O pastor Elias Dantas, fundador da Global Kingdom Partnership Network (GKPN), uma rede internacional de igrejas e pastores, relatou um episódio que, segundo ele, ilustra como o Evangelho tem chegado a muçulmanos no Oriente Médio. O relato foi compartilhado em vídeo publicado em seu perfil no Instagram.
De acordo com Dantas, um pastor seu amigo viajava pelo Egito quando foi sequestrado por um muçulmano identificado como salafita, corrente islâmica de perfil mais rigoroso, cujos adeptos costumam usar túnicas compridas e barbas longas:
“Um amigo meu, pastor muito conhecido, muito crente, foi sequestrado por um homem vestido como salafita no Cairo. O cara veio em uma van e sequestrou o meu amigo. E colocou um gorro na cabeça dele para não ver para onde estavam indo. Ele me contou que só sentia o carro mexendo”, disse.
Segundo o relato, após alguns minutos de trajeto, o veículo parou, o pastor foi conduzido para dentro de uma casa e teve o gorro retirado. No local, ele viu cerca de 26 pessoas, homens e mulheres vestidos como salafitas, e uma mesa preparada com pão e vinho. Em seguida, foi informado sobre o motivo do sequestro. “Olha, pastor, nos perdoe por ter que sequestrar o senhor, porque senão o senhor não viria”, teriam dito os responsáveis.
O pastor questionou o grupo sobre a razão do convite forçado. Um dos presentes respondeu que, segundo o relato de Elias, todos ali afirmavam ter tido uma experiência com Jesus. “Porque Jesus apareceu para todos nós. E nós fomos no Livro Sagrado, a Bíblia. Descobrimos que há um negócio chamado Santa Ceia, a Ceia do Senhor. E nós não entendemos nada de como praticá-la. E sabendo que o senhor é um pastor, nós decidimos sequestrá-lo, porque o senhor vai nos ensinar”, relatou Dantas, reproduzindo as palavras do grupo.
Ainda conforme o testemunho, o pastor explicou o significado da Santa Ceia e conduziu a celebração com os presentes. Dantas afirmou que o amigo considerou o momento um dos mais marcantes de sua vida. “O meu amigo disse que foi uma das coisas mais emocionantes da vida dele. Poder celebrar a Ceia do Senhor com irmãos e irmãs a quem Jesus apareceu, que ainda pareciam no seu estilo exterior como salafitas, mas o coração estava transformado em discípulos de Jesus. Deus é maravilhoso!”, declarou.
Organizações missionárias como a Uncharted Ministries e a Global Christian Relief têm divulgado relatos semelhantes, segundo os quais muçulmanos em países do Oriente Médio relatam conversões ao cristianismo após sonhos e visões em que dizem ter encontrado Jesus.