Wagner Moura processa Silas Malafaia por suposta difamação

O ator Wagner Moura apresentou uma queixa-crime contra o pastor Silas Malafaia na Justiça do Rio de Janeiro, sob acusação de difamação e injúria. O processo, que corre em segredo de Justiça e já foi recebido pelo Judiciário, tem como base publicações feitas pelo líder religioso na rede social X em janeiro deste ano. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo e confirmadas pelo Estadão.

De acordo com a ação, Malafaia teria ultrapassado os limites da liberdade de expressão ao chamar o ator de “cretino” e “esquerdista de araque”. Em uma das postagens citadas, o pastor escreveu:

“Para esse artista cretino, governo bom é dar aumento de 18 reais para professores e 18 bilhões para o que eles chamam de cultura”. Em outra, criticou “esquerdopatas defendendo artista que mama grana dos contribuintes para fazer propaganda de governo corrupto”.

A defesa de Wagner Moura sustenta que as declarações configuram “ofensas injuriosas e difamatórias, com o nítido intuito de macular” a honra do ator. O documento menciona ainda condenações e processos anteriores envolvendo Malafaia, apontando um suposto padrão de “ataques pessoais que ultrapassam os limites do debate público legítimo”.

Resposta do Pastor e Repercussão

Procurado pela imprensa, Silas Malafaia negou ter cometido qualquer crime e classificou a ação como “piada” e um ato de “intolerância”. Ele afirmou que não havia sido notificado oficialmente sobre o processo até o momento das declarações e questionou o motivo de ter sido escolhido como alvo, já que “milhares de memes contra ele [Wagner Moura] circulam, até com palavrões”.

Para o líder religioso, a motivação seria política e religiosa. “É preconceito religioso ou porque eu tenho influência? Eles querem me calar a todo custo”, declarou, afirmando que não pretende recuar.

O episódio ocorreu após a participação de Wagner Moura no Oscar de 2026, quando o ator tornou-se o primeiro brasileiro a disputar a categoria principal de melhor ator por seu trabalho em “O Agente Secreto”. O longa concorreu em quatro categorias, mas não venceu em nenhuma. Com: Exibir Gospel.

Flávio Bolsonaro pede que EUA não tarife o Brasil: “Respeito”

O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), divulgou nesta terça-feira (2) o teor de uma carta enviada ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. No documento, o parlamentar solicita ao governo norte-americano que se abstenha de impor tarifas comerciais ao Brasil.

A manifestação ocorre um dia após o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos divulgar uma proposta de 73 páginas, no âmbito de uma investigação fundamentada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974.

O órgão norte-americano alega que práticas adotadas pelo governo brasileiro seriam “irrazoáveis” e prejudicariam o comércio dos EUA.

Carta Cita Deterioração Econômica do Brasil e Agradece Designação de Facções como Terroristas

No documento, escrito em inglês, Flávio Bolsonaro afirma que o Brasil atravessa um cenário de deterioração fiscal e econômica. Ele menciona o crescimento da dívida pública, o aumento da inadimplência de famílias e empresas, e argumenta que eventuais barreiras comerciais tenderiam a agravar ainda mais a situação econômica do país.

O senador também agradece a decisão dos EUA de incluir o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) na lista de organizações terroristas, classificando a medida como um “passo decisivo” para proteger cidadãos de todo o hemisfério. “A esmagadora maioria do povo brasileiro celebrou essa medida, ainda que ela não tenha agradado ao nosso governo atual”, escreveu.

Flávio reforça o pedido para que Washington não adote novas tarifas e afirma estar confiante na sua eleição para a Presidência em outubro.

Caso confirmada a vitória, ele se coloca à disposição para negociar um amplo acordo de comércio e investimentos entre os dois países, “construído sobre os princípios dos mercados livres, do respeito mútuo e da aliança estratégica”. O senador encerra a carta com votos de que Deus abençoe os Estados Unidos e o Brasil. Com: Oeste.

