o Ministério Público de Minas Gerais decidiu denunciar uma influenciadora cristã por conta de suas opiniões relacionadas ao que seriam as causas espirituais das enchentes no estado: a prática de “macumba”.

O conceito de liberdade religiosa presente na Constituição Federal abrange, inclusive, as interpretações dos fatos sociais a partir da fé. Exemplo disso é a vitória recente do pastor Yago Martins, que foi denunciado pelo Ministério Público por “racismo religioso” por dizer que “todo sacrifício feito a outros deuses é feito a demônios”.

Yago, na ocasião, enfatizou que a partir da interpretação cristã do que diz a Bíblia Sagrada, “no candomblé, adoram demônios; na umbanda, adoram demônios”. Após o arquivamento da denúncia, o pastor batista criticou o MP: “Oneraram o Estado para constranger pastor na internet”.

O mesmo cenário agora se repete com a influenciadora Michele Abreu, denunciada por “intolerância religiosa” por conta de publicações suas que associavam a situação de calamidade pública do Rio Grande do Sul às práticas das religiões de afro-brasileiras, popularmente tratadas como “macumba”.

No vídeo que alcançou 3 milhões de visualizações, Michele expõe sua percepção da influência espiritual nos fatos que assolam o estado gaúcho: “Eu não sei se vocês sabem, mas o estado do Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de terreiros de macumba, mais do que a Bahia. […] Alguns profetas já estavam anunciando sobre algo que ia acontecer no Rio Grande do Sul, devido à ira de Deus mesmo. As pessoas estão brincando e muitos inocentes pagam o preço junto”, diz a influenciadora.

De acordo com informações do portal Migalhas, Michele pode ser proibida de deixar o país e fazer novas publicações semelhantes em redes sociais como medida cautelar, enquanto o processo não é julgado.

Na denúncia, a promotora de Justiça Ana Bárbara Canedo Oliveira diz que a influenciadora induziu outras milhares de pessoas à discriminação, ao preconceito e à intolerância contra as religiões de matriz africana.

O MP-MG diz que, em caso de condenação, a pena imposta a Michele Abreu pode ser de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Al Hartford: jogador do Celtics glorifica a Deus por vitória na NBA

O Boston Celtics está classificado para as finais da Conferência Leste da NBA e o veterano pivô Al Hortford glorificou a Deus por mais uma vitória na competição. Ao longo de sua carreira, o atleta sempre falou sobre sua fé cristã toda vez que teve oportunidade.

Na última quarta-feira, o Boston Celtics venceu o jogo 5 contra o Cleveland Cavaliers, classificando-se para as finais da Conferência. Al Hortford, que atua na NBA há 17 temporadas, concedeu entrevista após o jogo e foi objetivo nas declarações à imprensa “Tenho que dar glória ao Senhor”.

“Esta noite foi uma noite especial. Tivemos a oportunidade de fechar aqui em casa e, para mim, o mais importante foi trazer energia, trazer energia para o nosso grupo”, disse o pivô, que marcou 22 pontos e 15 rebotes na partida.

A postura do jogador é sempre elogiada pelos companheiros: “Sempre que ele fala, todos ouvem, por causa de sua humildade, altruísmo e liderança, sempre buscando fazer a jogada certa”, disse o técnico do Celtics, Joe Mazzulla, no ano passado.

Fé e compromisso

Ao longo dos anos, Hortford não deixou escapar oportunidades de pregar sobre sua fé: “Todo o meu propósito na vida é agradar a Deus, garantir que estou fazendo a vontade dele e que estou vivendo minha vida nesse exemplo”, disse o atleta em 2021 ao portal da liga.

“Com base nisso, é assim que eu vivo minha vida, e então o resto de tudo vai se encaixar – seja eu sendo um jogador de basquete, sendo o melhor pai, o melhor marido, e apenas tentando ajudar quem eu puder no caminho”, acrescentou na ocasião.

Essa cosmovisão nem sempre o acompanhou, disse Hortford, lembrando que quando iniciou sua carreira, não era um crente comprometido. Depois de um encontro real com Deus, tudo mudou: “É por isso que vivo, você sabe, minha fé – minha fé em Jesus Cristo. E é pelo que ele fez em minha vida que vivo. Tem sido uma bela jornada para mim. Deus falou ao meu coração e grandes coisas resultaram disso. Você sabe, bênçãos em minha vida espiritual, mas também bênçãos em minha família e em minha carreira, de muitas maneiras diferentes”.

