Terroristas se escondem em igreja e geram confronto com cristãos

Moradores muçulmanos e cristãos da cidade de al-Khader entraram em confronto após militantes palestinos tentarem se esconder em uma igreja durante uma operação das Forças de Defesa de Israel.

Segundo o Exército israelense, dois palestinos lançaram coquetéis Molotov contra veículos israelenses na região de Gush Etzion, próximo a al-Khader. Após o ataque, que não deixou feridos, os suspeitos fugiram em direção à Igreja de São Jorge, onde ocorria uma celebração religiosa.

No momento da perseguição, moradores participavam da tradicional festa de São Jorge no mosteiro da cidade. De acordo com Israel, os militantes tentaram se misturar à multidão presente na igreja. As tropas afirmaram que chegaram ao local, mas decidiram não entrar no templo para evitar riscos aos civis e preservar o espaço religioso.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou: “Terroristas invadiram uma igreja durante um culto, usando cristãos como escudos humanos”. O órgão acrescentou que os militares evitaram entrar na igreja “para proteger civis e respeitar a santidade do local sagrado”.

Após a retirada das tropas, confrontos foram registrados entre moradores cristãos e muçulmanos da cidade. Segundo a versão apresentada pelas Forças de Defesa de Israel, os conflitos ocorreram em razão da tentativa dos suspeitos de se esconder entre os participantes da celebração religiosa.

Veículos de comunicação palestinos, por outro lado, relataram que as tropas israelenses isolaram partes da cidade e utilizaram gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral antes de deixarem a área. Também afirmaram que uma pessoa ficou ferida durante a ação.

O governador de Belém confirmou a ocorrência de uma confusão dentro da igreja, envolvendo membros do clero e um homem da cidade de Beit Jala, mas atribuiu a escalada da tensão à incursão militar israelense, de acordo com informações do The Christian Post.

O diplomata George Deek afirmou que o uso de igrejas como esconderijo por militantes palestinos já ocorreu em outros momentos do conflito. Ele citou o episódio de 2002 na Igreja da Natividade, quando dezenas de militantes armados se refugiaram no local durante a Segunda Intifada.

Deek também mencionou uma pesquisa realizada em 2020 segundo a qual parte dos cristãos palestinos relatava sentir-se rejeitada dentro da sociedade local. Em publicação no X, ele afirmou que comunidades cristãs no Oriente Médio enfrentam crescente vulnerabilidade.

O atual Mosteiro Ortodoxo Grego de São Jorge possui estruturas datadas do século XVI, embora existam registros de uma igreja no local desde o período das cruzadas. A construção atual foi concluída em 1912.

Filme sobre evangelista Nick Vujicic fala de fé, família e propósito

Assine o Canal

O documentário No Limbs, No Limits: The NickV Story apresenta a trajetória do evangelista Nick Vujicic, conhecido mundialmente por ter nascido sem braços e pernas e por atuar em eventos cristãos em diversos países.

O filme aborda episódios da infância do pregador, incluindo bullying, isolamento e períodos em que ele relatou ter perdido a vontade de viver.

Segundo Vujicic, o documentário não se concentra apenas no sofrimento, mas na forma como ele encontrou propósito por meio da fé cristã: “É sobre o que pode acontecer quando você não recebe um milagre, mas ainda assim se torna um”, afirmou.

A produção reúne imagens de arquivo, entrevistas com familiares e bastidores do ministério liderado por Vujicic, fundador da NickV Ministries. O filme também mostra o impacto emocional vivido por seus pais e irmãos durante os anos mais difíceis de sua infância.

“Éramos apenas uma família normal. Nos amávamos, mas brigávamos como irmãos”, disse o evangelista. Ele afirmou que rever os relatos de seus familiares sobre aquele período foi uma das partes mais emocionantes da produção.

O documentário também destaca o alcance internacional do trabalho missionário de Vujicic. Segundo dados de seu ministério, ele já esteve em 87 países, reuniu-se com 37 presidentes e pregou para milhões de pessoas ao redor do mundo. A organização afirma ainda que cerca de 1,5 milhão de pessoas professaram fé em Jesus Cristo em eventos ligados ao ministério.

