Satanás cega as pessoas para o Evangelho? John Piper explica

John Piper falou sobre as estratégias de satanás para sabotar a alegria dos cristãos, levando-o a desejar desistir da vida, durante um episódio recente de seu podcast.

Um ouvinte enviou uma elaborada questão, mencionando passagens bíblicas como 2 Coríntios 4.4 e Lucas 8.12, pontuando que satanás possui “tremendo poder físico e influência sobre o mundo material”.

“A pergunta é: ‘Por que Deus deu a satanás tamanho poder para cegar as pessoas contra a glória de Cristo e para arrancar dos corações o próprio Evangelho salvador, de modo que as pessoas fiquem sem qualquer esperança de salvação?’”, questionou o ouvinte.

O pastor iniciou sua resposta afirmando que “há motivos que explicam por que satanás tem tanta autoridade neste mundo”, e lembrou que no princípio, a Bíblia não explica por que satanás está ali, e depois apresenta indícios de que ele é um anjo caído e que houve uma rebelião no céu.

Porém, isso não é uma explicação completa para a origem dele, pontuou Piper: “É muito difícil explicar por que um ser pessoal e racional — um anjo — que foi criado perfeito, encontraria um motivo para se rebelar num universo perfeito. Isso não é fácil de explicar. Não creio que tenhamos uma explicação suficiente para isso. Esse é um mistério por enquanto”.

No entanto, mesmo que não seja possível explicar completamente por que satanás surgiu, o pastor afirmou que ele existe e esteve presente desde o início da humanidade: “Sabemos que Deus poderia ter amarrado satanás completamente no momento em que ele caiu ou em qualquer ponto da história”.

Piper avançou em seu raciocínio referindo às repreensões de Jesus contra satanás e à exposição que o Novo Testamento faz da ação diabólica no mundo: “Ver e saborear a beleza superior de Cristo é a maneira de derrotarmos o maligno”.

Cegueira espiritual

John Piper entende que a permissão para atuação de satanás no mundo é parte do plano de Deus para a redenção dos que creem em Jesus Cristo: “A chave reside no fato de que se Deus tivesse eliminado satanás de modo que o único inimigo a ser derrotado fosse a nossa própria depravação humana, faltaria parte da glória do triunfo da salvação”.

“Se não houvesse satanás para nos enganar, ainda estaríamos cegos para a glória de Deus em Cristo. Não veríamos Cristo como mais belo, mais desejável do que qualquer outra coisa. Nós não faríamos. Por que? Porque somos pessoas profundamente depravadas”, propôs o pastor.

Citando Efésios 4:17-18 (“Os gentios vivem na futilidade de suas mentes. Eles estão obscurecidos em seu entendimento, alienados da vida de Deus por causa da ignorância que há neles, devido à sua dureza de coração”), Piper disse que o diabo não é o principal problema da separação entre Deus e os homens:

“Não há nenhuma palavra sobre satanás. Ele não é nosso principal problema; nós somos o nosso principal problema. Na raiz, a cegueira é a nossa dureza de coração contra Deus, produzindo ignorância, produzindo alienação, produzindo trevas na compreensão. Não precisamos que satanás seja cego. Estamos cegos por nossa própria natureza depravada”, argumentou.

Piper acredita que o texto de 2 Coríntios 4:4 “nos mostra a dupla prisão em que estamos”: “Somos duplamente sombrios. A escuridão de nossas próprias algemas em torno de nossos pulsos e tornozelos, e a escuridão das portas trancadas de satanás”.

O pastor cita o exemplo de Pedro, que na prisão, teve as mãos libertadas, porém, teve que abrir os portões e as portas: “Existem camadas de escravidão: a escuridão das nossas próprias ilusões sobre Deus — esse é um nível de escravidão e cegueira — e depois a escuridão adicional das mentiras e enganos de satanás ao nosso redor”.