Agora, Al Hortford disputará na próxima terça-feira com os Celtics a final da Conferência Leste contra o vencedor do duelo entre Indiana Pacers e New York Knicks, segundo informações do portal The Christian Post.

Lipão prega esperança em Deus e desabrigados se convertem

O pastor Lipão, da Onda Dura Church, visitou um abrigo em Canoas e pregou às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Dezenas de pessoas se renderam a Jesus após a mensagem de esperança em Deus.

Lipão e sua esposa, Larissa, têm atuado na linha de frente da ajuda que a Onda Dura tem oferecido às vítimas do desastre no estado. No Instagram, o pastor compartilhou um vídeo com cenas de sua visita ao abrigo.

Em determinado momento do vídeo, dezenas de pessoas sentadas ou deitadas em colchões são mostradas ouvindo a mensagem pregada pelo pastor: “Nessa noite, eu estou para declarar a maior verdade de todas: ‘Deus te ama’. Estou aqui para declarar uma segunda coisa poderosa, se você essa noite crer em Jesus, se arrepender dos seus pecados, Ele vai te dar ânimo, esperança e Salvação, para encarar a vida de cabeça erguida. Isso é um milagre. Eu creio que Jesus essa noite pode salvar a tua vida e te dar esperança”.

Voluntários da Onda Dura participaram da visita e prestaram apoio aos novos convertidos. “Não é sobre apenas alimentar o corpo, é sobre Avivamento. Ontem vimos dezenas de pessoas se rendendo a Jesus em um abrigo aqui em Canoas no Rio Grande do Sul — Centro Olímpico”, escreveu Lipão em sua publicação no Instagram.

Os seguidores da página comentaram endossando a percepção de que a crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul é uma oportunidade para compartilhar o amor de Deus com ações que traduzam a mensagem de maneira prática: “Foi tremendo. O avivamento está acontecendo, as pessoas estão sedentas por Deus e por bíblias. Noite de arrependimento e salvação”, testemunhou uma mulher.

Ao todo, a Defesa Civil já contabiliza 154 pessoas mortas, 806 feridas e 98 desaparecidos. 618 mil estão fora de casa em 461 cidades atingidas. O impacto das enchentes afetou a rotina de mais de 2 milhões de pessoas.

Professora cristã demitida por recusar ideologia trans vence ação

Uma professora cristã demitida injustamente venceu um processo na Justiça contra a Diretoria Regional de Ensino que havia determinado sua demissão por se recusar a tratar alunos que se identificavam como trans pelo pronome oposto ao sexo biológico.

A professora Jessica Tapia receberá uma indenização de US$ 360 mil (equivalente a R$ 1,8 milhão na cotação atual) em um acordo que o Distrito Escolar Unificado de Jurupa, no sul da Califórnia, aceitou fazer.

O Distrito Escolar é um órgão equivalente às diretorias regionais de ensino que existem no Brasil, mas com o poder de definir o conteúdo ensinado nas escolas de sua área, além de poder tomar medidas administrativas, como a demissão de professores.

Jessica Tapia lecionava no Ensino Médio e foi demitida em janeiro do ano passado por se recusar a seguir as determinações escolares, que ela considerava conflitante com suas crenças religiosas.

Essas determinações envolviam a exigência aos professores que usassem os pronomes preferidos dos alunos e ocultassem dos pais a identidade de gênero escolhida pelos alunos.

Quando foi demitida, a professora contou com a ajuda do escritório Advocates for Faith & Freedom (AFF) no processo contra o Distrito Escolar. Agora, os representantes anunciaram um acordo judicial para a indenização da professora totalizando US$ 360 mil. Desse valor, US$ 285 mil ficarão com Jessica e US$ 75 mil custearão os honorários advocatícios.

No acordo, a professora concordou em não procurar mais emprego no distrito escolar, segundo informações do portal The Christian Post.

Julianne Fleischer, advogada da professora, afirmou que a vitória servirá de “lembrete de que a liberdade religiosa está protegida, independentemente da sua carreira”.

“Se as ações do distrito escolar fossem legais, nenhum professor religioso estaria qualificado para servir como professor de escola pública. A história de Jessica é de coragem fiel. Ela lutou para garantir que seu distrito escolar fosse responsabilizado e que nenhum outro professor sucumbisse a este tipo de discriminação”, acrescentou a advogada Julianne.