Polícia estoura fábrica canetas emagrecedoras falsas em SP

A Polícia Militar de São Paulo descobriu um laboratório clandestino de manipulação de canetas emagrecedoras na Vila Prudente, zona leste da capital paulista, durante a madrugada de segunda-feira, 1º de junho.

No imóvel, os policiais encontraram mais de 700 ampolas de um princípio ativo utilizado em medicamentos para perda de peso, além de 180 caixas com identificação semelhante à de produtos comercializados legalmente no mercado. Também foram apreendidos rótulos, embalagens, equipamentos de manipulação e aparelhos celulares supostamente utilizados na operação do esquema.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que a equipe chegou ao local após notar o portão da residência aberto durante um patrulhamento de rotina. Inicialmente, os agentes suspeitaram que um furto estivesse em andamento.

Ao entrarem na casa, os policiais abordaram um homem de 25 anos que, segundo os agentes, demonstrou nervosismo e apresentou versões contraditórias sobre as atividades realizadas no imóvel. Durante a vistoria, foi localizada a estrutura usada para a manipulação clandestina de medicamentos.

De acordo com os policiais, o homem afirmou trabalhar como segurança da residência e declarou não conhecer os responsáveis pela fabricação e manipulação dos produtos encontrados no local.

O suspeito foi preso em flagrante. A ocorrência foi registrada como falsificação e adulteração de produtos terapêuticos e medicinais, de acordo com a revista Oeste.

Nos últimos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e forças de segurança intensificaram ações de combate ao mercado irregular de medicamentos voltados ao emagrecimento.

Em abril, a Anvisa proibiu a comercialização de diferentes marcas de canetas emagrecedoras sem registro sanitário e alertou que produtos clandestinos podem não oferecer garantias de qualidade nem ter composição conhecida.

A agência também participou da Operação Heavy Pen, conduzida pela Polícia Federal em 12 estados, com o objetivo de combater a venda irregular de substâncias utilizadas na fabricação de medicamentos para obesidade.

Feliciano diz acreditar em extraterrestres e dá explicação bíblica

Assine o Canal

O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) afirmou acreditar na existência de extraterrestres durante sua participação no podcast “Eu Acredito”, veiculado no YouTube. De acordo com o parlamentar, sua definição de extraterrestre inclui “qualquer ser que não seja da Terra”, o que abrangeria anjos, demônios, o próprio Deus e Jesus Cristo, por não terem origem terrestre.

Feliciano, no entanto, fez uma distinção entre a existência de vida em outros planetas e a realidade espiritual descrita nas Escrituras. “Se eu acredito em vida em outro planeta, se eu acredito que exista uma outra terra habitada, não, eu fico com aquilo que está escrito”, declarou.

Referências Bíblicas e Ufologia

O deputado citou a visão do profeta Ezequiel como exemplo de relato que, em sua interpretação, poderia se assemelhar a descrições modernas de objetos voadores não identificados.

“Ele vai dizer que tinha uma roda que girava, uma roda grande que girava, e ele vê uma roda menor dentro da maior. Se você pegar esse disco aqui e botar um outro menor aqui, você vai ter a visão de um disco voador”, afirmou.

Feliciano também mencionou passagens do Êxodo (a nuvem que guiava os israelitas no deserto) e dos Salmos (os “carros” de Deus), sugerindo que tais elementos poderiam ter contribuído para o interesse da ufologia pelos textos bíblicos.

“A linguagem dos homens do Velho Testamento ao verem objetos como esse que voavam sem identificação dão margem para a ufologia moderna acreditar que de fato os nossos velhos ancestrais bíblicos tiveram contato com extraterrestres”, concluiu.

Ele ressaltou, no entanto, que Ezequiel não identificou o objeto como um OVNI, mas que “tudo aquilo que voa e não é identificado é um OVNI”. As declarações repercutiram nas redes sociais e geraram debates entre apoiadores e críticos do parlamentar.