Quando um pecador se rende a Cristo, Ele recebe dupla honra: “Ele vence os enganos de satanás e vence a depravação humana. E aqui está a chave que acredito ser tão crucial para explicar por que Ele nos salva assim, em vez de destruir satanás antes. Se Ele destruísse satanás antes, seu poder seria glorificado. Mas se satanás permanece e formos capazes de derrotar os seus enganos ao ver as belezas superiores de Cristo, então não só o poder superior de Cristo será glorificado, mas também a beleza superior de Cristo será glorificada”, disse Piper no podcast.

“A natureza da cegueira da nossa depravação é que achamos outras coisas além de Cristo mais desejáveis do que Jesus, mais atraente do que Ele, mais preferível do que o próprio Cristo. Essa é a essência da nossa cegueira. Somos tão corruptos que não conseguimos ver que Cristo é uma beleza superior, um valor superior, uma grandeza superior e, portanto, uma satisfação superior a tudo o mais. Em nossa depravação, estamos cegos para tudo isso”, finalizou.

'Conversa com Bial': Priscilla deseja se desvincular de evangélicos

A cantora Priscilla mantém a postura de atrito contra os evangélicos e afirmou em uma entrevista ao Conversa com Bial que faz o que pode para se “desvincular” desse público.

No programa de Pedro Bial, na TV Globo, Priscilla afirmou que ainda é uma pessoa de fé, mas quer distância dos evangélicos: “Me esforço para me desvincular do evangélico hoje em dia. O próprio termo se associa a muita coisa que não acredito. Venho de tradição protestante e a fé continua tendo esse lugar na minha vida”.

Admitindo não ser parte de nenhuma igreja específica atualmente, disse estar frequentando cultos em igrejas que têm pastores que interpretam a Bíblia de forma coerente com o que ela pensa.

“Ser cristã é um pilar, centro, base, ser artista é quem eu sou. As duas coisas estão no meu DNA. O que mudou foi minha consciência da liberdade artística. Existem várias formas de promover a música e fazer arte”, disse a ex-cantora gospel. “Entendi que exercer essa liberdade em nada alterava a minha fé. Me tornou mais crente nas minhas convicções”, acrescentou, durante o Conversa com Bial.

Em dezembro do ano passado, a artista declarou que os evangélicos, que sustentaram sua carreira por décadas, são pessoas que “só querem encher o saco”.

Músicas de Taylor Swift em culto? Igreja faz ação para atrair jovens

Músicas de Taylor Swift substituíram os hinos cristãos em um culto realizado por uma histórica igreja na Alemanha. Mais de 1.200 pessoas participaram do evento, que teve uma faixa LGBT exibida no palco.

A iniciativa realizada pelo pastor Christof Ellsiepen tinha como objetivo levar jovens à igreja com o evento “Anti-Herói – Culto da Igreja Taylor Swift” na Igreja do Espírito Santo, um templo na cidade de Heidelberg que tem 600 anos de história.

“A Igreja do Espírito Santo sempre foi um lugar de encontro e intercâmbio. É por isso que um culto religioso de música pop se encaixa tão perfeitamente. Com isso, estamos dando espaço às dúvidas e questões que ocupam a geração mais jovem”, disse o pastor Christof Ellsiepen à emissora Deutsche Welle.

De acordo com informações do portal The Christian Post, o culto foi centrado em supostos temas cristãos que Taylor Swift insere em suas canções. A artista é conhecida como defensora do aborto e apoiadora de bandeiras do feminismo, da ideologia de gênero e de movimentos como Black Lives Matter.

Outro pastor, Vincenzo Petracca, disse não se importar com as críticas que a cantora tem recebido por seu novo álbum, “The Tortured Poets Department”, com letras consideradas anticristãs: “Teologicamente falando, ela aponta para a justiça de Deus […] Para ela, fé e ação são inseparáveis”, disse ele, acrescentando que a “fé de Swift conhece a dúvida e o conflito interno”.

A maioria das pessoas presentes no evento eram jovens e mulheres. Uma faixa com as cores da bandeira LGBT foi estendida no palco com uma frase de boas-vindas a pessoas de “todos os tamanhos, todas as [cores], todas as culturas, todos os sexos, todas as crenças, todas as religiões, todas as idades, todos os tipos, todas as pessoas”.