Abortistas pedem demissão de atleta cristão após discurso pró-vida

O jogador cristão Harrison Butker, que joga na NFL pelo Kansas City Chiefs fez um duro discurso em uma formatura universitária contra o presidente dos EUA, Joe Biden, por sua defesa do aborto. Agora, abortistas querem sua demissão e abriram um abaixo-assinado com esse objetivo.

Butker fez um discurso no sábado passado, 11 de maio, durante uma formatura e criticou abertamente o presidente Biden e pessoas que se dizem cristãs, mas apoiam a prática do aborto e outras bandeiras progressistas.

Segundo o jogador, os cristãos devem “sempre falar e agir com amor, mas nunca confundir caridade com covardia”, e por isso devem se levantar contra “um tipo de orgulho de pecado mortal” que se disseminou na sociedade.

“Não se engane. Mesmo dentro da igreja, as pessoas […] tentarão persuadi-lo a permanecer em silêncio”, alertou Butker na formatura da universidade no Kansas. Essas pessoas estão “empurrando perigosas ideologias de gênero para a juventude da América”, acrescentou.

Reação

Os ativistas LGBT e abortistas criaram um abaixo-assinado online pedindo a demissão do jogador. Mais de 128 mil assinaturas foram coletadas em apoio à tentativa de cancelamento de Butker.

A acusação é de que o atleta cristão fez comentários “discriminatórios” e “desumanizastes” que dificultam os movimentos progressistas na sociedade: “Eles criam um ambiente tóxico que dificulta os nossos esforços coletivos em prol da igualdade, diversidade e inclusão na sociedade. É inaceitável que uma figura pública deste tipo utilize a sua plataforma para promover o dano em vez da unidade”, queixaram-se os autores do abaixo-assinado.

Butker, que já venceu o SuperBowl três vezes (incluindo o mais recente), é um dos atletas de maior destaque nos últimos anos. Mesmo em meio a todo o ruído contrário, o jogador mantém o tom e destacou que a vida da mulher se completa com a maternidade:

“Alguns de vocês podem continuar a liderar carreiras de sucesso no mundo, mas atrevo-me a adivinhar que a maioria de vocês está mais entusiasmada com o seu casamento e com os filhos que trarão a este mundo. Posso dizer-lhes que a minha linda esposa Isabelle seria a primeira a dizer que a sua vida começou verdadeiramente quando começou a viver a sua vocação de esposa e de mãe”, disse ele.

O recado aos homens também foi enfático, convocando-os a cumprirem seu papel em casa e na sociedade: “Acho que precisamos de pais fortes em casa […] Penso que precisamos de homens que liderem, que deem bons exemplos, que ensinem aos jovens da nossa sociedade”.

Em resposta ao abaixo-assinado dos abortistas, a NFL desconversou sobre o pedido de demissão do atleta cristão. Segundo o The Christian Post, o vice-presidente da liga, Jonathan Beane, se limitou a dizer que a postura de Butker é pessoal: “Suas opiniões não são as da NFL como organização. A NFL é firme em nosso compromisso com a inclusão, o que só torna nossa liga mais forte”.

Homenagem a Billy Graham no Capitólio: 'Embaixador do Reino'

Uma homenagem à vida e ministério do evangelista Billy Graham foi feita pelo Congresso dos Estados Unidos, com a inauguração de uma estatueta de 2,1 metros que reproduz os traços do pregador em uma pose muito conhecida sua: segurando uma Bíblia.

A estatueta – planejada desde 2020 – foi inaugurada no Capitólio dos EUA, sede do Congresso, na última quinta-feira, 16 de maio, com a presença de lideranças evangélicas, políticos dos partidos Republicano e Democrata, e artistas cristãos.

O cantor Michael W. Smith participou da cerimônia cantando I Surrender All (“Entrego Tudo”), e o filho mais velho do evangelista, pastor Franklin Graham, também participou da homenagem: “Meu pai ficaria um pouco desconfortável com esta presença aqui porque ele gostaria que o foco estivesse naquele que Ele pregou. Ele gostaria que o foco estivesse no Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus”, declarou.

Graham agradeceu a homenagem dizendo que a família está honrada porque seu “pai terreno estará aqui neste Capitólio apontando para as gerações futuras nosso pai celestial e seu filho, o Senhor Jesus Cristo”.

Billy Graham faleceu em 2018, aos 99 anos de idade. Segundo a Associação Evangelística Billy Graham, o evangelista pregou para 215 milhões de pessoas ao longo de sua vida, em seis continentes, e também teve o privilégio de aconselhar 12 presidentes dos Estados Unidos em seu ministério.