‘Oceano de Amor’: Cassiane e Jairinho celebram 30 anos de união

Assine o Canal

Os cantores gospel Cassiane e Jairinho Manhães escolheram o mês dos namorados para lançar um projeto musical em comemoração aos 30 anos de casamento. Intitulado “Oceano de Amor”, o EP foi disponibilizado no dia 2 de junho e reúne cinco canções inéditas inspiradas na trajetória pessoal, familiar e ministerial construída pelo casal ao longo de três décadas.

Segundo os artistas, as músicas foram compostas a partir das experiências vividas durante o casamento e da convicção de que relacionamentos fortalecidos pela fé podem atravessar diferentes fases da vida.

“‘Oceano de Amor’ nasce da nossa história, da nossa caminhada, das memórias que construímos juntos e daquilo que ainda acreditamos sobre amar, permanecer e viver o propósito a dois”, escreveram em uma publicação nas redes sociais.

Ao apresentar o projeto, Cassiane e Jairinho afirmaram que cada faixa retrata momentos importantes da jornada que construíram juntos. O casal também relembrou o início do relacionamento e destacou a importância da fé em sua trajetória.

“Nem todo oceano começa gigante. O nosso começou com dois jovens, uma promessa e muito Deus no meio”, declararam.

Na mesma mensagem, os artistas mencionaram os desafios enfrentados ao longo dos anos e o processo de construção da família. “Passamos pelos processos. Construímos uma família. Choramos juntos. Adoramos juntos. E cada capítulo que vivemos, Deus já estava escrevendo antes da gente entender”, afirmaram.

Com uma trajetória consolidada na música cristã brasileira, Cassiane e Jairinho informaram que o projeto foi desenvolvido com foco em casais e famílias. Segundo eles, a produção envolveu um período de oração, planejamento e dedicação.

“Foi um projeto que nasceu no coração de Deus para tocar famílias, fortalecer relacionamentos e levar amor para dentro do seu lar”, destacaram.

Além do lançamento do EP, o casal anunciou o início do projeto “Telegrama de Amor”, uma ação voltada à participação do público. A iniciativa será realizada em conjunto com a divulgação do novo trabalho e prevê a seleção das melhores mensagens enviadas pelos participantes.

Nas próximas semanas, os artistas também pretendem divulgar materiais relacionados ao projeto, incluindo bastidores de gravações, videoclipes e conteúdos exclusivos produzidos durante o desenvolvimento de “Oceano de Amor”.

Estudo revela que a oração pode reduzir dor e ansiedade

Um ensaio clínico randomizado conduzido por pesquisadores do Departamento de Medicina Familiar e Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, indicou que pacientes adultos que receberam oração presencial durante cinco minutos apresentaram redução significativa nos níveis de dor e ansiedade.

Os resultados, publicados no periódico The Annals of Family Medicine, foram superiores aos observados em um grupo que ouviu música pelo mesmo período — tanto em intensidade imediata quanto em duração dos efeitos.

O estudo concentrou-se na chamada oração intercessória proximal (PIP), definida como uma prática cara a cara, direcionada especificamente ao bem-estar de outra pessoa. A oração é a prática de medicina complementar mais adotada nos Estados Unidos, utilizada por 43% da população, segundo os pesquisadores.

Metodologia e Resultados da Pesquisa

A equipe recrutou 180 pacientes adultos que aguardavam em uma sala de espera de um consultório de medicina familiar e que haviam relatado sentir dor moderada a intensa, ansiedade ou ambos.

Após as consultas de rotina, eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um recebeu cinco minutos de oração cristã presencial conduzida por um voluntário treinado; o outro ouviu cinco minutos de música.

Os pesquisadores mediram os níveis de dor e ansiedade imediatamente após a intervenção, duas semanas depois e novamente após seis semanas. Embora ambos os grupos tenham apresentado melhora, os participantes que receberam oração relataram alívio significativamente maior.

Para a ansiedade, os benefícios da oração permaneceram estatisticamente relevantes em todos os três momentos de acompanhamento. “Esperávamos que os pacientes que acreditavam que a oração funcionaria se beneficiassem mais, mas não foi isso que constatamos”, afirmou a médica Katherine Jacobson, coautora do estudo.