Petracca disse que apesar de a igreja ter sido “construída para a música litúrgica gregoriana e não para músicas de Taylor Swift”, a presença do público o comoveu: “Vi rostos radiantes – e durante a música que Taylor escreveu para sua mãe com câncer, muitos tinham lágrimas nos olhos”, disse ele, referindo-se à faixa Soon You Get Better.

No meio evangélico, Taylor Swift tem sido vista de forma negativa há anos, e o novo álbum reforçou essa má impressão por conta das letras zombando de Deus e dos cristãos. O pastor e escritor Shane Pruitt veio a público sugerir aos pais de adolescentes que reconsiderem a permissão para que seus filhos ouçam as músicas da artista:

“Definitivamente não sou o pai ou pai que tem a postura de proibir ‘música secular’. Além disso, percebo plenamente que os incrédulos agirão como incrédulos. No entanto, há uma diferença entre ser secular e ser ANTICRISTO”, resumiu Pruitt, que atua em um departamento de missões na Convenção Batista do Sul nos EUA.

Jessé Aguiar cita Neemias: ‘Estou numa obra e não posso parar’

Em junho do ano passado, Jessé Aguiar falou francamente sobre sua homossexualidade e anunciou que estava abandonando a comunhão com a igreja. No último domingo, ele compareceu a um culto e se reconciliou com a igreja onde seu tio é pastor.

O pastor Valdimar Ribeiro de Souza, conhecido como pastor Mazinho, anunciou o retorno do cantor à comunhão durante o culto da Assembleia de Deus Balneário em Goiânia (GO): “Quando nós nos levantamos em oração, tem coisas que não precisa ficar falando para ninguém que você está fazendo, porque tem coisa que só Deus sabe”.

“Jessé conversou comigo alguns dias atrás […] Fiquei conversando com Jessé lá em casa até umas 2 horas da madrugada, falando para ele daquilo que Deus chamou ele para fazer e do chamado que ele tinha. Ele resistiu um pouco, mas nós continuamos em oração”, acrescentou o pastor.

A resistência, porém, foi vencida, disse Mazinho: “Eu tenho certeza que a igreja aqui estava orando pela vida do Jessé. Eu estava orando, e muito. Tem um ano e pouco, não é?”, comentou, fazendo referência ao final de fevereiro do ano passado, quando rompeu com a música gospel.

“Jessé se afastou por decisão própria dele. Na época, fiquei muito triste, mas ele decidiu e a gente respeitou. Cada um tem a liberdade de tomar a decisão que quer. Só que a Bíblia também fala que quem já pisou no Santo dos santos não consegue viver em outro lugar”, ponderou o pastor.

Na página da igreja, o vídeo traz na legenda a referência bíblica de Lucas 15.7: “Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender”.

Em sua página, o próprio Jessé diz ter assimilado o propósito de Deus em sua vida: “Se é pra isso que nasci, agora entendi”, escreveu.

“Nasci para trazer uma mensagem ao ferido que ainda sangra, ao autônomo que anda ansioso, quem sabe, vim pra me comunicar também, com o pai, a mãe, pastor ou empresário, que tanto é cobrado, mas só precisa se sentir compreendido (…). Nasci para cumprir uma missão, e é por ela que hoje decido viver”, declarou o jovem cantor.

Na terça-feira, o cantor disse nas redes sociais que, assim como Neemias, está “numa grande obra e não posso parar”, de acordo com informações do Pleno News.

Raphinha é multado por pedir orações pelo Rio Grande do Sul

Um pedido de oração pelo Rio Grande do Sul, que continua enfrentando chuvas e a enchente que atinge grande parte do estado, se tornou motivo de punição para o jogador Rapinha, do Barcelona.

O atacante nascido no Rio Grande do Sul fez o segundo gol na vitória do Barcelona contra a Real Sociedad pelo Campeonato Espanhol na última segunda-feira, 13 de maio. Na comemoração, ele tirou a camisa e exibiu a mensagem com um pedido de oração por sua terra natal.

