A polícia do Condado de Prince George, em Maryland, informou que o pastor batista Benjamin Francis, de 59 anos, foi morto a tiros em 14 de setembro, em Bowie. O suspeito, Herbert Mason Jr., de 58 anos, foi detido no dia seguinte e formalmente acusado de homicídio em segundo grau. Segundo as autoridades, o crime ocorreu na Rockport Lane, após uma discussão entre os dois homens.
De acordo com o DC News Now, a polícia foi acionada após relatos de disparos e encontrou Francis com ferimentos fatais. A natureza da disputa não foi detalhada pelas autoridades. Mason era conhecido da família do pastor há três décadas.
Benjamin Francis era pastor ordenado da Igreja Batista Mount Calvary, em Lanham. Ele também era veterano do Exército e avô. Uma campanha no GoFundMe foi criada por sua esposa, Monica Wills, para auxiliar nos custos imediatos da família, arrecadando pouco mais de US$ 5.600 até o momento. “Ele não era apenas um marido e pai amoroso, mas também o único provedor da nossa família”, escreveu Wills. “Sua perda repentina nos deixou com o coração partido e com dificuldades para lidar com a situação emocional e financeira.”
Em declarações à imprensa, o filho do pastor, também chamado Benjamin Francis, disse que o pai era “um grande homem” que “acreditava em Jesus Cristo”. Ele relatou que os dois haviam passado tempo juntos recentemente ao buscar sua filha, lembrança que guardará para sempre. “É de partir o coração”, afirmou, acrescentando que não odeia o suspeito, mas acredita que ele deve ser responsabilizado. O filho destacou ainda que está recorrendo à oração em busca de forças para perdoar.
Em entrevista à NBC Washington, o jovem Francis ressaltou que o fato de o suspeito ser próximo da família tornou o trauma ainda mais difícil. Ele descreveu o pai como “um homem de bom coração” e com “um estilo de pregação muito direto”.
A família afirmou estar impressionada com a demonstração de apoio recebida após a morte do pastor. “Não tenho palavras suficientes”, disse o filho. “Obrigado a todos que vieram, nos trouxeram comida, nos trouxeram orações, nos trouxeram flores. É definitivamente difícil, mas estamos confiando no Senhor neste momento”.
De acordo com o portal The Christian Post, o pastor Benjamin Francis deixa esposa, seis filhos e dois netos.