Limitações e Implicações para a Prática Clínica

Os pesquisadores reconheceram que a interação humana direta, o contato visual e a leve imposição das mãos — práticas que acompanharam a oração — podem ter influenciado os resultados, já que esse tipo de toque é amplamente reconhecido por ajudar a reduzir a dor. Por isso, sugerem que estudos futuros incluam um grupo de controle com contato interpessoal, mas sem oração.

Para a prática clínica, Jacobson destacou que o estudo reforça a importância de os médicos perguntarem aos pacientes sobre suas preferências em relação a cuidados espirituais como parte de um atendimento integral.

“Considerar a integração de voluntários cristãos treinados em oração em ambientes ambulatoriais para aqueles que tiverem interesse”, disse ela.

Os autores concluem que a oração intercessória proximal pode funcionar como um complemento de baixo custo, não farmacológico e potencialmente eficaz ao tratamento médico padrão. Jesse Bradley, pastor da Grace Community Church em Washington, que não participou do estudo, afirmou à Fox News Digital: “A oração é poderosa e benéfica em muitos níveis. A oração diária foi essencial no meu processo de cura”. Com: Guiame.

Visões de Jesus levam muçulmanos ao Evangelho mundo afora

Em meio aos conflitos e crises que afetam diversas regiões do Oriente Médio, líderes cristãos envolvidos em missões entre populações muçulmanas afirmam observar um aumento no interesse pelo cristianismo. Segundo eles, guerras, deslocamentos forçados e dificuldades sociais têm levado algumas pessoas a questionar suas crenças religiosas e buscar respostas espirituais em Jesus Cristo.

O pastor Georges Houssney, fundador da Horizons International, atua há mais de cinco décadas em trabalhos missionários voltados para comunidades muçulmanas, especialmente entre os curdos. Em 1973, ele participou da tradução da Bíblia para o idioma curdo, iniciativa que permitiu a ampliação do acesso às Escrituras para milhares de pessoas.

Atualmente, cerca de 40 milhões de curdos vivem em diferentes países, e Houssney afirma que há um crescente interesse pelo cristianismo em diversas comunidades. “Sempre que há uma guerra, há um grande movimento em direção a Cristo”, declarou.

“As pessoas se desiludem com o mundo e com a religião que causa guerras. Khamenei no Irã e Bin Laden, esses dois fizeram uma enorme diferença para o evangelho porque deram falsas esperanças. Há aqueles que perguntam: ‘Por que estamos seguindo esta religião de destruição, morte e assassinato?’ E então eles estão migrando para o Reino através de Jesus Cristo”, acrescentou, na declaração à CBN News.

O pastor também apontou a guerra civil na Síria e a crise migratória iniciada em 2011 como um momento marcante para o crescimento do trabalho missionário. Segundo ele, milhões de sírios buscaram refúgio em países vizinhos, incluindo o Líbano, onde organizações cristãs passaram a oferecer assistência humanitária.

“Eles estavam andando pelas ruas. Não tinham emprego. Não tinham dinheiro”, recordou. “Então começaram a vir aos nossos centros. Tínhamos equipes que iam às ruas para encontrar essas pessoas. Montávamos uma mesa com as Escrituras, e eles perguntavam: ‘O que é isso?’ Nós os recebíamos e os levávamos para o centro. Começamos com 20 pessoas, e agora milhares vieram a Cristo”.

Houssney afirmou ainda que diversos convertidos relatam experiências espirituais envolvendo sonhos e visões. Entre eles está o pastor Nihad, diretor de um ministério voltado ao povo curdo, que afirma ter encontrado a fé cristã durante um período de prisão na Síria.

Segundo seu relato, ele estava detido por razões políticas em uma cela pequena e enfrentava dores intensas e profundo desânimo. “Eu não conseguia me mexer dentro da minha cela, que tinha menos de um metro de largura”, afirmou. “Minhas mãos estavam dormentes e meu corpo doía muito. Lembrei-me de ter lido sobre Jesus curando os paralíticos, então eu disse a Ele: ‘Jesus, se o Senhor existe, me ajude’”.