Durante a partida, o árbitro puniu Raphinha com o cartão amarelo, uma regra conhecida do futebol usada quando um jogador tira a camisa do time. Já o Comitê de Disciplina da Federação Espanhola decidiu multa-lo em € 601 (R$ 3,3 mil) pelo gesto, enquanto o time foi multado em € 350 (R$ 1,9 mil).

De acordo com informações do portal GE, a multa foi aplicada com o valor mínimo previsto no texto do artigo 96 do Código Disciplinar espanhol: “O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e exiba qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será sancionado, como autor de infração grave, com multa até 3.000 euros e repreensão, sendo esta registrada pelo árbitro no relatório de arbitragem”, prevê o artigo.

Um gesto semelhante, feito pelo atacante Rodrygo do Real Madrid, não resultou em multa porque a competição era diferente. Na ocasião, o atleta formado pelo Santos F.C. também pediu orações pelo estado do sul brasileiro com uma mensagem idêntica em uma camiseta que usava por baixo do uniforme.

Na ocasião, porém, Rodrygo não marcou um gol, mas levantou a camisa do time para cobrir o rosto lamentando a defesa do goleiro adversário.

Tornado destrói igreja durante culto e pastor testemunha milagre

Um pastor louvou a Deus pelo milagre vivido durante um tornado com ventos de até 180 km/h destruiu o telhado da igreja enquanto cerca de 100 fiéis participavam do culto na na noite do último sábado. Todos sobreviveram sem ferimentos significativos.

“Pessoal, só quero que saibam que ontem à noite testemunhei o que diria ser um milagre”, disse o pastor Ken Barner, do Ministério Crossroads na cidade de Finleyville, Pensilvânia (EUA).

Ele gravou um pequeno vídeo no domingo, direcionado aos membros da congregação, e demonstrou ainda estar impactado com tudo que ocorreu: “Nunca pensei que iríamos até vocês nessas circunstâncias. Como a maioria de vocês já sabe, nossa igreja foi atingida por um tornado na noite passada”.

A esposa de Barner, Rhonda, estava liderando o momento de louvor quando o tornado “subiu a colina” e sacudiu a igreja com os fiéis dentro, destruindo o telhado: “Estávamos tendo culto no sábado à noite. Minha esposa estava lá cantando e liderando adoração ao Senhor, e estávamos cantando louvores ao Todo-Poderoso, ao Rei dos Reis e ao Senhor dos Senhores”.

“Havia 75 a 100 pessoas aqui na última noite, havia bebês lá para serem apresentados. Tivemos várias famílias novas que nunca tinham estado na igreja antes, e Deus estava conosco”, testemunhou o pastor.

Barner descreveu o momento em que o tornado atingiu a lateral da igreja, onde ficam os banheiros e escritórios: “O tornado subiu a colina por volta das 18h14, bateu e arrancou o telhado daquele prédio e o mandou para a floresta. Só tenho que lhe dizer que Deus estava conosco. O campanário foi derrubado. Os carros foram danificados. Ninguém ficou ferido. Há alguns cortes, hematomas e inchaços, como você pode imaginar, mas pelo que sabemos, ninguém precisou ser hospitalizado e estamos muito gratos por isso”.

O pastor Barner disse que todas as atividades da igreja foram canceladas esta semana e que estão atualmente a trabalhar para encontrar um novo local para cultuar enquanto reparam o templo: “Pessoal, só quero que saibam que estamos firmes nas promessas de Deus neste momento. Este é um momento muito importante para a nossa igreja e sei que vamos superar isso”, disse.

“Este é apenas um prédio, pessoal. Agradeço a Deus por isso. As pessoas que vieram antes de nós fizeram um bom trabalho ao nos entregar o que podiam fazer, e temos feito o nosso melhor para cuidar disso e realmente usá-lo para a honra e glória de Deus, mas pessoal, isso é apenas um prédio aqui, e eu sei que Deus está realmente nos usando como Sua igreja. Quero que você saiba que no próximo fim de semana nos encontraremos em algum lugar”, concluiu o pastor ao final do vídeo, segundo informações do portal The Christian Post.