O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson (Partido Republicano), fez um discurso em que descreveu o evangelista como “o principal embaixador do Eeino das nossas vidas”, e se disse honrado por participar de um “momento verdadeiramente histórico”.

“Há apenas quatro pessoas na história do nosso país que receberam as três maiores honrarias aqui”, disse Johnson, relembrando os falecidos presidentes Gerald Ford e Ronald Reagan e a ativista dos direitos civis Rosa Parks.

O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper (Partido Democrata), se disse orgulhoso que a representação do estado no Capitólio seja “um símbolo que representa um dos nossos tesouros mais queridos, o Rev. Billy Graham: um homem de fé, um homem da Carolina do Norte”.

“O Rev. Graham era conhecido como um ministro para milhões, o pastor para presidentes, um homem altruísta de Deus que viveu seu chamado pregando e ensinando em todo o mundo, sempre retornando para sua amada casa nas montanhas Blue Ridge da Carolina do Norte. […] Hoje, reconhecemos que ele é uma melhor representação do nosso estado”, finalizou, segundo informações do portal The Christian Post.

Franklin Graham e entidade enviam mais um avião ao RS

A entidade comandada pelo pastor Franklin Graham, Samaritan’s Purse, está enviando ao Brasil uma segunda aeronave carregada com material de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul.

Na última semana, a entidade já havia enviado um Boeing 757 carregado de donativos como sistemas de filtragem de água para uso individual, kits de higiene, luzes de recarga solar e outros itens úteis para emergências.

Agora, uma aeronave de carga DC-8 saiu dos EUA transportando lonas de abrigo e suprimentos de socorro, além de uma equipe de voluntários que atua na Resposta a Desastres da entidade missionária, e aterrissou no Rio Grande do Sul na última terça-feira.

“Por favor, continuem a orar por todos aqueles cujas vidas foram devastadas por estas inundações, uma vez que chuvas ainda mais fortes estão a caminho”, pediu o pastor Franklin Graham.

A Samaritan’s Purse também está fornecendo dez sistemas comunitários de filtragem de água, cada um com a capacidade de prover água potável para até 10 mil pessoas por dia.

De acordo informações desta quinta-feira, 16 de maio, a Defesa Civil gaúcha contabiliza 151 mortes por conta das enchentes no estado. Ao todo, são 104 desaparecidos, mais de 800 feridos e 615,3 mil pessoas desabrigadas. Desse total, 79,4 mil foram acolhidos em abrigos e outros 538,1 mil estão em casas de amigos e/ou parentes.

Polícia prende dupla gay que estuprava crianças pra transmitir HIV

Um caso estarrecedor de estupro de crianças vulneráveis veio à tona em Manaus (AM) com a prisão de uma dupla homossexual que combinavam por WhatsApp os abusos para transmissão intencional de HIV enquanto mantinham um relacionamento.

A notícia sobre a prisão da dupla, de 21 e 31 anos, respectivamente, foi divulgada pela Polícia Civil amazonense após uma investigação que constatou o compartilhamento de mensagens entre eles sobre pedofilia e a prática dos estupros.

Os prints das conversas circularam nas redes sociais, mostrando os diálogos que falavam sobre as preferências de ambos por crianças mais novas, detalhes dos estupros, questões de higiene e outras barbaridades.

De maneira franca, ambos falavam sobre a intenção de transmitir o vírus, já que os dois são portadores do HIV: “Sendo pessoas que convivem com o vírus HIV, eles intencionalmente faziam a transmissão desse vírus para crianças em situações de abuso […]. Eles falavam a sua preferência por crianças, quanto mais novas, melhor”, disse a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).

O trabalho para prender os criminosos começou há dois anos, quando chegou a Polícia recebeu uma denúncia anônima vinda de um funcionário de uma assistência técnica de celulares, que teve acesso aos diálogos e fez prints dos trechos em que os homens admitiam os estupros e a transmissão intencional do HIV.

“O denunciante teve acesso a diálogos entre dois homens que discutiam sobre os supostos estupros e também sobre serem pessoas vivendo com o HIV. Dessa forma, eles intencionalmente cometiam esses abusos com o objetivo de transmitir o vírus. […] Na época, a gente não pôde concluir a investigação, porque o celular não foi encontrado para ser apreendido. O que havia eram alguns prints que a suposta assistência técnica teria feito”, relembrou a delegada, conforme a CNN.