Nihad relatou que, após a oração, teve uma visão que considera decisiva para sua conversão. “Em uma visão, vi uma pessoa vestida de branco entrando na minha cela carregando uma tigela de azeite. Cada vez que Ele derramava azeite sobre o meu corpo, a dor desaparecia”.

Ele afirmou que também enfrentava pensamentos de morte naquele período. “Naquela época, eu estava profundamente deprimido porque ninguém conseguia me ajudar a sair da prisão. Eu queria morrer. Mas a pessoa de branco me disse: ‘Você é Meu amado, e Eu te amo muito’. Até hoje, essas palavras continuam a me confortar”.

O pastor disse que identificou a figura da visão como Jesus porque já havia lido sobre Ele em uma obra do evangelista Billy Graham. “Alguém me deu esse livro antes de eu ir para a prisão”, explicou. “Li a oração de salvação no final do livro. Essa pode ter sido a chave que abriu meu espírito para ouvir a Deus”.

Seis meses após a experiência relatada, Nihad foi libertado e passou a compartilhar seu testemunho em diferentes países. Para Houssney, a tendência é que o número de muçulmanos que se convertem ao cristianismo continue crescendo, o que exigirá maior preparação das igrejas para acolher e orientar novos convertidos.

“Nossa oração é que o Senhor estabeleça novos crentes na fé e os fortaleça”, afirmou. “Porque se milhões de muçulmanos se converterem a Cristo hoje, não teremos pessoas suficientes para discipulá-los. Oremos ao Senhor da Seara para que envie mais trabalhadores para a Sua seara”.

Flávio Bolsonaro promete indicar conservador ao STF se for eleito

Assine o Canal

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que se apresenta como pré-candidato à Presidência da República, detalhou nesta quarta-feira, 3 de junho, algumas das diretrizes que pretende adotar para o Poder Judiciário caso dispute e vença as eleições presidenciais.

Em entrevista ao jornal O Tempo, de Minas Gerais, o parlamentar afirmou que eventuais indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) seriam baseadas em dois critérios: conhecimento jurídico e identificação com valores conservadores.

Segundo Flávio Bolsonaro, o tribunal precisa contar com ministros que possuam perfil técnico e visão conservadora. Para ele, esse perfil contribuiria para limitar decisões individuais em temas relacionados a costumes e segurança pública.

“São pessoas que obviamente têm que ter o conhecimento técnico, pessoas que sejam de verdade conservadoras”, afirmou. “Essa é uma característica importante, porque, volta e meia, numa canetada, o ministro autoriza a liberação de drogas, o ministro do Supremo autoriza o aborto”.

Ao abordar a segurança pública, o senador criticou a atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defendeu medidas voltadas ao combate financeiro das organizações criminosas.

“Por que o Lula tem que proteger esses caras? Eu quero proteger o seu filho, e ele quer proteger os traficantes”, declarou.

Flávio afirmou que sua proposta para enfrentar o crime organizado passa pela redução das fontes de financiamento dessas organizações. “É preciso asfixiar financeiramente esses grupos, porque é esse dinheiro que compra fuzis e permite que eles imponham domínio sobre territórios”, disse.

O senador também mencionou a influência do crime organizado em diversas regiões do país e defendeu uma cooperação internacional baseada no compartilhamento de tecnologias e informações de inteligência entre governos.

Durante a entrevista, Flávio comentou ainda a proposta do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, uma carta foi enviada às autoridades norte-americanas com o objetivo de buscar uma solução para a questão.

“Vamos fazer trabalho sério. Como ele [Lula] não vai conseguir resolver tarifas, me coloco à disposição do povo brasileiro. Faço esse esforço, espero que minha carta funcione e o governo não imponha as tarifas”, afirmou.