Pastor diz que tentou ressuscitar esposa após suicídio

O drama familiar vivido pelo pastor John-Paul Miller, que perdeu a esposa após ela cometer suicídio, parece tê-lo abalado de maneira profunda, uma vez que todas as suas declarações a respeito do caso estão sendo repercutidas. No culto memorial, ele expôs seu desespero ao dizer que tentou ressuscita-la através da oração, sem sucesso.

Durante o culto memorial, Miller compartilhou com a congregação sua admiração pela esposa e afirmou que havia tentado faze-la voltar à vida quando foi reconhecer o corpo. A declaração foi recebida com espanto, já que sua esposa, Mica Miller, tirou a própria vida com um tiro na cabeça aproximadamente 10 dias antes da cerimônia.

“Como cristãos, é claro que sabemos que ela não está aqui. [Ela está] no céu, adorando e aproveitando, e provavelmente ainda não teve [sic] tempo de olhar para cá”, disse Miller durante o culto, que foi transmitido pelo canal da igreja no YouTube.

Em seguida, ele fez a declaração considerada perturbadora, de acordo com o portal The Christian Post: “Estive com o corpo cerca de quatro vezes esta semana e em todas as vezes ainda não assimilei [que ela havia partido]. Achava que ela fosse acordar. Eu até tentei ressuscitá-la dos mortos uma vez esta semana”.

Em luto, o pastor deu sinais de esgotamento mental ao dizer que chegou a pensar que sua esposa tivesse ressuscitado quando viu sua cunhada, devido à semelhança física entre elas: “Fui ao shopping… ela [Mica] tinha me comprado essa coleira [de cachorro]. A corrente quebrou, então fui ao shopping consertar. E eu vi uma mulher cerca de 6 a 9 metros à minha frente. E ela estava usando um dos vestidos de Mica, e ela tem a mesma tatuagem que Mica tem no braço e exatamente o mesmo cabelo, e por instinto, eu gritei ‘Mica!’. A garota se virou; era uma de suas irmãs. E pensei que a tinha ressuscitado dos mortos. ‘Ela está viva’, pensei. Mas mal posso esperar para vê-la um dia”.

Acusações

O pastor Charles Randall, mentor ministerial e conselheiro de Miller, anunciou recentemente aos membros da igreja Solid Rock que o pastor enlutado havia sido dispensado de todos os deveres ministeriais “para um tempo de cura, conselho e orientação, de acordo com nosso instrumento de governo”.

Em entrevista, o pastor Randall disse que não planeja remover Miller permanentemente do púlpito porque Deus não lhe disse para fazer isso. A declaração contrasta com as acusações que vêm sendo feitas contra o pastor viúvo, que o descrevem como um líder abusivo e manipulador, além de questionamentos sobre sua conduta na vida pessoal.

Em uma declaração de 2017, a primeira esposa de Miller, Alison (que é mãe de seus cinco filhos), acusou-o de praticar atos sexuais com menores de 16 anos e de ser viciado em prostitutas. Ela também alegou que Miller teve um caso com Mica em 2015, enquanto ela trabalhava como babá e era casada com seu então melhor amigo Jeremy Deas.

“Nosso casamento e a carreira de meu marido não eram nada estáveis na época, porque na época em que o caso de meu marido foi descoberto, ele já havia admitido para mim e para nossa congregação que era viciado em prostituição”, escreveu Alison em um depoimento relacionado à cobrança de pensão alimentícia.

“Ele também confessou a mim e a outros membros da equipe da igreja que teve encontros sexuais com jovens mulheres da igreja, que tinham menos de dezesseis anos”, acrescentou ela.

Em vez de remover Miller do cargo de líder, Alison afirmou que os oficiais da igreja exigiram que ele recebesse aconselhamento para seu vício em sexo, mas ele se recusou e isso fez com que “a maioria da nossa igreja” abandonasse a congregação.

Vida conturbada

Miller reconheceu anteriormente o caso com Mica e declarou que foi forçado a recomeçar em sua igreja, mas não havia dado os detalhes alegados pela ex-mulher.

Em outra publicação no Facebook feita por Kyler Marlowe, uma mulher alegou que foi estuprada pelo pastor Miller em 1998, no gabinete de seu pai na igreja que ele dirige atualmente, quando ela tinha apenas 15 anos.

