O pastor Océlio Nauar, presidente da Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Pará (Comieadepa), tornou-se alvo de questionamentos após a circulação de um vídeo em redes sociais.
Nas imagens, não datadas e de origem não verificada, Nauar sugere que homens considerem a cor da pele ao escolher parceira, afirmando: “branquinha daria mais despesas, enquanto morena custaria menos”.
O trecho ganhou ampla divulgação entre os dias 8 e 10 de março de 2025. Em resposta, Nauar divulgou nota oficial na segunda-feira, 11 de março de 2025, classificando as críticas como distorção de contexto.
O pastor, pré-candidato à reeleição na Comieadepa, vinculou a declaração a “experiências de sua juventude” durante o início do ministério, há 43 anos no Pará, período em que conheceu sua atual esposa.
Na manifestação, o líder religioso declarou: “Tenho imenso respeito e gratidão por todas as mulheres” e afirmou que, ao longo da vida, ensinou “o respeito, a liberdade de expressão e, sobretudo, o temor a Deus”.
Ele atribuiu a disseminação do vídeo a pessoas “imbuídas na falta de fé”, que estariam agindo com “intuito claro de denegrir” sua imagem devido às eleições da convenção marcadas para maio de 2025.
Nauar considerou a situação “injusta” e criada para prejudicá-lo, optando por “entregar tudo nas mãos de Deus”. O texto incluiu pedido de desculpas formal a “todas as mulheres” e condenou a “malfadada conduta” dos responsáveis pela divulgação.
O líder religioso justificou a fala original como relato das dificuldades enfrentadas em sua trajetória pessoal: “Advindo de origem humilde, filho de pastor evangélico, cuja maior riqueza carregava no coração: o amor inabalável em nosso Deus”. Concluiu solicitando que os fiéis entrem “em oração para que possamos amar mais, odiar menos”.
A Comieadepa, fundada em 1997, reúne mais de 800 igrejas no estado. As eleições para presidência da convenção ocorrem a cada quatro anos. Com informações do JM Notícias.