Ao comentar a relação entre Brasília e Washington, o parlamentar atribuiu o risco de sanções à política externa do atual governo. “O governo americano pode estar com raiva do Lula, tem todos os motivos para punir o Lula. O Lula está queimadaço no mundo inteiro”, declarou.

Flávio Bolsonaro também comentou uma possível indicação de Jorge Messias para um cargo que dependa de aprovação do Senado. Na avaliação do senador, o governo enfrentaria dificuldades para obter o aval da Casa caso insistisse no nome do advogado-geral da União.

“Não sei o que passa na cabeça do Lula, qual é a intenção dele. Acredito que ele já foi reprovado uma vez, vai ser reprovado de novo”, afirmou.

Míssil russo destrói igreja na capital da Ucrânia; membros planejam reconstrução

A igreja informou que iniciou medidas emergenciais para evitar novos danos ao edifício e dar início ao processo de recuperação das instalações.

Igreja fundada por ex-escravos há 150 anos fecha templo histórico

A Igreja Batista Mount Gilead realizou no domingo seu último culto no edifício histórico localizado na Grove Street, em Fort Worth, no estado do Texas. A congregação, fundada há 150 anos por escravos libertos, decidiu encerrar as atividades no local devido ao aumento dos custos de manutenção e à redução do número de membros.

O prédio, com capacidade para 600 pessoas, está sob contrato de venda por US$ 2,5 milhões, segundo informações divulgadas em uma plataforma imobiliária online. A decisão de vender o imóvel foi aprovada pelos membros da igreja por 19 votos a 4 durante uma votação realizada no verão do ano passado.

Entre os fiéis que acompanharam o encerramento das atividades no local estava Patricia Williams, integrante da congregação há cerca de 40 anos. Ela destacou a importância histórica da igreja e expressou o desejo de que as futuras gerações preservem sua memória. “Espero que seja sempre um farol para aquilo que, acredito, 12 escravos começaram há muitos e muitos anos, e isso precisa ser ensinado”, afirmou.

“Essa história jamais deve ser apagada, porque a história não pode ser apagada. Não se pode substituí-la, mas espero que meus tataranetos se lembrem deste prédio e de sua importância”, acrescentou, de acordo com o The Christian Post.

Em dezembro, o pastor Lorenzo Jones IV informou à congregação que a venda do imóvel tinha como objetivo permitir uma nova fase para a igreja. Segundo ele, a comunidade religiosa ainda enfrenta os impactos da redução da participação presencial registrada após a pandemia de COVID-19. A expectativa é utilizar os recursos obtidos com a venda para adquirir uma nova propriedade.

Considerada a igreja negra mais antiga de Fort Worth, a Mount Gilead foi fundada em 1875 em um edifício construído por escravos libertos em uma comunidade conhecida como Baptist Hill. Há cerca de 110 anos, a congregação mudou-se para o endereço atual na Grove Street. Antes do período de segregação racial, o complexo abrigava uma piscina, um ginásio e uma creche.

Michele McGregor, de 70 anos, ex-diretora do ministério de jovens da igreja e neta do reverendo Christopher C. Harper, relembrou a relevância social da instituição para a comunidade negra local. Ela contou que sua mãe frequentava a piscina coberta do prédio em uma época em que muitas piscinas públicas mantinham restrições raciais. Durante a cerimônia de despedida, McGregor declarou: “É maravilhoso. É emocionante. Eu consigo senti-los. Consigo senti-los comigo”.

O reverendo Kyev Tatum Sr., integrante da Ministers Justice Coalition of Texas, defendeu a preservação da história ligada à igreja e ao papel desempenhado por seus fundadores. “Ver nossos ancestrais terem a tenacidade e a determinação não apenas para construir o prédio, mas também para usá-lo para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos negros nesta comunidade, é algo que deve ser preservado, protegido e defendido”, afirmou.

Ao comentar o encerramento das atividades no edifício histórico, Tatum ressaltou que o legado da congregação vai além da estrutura física. “O edifício tem significado para aqueles de nós que historicamente o conhecemos como uma igreja, mas a realidade é que a igreja está dentro de nós”.