Ela disse que quando finalmente se encontrou com ele em Myrtle Beach novamente e o confrontou sobre o suposto estupro, ele alegou que não se lembrava do encontro da mesma forma: “Tivemos uma boa conversa e ele se desculpou por algumas coisas bem podres, mas disse que não se lembrava daquela situação específica da mesma forma que eu, alegando que nunca teria sido agressivo e me forçado a fazer sexo com ele. Fiquei lá chorando, com raiva porque ele estava me atribuindo isso… rindo de mim o tempo todo e você podia sentir a energia negativa nele e a aura sombria”, descreveu Kyler.

Poucos meses antes de Mica Miller pedir o divórcio na Justiça, Kyler disse tê-lo visto e sido abordada por ele de maneira inadequada: “No verão passado eu o vi novamente. Eu até tinha um amigo comigo. Ele não hesitou em agarrar imediatamente meu quadril e tentar me acariciar”, disse ela.

“Eu ainda dei desculpas para ele! Discutimos sobre seu comportamento, e ele até usou as Escrituras contra mim, dizendo que ‘nenhum homem está isento de pecado e tentação, Deus entende isso, é a Palavra dele’”, acrescentou ela, afirmando ter recebido fotos e vídeos dele nu e ouvido a confissão de que era viciado em pornografia.

“Ele até fez uma postagem no Facebook sobre pornografia e a Bíblia, e como uma esposa submissa e alinhada com Cristo entenderia e apoiaria seu marido em suas lutas mundanas”, alegou ainda Kyler.

Mais revelações

Uma das mais recentes acusações contra o pastor envolve a confissão dele de ter colocado, nas redes sociais, uma foto de sua esposa nua. A ação teria sido uma retaliação pela decisão dela de tentar divorciar-se dele.

“Sinto muito por colocar uma foto sua na internet”, disse ele em um e-mail de desculpas. “Durou menos de uma hora e foi imediatamente retirado. Fiquei magoado porque você está contando a todos detalhes íntimos horríveis do meu pecado passado, e eu só queria tentar machucar você. Por favor me perdoe. Foi mal da minha parte fazer isso”, acrescentou Miller na mensagem enviada a Mica.

Os registros judiciais citados pelo The New York Post mostram que Mica Miller pediu o divórcio do marido em outubro de 2023, mas os motivos não foram declarados. O caso acabou sendo arquivado em fevereiro, mas alguns dias depois o pastor Miller entrou com um pedido de “Apoio e Manutenção Separados” em busca de apoio financeiro. Mica Miller solicitaria apoio semelhante em abril.

Uma audiência foi marcada para 5 de junho. Em 27 de abril, dois dias depois de entregar a Miller os papéis do divórcio, Mica Miller foi encontrada morta devido a um tiro autoinfligido na cabeça no parque Lumber River, em Orrum, Carolina do Norte.

Miller afirmou que logo depois que ele e Mica se casaram em 2017, ela foi diagnosticada com “transtorno bipolar II, esquizofrenia e personalidade dependente”. Desde então, diz ele, eles vinham tentando controlar sua doença mental com lítio e um apoio significativo. Contanto que ela tomasse a medicação, disse o pastor, sua esposa ficaria bem.

Mica, porém, teve altos e baixos com a medicação porque se sentia ganhando peso e com efeitos colaterais sobre a fala. No início deste ano, a esposa de um amigo pastor ofereceu-se para orar por ela, e dizia crer que a doença mental de Mica Miller iria embora. Esse incidente, disse Miller, impressionou Mica a ponto de ela acreditar que não precisava mais da medicação.

Psicose

Um vídeo antigo, publicado no Facebook por uma pessoa chamada Ty Longerbeam, mostra que ele próprio também enfrentava problemas de saúde mental e a troca de sua medicação causou efeitos colaterais.

No vídeo, Miller aparece caído do lado de fora de seu carro com sinais de psicose induzida por drogas medicamentosas. Ele explica para uma pessoa que está filmando que sua medicação foi trocada e ele sentia como se formigas estivessem rastejando sobre ele, embora nenhuma formiga aparecesse no vídeo.