Em dezembro de 2023, a investigação avançou após a Polícia Federal receber a mesma denúncia. Na nova fase das investigações, a Polícia conseguiu identificar os dois homens que teriam praticado os abusos, segundo informações do Pleno.

Celulares e outros equipamentos de armazenamento de mídias foram apreendidos no momento das prisões. Os dois agora responderão na Justiça pelos crimes de estupro de vulnerável e exploração sexual na modalidade de pornografia infantil.

Oferta remissiva é prática diabólica, alerta pastor

Uma nova tendência entre igrejas neopentecostais é o estímulo aos fiéis para doarem a chamada “oferta remissiva”, uma prática que garantiria ao ofertante uma bênção material. O pastor Renato Vargens comparou essa “doutrina” à heresia das indulgências praticada pela Igreja Católica à época da Reforma Protestante.

Nas redes sociais é comum encontrar fotos e vídeos de pregadores e fiéis falando sobre a “oferta remissiva”, uma prática em igrejas neopentecostais que estimula o fiel a doar valores como “paga” pelas bênçãos, baseada em uma interpretação peculiar de textos do Antigo Testamento.

Na prática, o termo dá uma nova roupagem à conhecida teologia da prosperidade. Renato Vargens, pastor da Igreja Cristã da Aliança, comentou a ascensão dessa nova “doutrina” neopentecostal afirmando tratar-se de uma “heresia” disfarçada de promessa de bênção:

“Cresce entre os neopentecostais mais uma heresia relacionado a simonia. Nessa perspectiva, tem sido defendido por falsos crentes a doutrina da oferta remissiva, isto é, se você tem uma falência financeira, para resolver esse problema você precisa fazer oferta financeira para ser liberto”, escreveu o pastor.

Vargens afirmou que, na prática “isso são indulgências” semelhantes às vendidas pelo catolicismo: “Isso é espúrio, maligno, diabólico. Ninguém é liberto por ofertar, portanto, se lhe dizerem isso, rejeito esse falso ensino”, finalizou o pastor.

Cachê vira polêmica entre pastor Anderson Silva e Fernandinho

O pastor Anderson Silva instaurou mais uma polêmica no segmento evangélico após criticar o cachê que o cantor Fernandinho teria cobrado para cantar em uma igreja nos Estados Unidos, e afirmou que os valores transformam a adoração em “comércio”.

Sua argumentação partiu de uma crítica recorrente feita por ele às igrejas enquanto “instituições”, afirmando que falta maturidade à maioria: “A instituição evangélica não está preparada para ter uma conversa adulta sobre vários assuntos. A Noiva de Cristo amadurece triunfantemente a cada dia, a instituição evangélica ainda é uma mocinha histérica idolátrica e comerciante do sagrado!”.

A publicação feita em sua conta no Instagram resgatou uma das bandeiras de Fernandinho – a crença do artista de que o cristão não deve ouvir músicas que não sejam de adoração a Deus – para questionar a alegada prática de cobrança de alto cachê:

“A infantilidade principal dela é a tal da música secular. Nosso amado e sério irmão Fernandinho é um dos pregadores proibicionistas. Para ele, é antibíblico música não gospel, mas ele cobra absurdamente caro para entregar o que foi chamado para oferecer gratuitamente, mas ninguém está chamando isso de antibíblico e secular! ‘De graça recebestes, de graça deveis dar!’ (Mt 10,8)”, acusou Anderson Silva.

Em seguida, o pastor expôs valores: “Ministramos na mesma igreja nos EUA. Eu não cobro: recebi uma ótima oferta de $ 800 dólares (4 mil reais). Ele cobrou $ 22 mil dólares (mais de cem mil reais). Isso é música secular: vender a adoração e blasfemar contra a agenda de Jesus!”.

“Quando começaremos a conversar como adultos e servos de um propósito acima de nossos lucros pessoais? Até lá, existem comércios mais legítimos!”, afirmou.

Anderson Silva acrescentou, no carrossel, duas imagens com acusação e questionamentos sobre conduta dos artistas e a eficácia de seu trabalho: “Se a música gospel santifica, por qual motivo parte significativa dos ministros famosos do país, ou seus músicos, vivem em imoralidade sexual e avareza financeira? Se a santidade vem pela música que ouço, por qual motivo o gospel não transformou os evangélicos do Brasil?”.