Diante da cena, vizinhos oferecem-lhe água e tentam confortá-lo enquanto gentilmente tentam descobrir a melhor maneira de ajudá-lo. Perguntado se queria que sua mãe fosse chamado, o pastor responde: “Não quero minha mãe” porque ela tentaria dar mais remédios a ele, e “é isso que acontece”.

“Não consigo comer, não consigo dormir, não consigo fazer nada”, desabafou o pastor na ocasião.

Mãe de pet não existe, diz pastor; Seguidoras reagiram enfurecidas

No último domingo, 12 de maio, comemorou-se o Dia das Mães e uma reflexão do pastor Renato Vargens sobre o tema gerou irritação em seguidores por conta da afirmação que criadores de animais de estimação (ou pet, como se convencionou chama-los) não são pais de verdade.

Renato Vargens, pastor e escritor, usou as redes sociais no Dia das Mães para ponderar que a maternidade é um assunto que foi distorcido pela cultura atual. Em sua publicação no Instagram, ele afirmou que “essa geração encontra-se adoecida” já que há “mulheres comemorando o dia das mães por se acharem mães de cachorros e gatos”.

Algumas seguidoras se revoltaram, argumentando que a declaração do pastor era antipática: “Amado, tenho 46 anos e nunca casei e nem tenho filhos biológicos. Meus gatinhos são a minha única companhia depois de cristo. Vocês esquecem de ter empatia e que Deus criou os animais e lembrou deles no dilúvio. Desnecessário esse post. Quem quer ter filhos no fim dos tempos? Ai das grávidas”, protestou uma seguidora.

Renato Vargens voltou ao assunto em outra publicação revelando que algumas seguidoras se incomodaram a ponto de enviarem mensagens privadas a ele: “Escrevi que não existem mães de PET. Algumas pessoas ficaram indignadas com a minha afirmação. Uma delas me escreveu em PVT dizendo: ‘Pastor Renato, me perdoe mas prefiro deixar de seguir o senhor. Pastor, me desculpe mas eu prefiro minha cachorrinha do que o ser humano. É um hobby pra mim fazer festinha de aniversário e comprar brinquedos para ela… com lágrimas digo ao senhor, sou mãe de pet porque estou obedecendo a Deus’”.

Em seguida, o pastor reiterou sua constatação: “Essa sociedade adoeceu, inverteu valores, perdeu-se em conceitos errados, abraçou o paganismo. Quanto a mim seguirei firme defendendo que não existe mãe de pet. Afirmar que uma mulher não pode ser mãe de pet, não é falta de amor, e sim bom senso”.

“Essa geração mimada quer reescrever o conceito de maternidade e para tanto, estão usando até mesmo o nome de Deus. Quanto a mim não me dobrarei a essa agenda relativista que considera animais como filhos, demonstrando com isso que desconhece a Bíblia, bem como valores básicos da teologia. As que se consideram mães de pet precisam de ajuda psicológica e em alguns casos psiquiátrica”, acrescentou.

Pastor irrita seguidoras ao afirmar que não existe ‘mãe de pet’: ‘Geração mimada’
Capturas de tela dos comentários na publicação do pastor Renato Vargens

Enchentes no Rio Grande do Sul ensinaram 5 lições, diz pastor

O pastor Rodrigo Mocellin pontuou 5 lições aprendidas pelos brasileiros diante da catástrofe das enchentes do Rio Grande do Sul, e aproveitou para contrastar a postura de segmentos da sociedade em momentos de dificuldade.

Pastor e youtuber, Mocellin é um dos líderes evangélicos mais contundentes em seus posicionamentos de oposição à esquerda. Em seu vídeo, ele afirmou que o momento é de aprendizado para toda a nação brasileira:

“Com as enchentes do Rio Grande do Sul, o brasileiro aprendeu: o Estado não é vai resolver o nosso problema. Esse Estado gigantesco não é o nosso salvador. Ele é o nosso inimigo”, pontuou.

A segunda lição envolve o direito à autodefesa, pauta que a esquerda se esforça em combater: “Com as enchentes no sul, o brasileiro aprendeu que mesmo que a Polícia fosse perfeita ela não pode nos defender. Cada homem honrado e armado deve defender a sua própria casa. Afinal, se você não for macho o bastante para defender sua família, você nem mesmo merece tê-la”.

“Com a tragédia no Rio Grande do Sul, o brasileiro aprendeu que durante a enchente não tem feminista, não tem ativistas gays lutando por direitos iguais. Mas quando as águas baixarem, depois que os ‘machos brancos escrotos’ limparem tudo, essa multidão de demônios vai sair do abismo exigindo igualdade”, acrescentou.

Para Mocellin, a quarta lição envolve uma das deturpações de valores mais abraçadas da sociedade atual: “Com as enchentes no Rio Grande do Sul, o brasileiro aprendeu que a salvação de um cavalo provoca mais comoção do que o resgate de pessoas, do que o sofrimento de crianças violentadas em abrigos”.

Ao final, o pastor apontou a lição mais óbvia dessa tragédia: “Com a enchente no Rio Grande do Sul o brasileiro aprendeu que não somos nada, que tudo pode ser perdido num estalar de dedos. Com a enchente, eu espero que o brasileiro aprenda que o único que pode nos livrar de nossos problemas e misérias é Deus”.

Mongólia Interior poderá imprimir Bíblia após tradução para idioma

Um povo que vive na China em uma região autônoma e fala um idioma minoritário agora terá acesso à Bíblia Sagrada. Após muitos anos tentando autorização, a Sociedade Bíblica recebeu sinal verdade das autoridades para imprimir as Escrituras localmente.

A Sociedade Bíblica do Reino Unido informou que recebeu permissão para imprimir a Bíblia na região autônoma da Mongólia Interior, uma região fronteiriça com a Mongólia do Norte e que fala o idioma mongol.

Ao longo de 18 anos, a Sociedade Bíblica se dedicou à tradução e buscou autorização para conseguir realizar a impressão no local, o que facilita a distribuição dos exemplares da Bíblia. A tradução para o mongol havia sido concluída ao final de 2021: “É uma resposta maravilhosa à oração. Obrigado pelo apoio em oração e, claro, louvado seja o Senhor”, comemorou a entidade em um comunicado.

Os exemplares da Bíblia já podem começar a ser impressos e distribuídos na Região Autônoma da Mongólia Interior. A Sociedade Bíblica do Reino Unido comemora ainda o fato de manter boas relações com as autoridades chinesas: “Construímos e mantivemos cuidadosamente essa confiança ao longo de muitos anos, inclusive estando envolvidos na criação da maior gráfica bíblica do mundo em Nanjing, no leste da China”.

Liu Zhanrong, da Equipe de Tradução da Bíblia da Mongólia Interior, relatou: “Agradecemos as orações dos apoiadores da Sociedade Bíblica nos últimos 18 anos”.

Ao todo, 4,2 milhões de mongóis interiores poderão ter acesso às Escrituras em seu próprio idioma: “Ao longo da história, os mongóis adoraram predominantemente ídolos, realizaram rituais para afastar os maus espíritos, queimaram incenso, adoraram montanhas, rios e ancestrais”, explicou Liu.

“Devido à intervenção de Deus e à propagação do Evangelho, a maioria dos crentes foi liberta de tais práticas supersticiosas. No entanto, ainda existe uma grande parcela de mongóis que ainda não conheceram a Deus. Através da Palavra de Deus eles podem ser salvos, pois a verdade é encontrada na Bíblia”, acrescentou a tradutora.

Autorização surpreendente

A aprovação das autoridades chinesas aconteceu em meio à constante perseguição religiosa do Partido Comunista Chinês (PCC) no país.

Em março deste ano, dez cristãos foram presos em Hohhot, capital da Mongólia Interior, sob acusação de venda ilegal de Bíblias, conforme relatado pela entidade Bitter Winter. Os exemplares da Bíblia haviam sido impressos legalmente Nanjing, com autorização do governo.