Mesmo após décadas de atuação pública, Vujicic declarou que continua orando por cura física. “Ainda tenho um par de sapatos no meu armário. E continuo rezando por braços e pernas”, afirmou.

Durante entrevistas relacionadas ao lançamento do filme, o evangelista criticou o que chamou de visão “transacional” da fé cristã, associada à ideia de que obediência religiosa garante prosperidade e ausência de sofrimento. “Deus não é um gênio da lâmpada”, declarou. Segundo ele, o documentário enfatiza temas como humildade, perseverança e confiança na vontade divina.

Vujicic também demonstrou preocupação com o que classificou como discipulado superficial em parte das igrejas e afirmou que as novas gerações precisam de maior acompanhamento espiritual. “Se os adolescentes não estão sendo verdadeiramente discipulados, para onde nossa nação está indo?”, questionou.

O filme ainda aborda aspectos pessoais da vida do evangelista, incluindo sua relação com a esposa, Kanae Vujicic, com quem é casado desde 2012, e os quatro filhos do casal. Segundo ele, seu desejo é que os filhos compreendam a fé cristã sem se sentirem obrigados a seguir o mesmo ministério.

O lançamento ocorre em meio ao crescimento de produções religiosas no mercado audiovisual, impulsionado pelo sucesso de obras como The Chosen. O documentário tem estreia prevista para 25 de setembro nos cinemas dos Estados Unidos, com distribuição da Fathom Entertainment.

A produção foi realizada pelos estúdios Sypher Studios e Reserve Entertainment , responsáveis por filmes de temática cristã como After Death e Blue Miracle. Parte do financiamento ocorreu por meio de campanha coletiva organizada em parceria com a Good Works Hub.

De acordo com informações do portal The Christian Post, o sócio da NickV Films, Marc Harper, afirmou que o projeto busca ampliar o alcance de produções com mensagens centradas no Evangelho. Já Vujicic resumiu o objetivo do documentário dizendo: “Todos nós temos uma história. E Deus pode usar todos nós”.

Crescimento evangélico na Espanha gera reação de preconceito

O crescimento de igrejas evangélicas brasileiras na Espanha, impulsionado principalmente pela imigração latino-americana, tem ampliado a presença dessas comunidades religiosas em cidades como Madri e Barcelona. Ao mesmo tempo, integrantes dessas congregações relatam episódios de preconceito e discriminação.

No bairro de San Blas, em Madri, funciona uma unidade da Igreja Pentecostal Deus é Amor. O templo reúne fiéis de diferentes nacionalidades e tem servido como espaço de acolhimento para imigrantes latino-americanos.

A paraguaia identificada como “irmã Clara”, residente na Espanha desde 2019, afirmou que a igreja funciona como uma rede de apoio. “Somos todos família”, declarou ao relatar a convivência entre os membros.

Dados do Observatório de Pluralismo Religioso apontam que uma nova igreja evangélica é aberta a cada quatro dias em Madri. Atualmente, a capital espanhola conta com 1.187 templos evangélicos. Nos últimos cinco anos, foram inauguradas 455 novas congregações, crescimento de 62%.

O pastor Gilberto Miranda de Moraes, líder da Igreja Deus é Amor na Espanha, conduz cultos em português e espanhol. As reuniões abordam temas relacionados à fé, vida familiar e dificuldades financeiras, além de momentos de oração por pessoas que enfrentam problemas de saúde e outras crises pessoais.

Estimativas indicam que cerca de 1,5 milhão de pessoas frequentem igrejas evangélicas na Espanha. O percentual de pessoas que se identificam como evangélicas passou de 0,2% em 1998 para 2% em 2018. Entre as denominações presentes no país estão a Igreja Universal do Reino de Deus, Batista da Lagoinha, Igreja Cristã Maranata e Verbo da Vida.

O professor Chema Alejos relaciona esse crescimento à imigração latino-americana. Segundo ele, muitos imigrantes buscam proximidade cultural e apoio comunitário ao chegar ao país. A Espanha abriga cerca de 4 milhões de latino-americanos, incluindo pessoas em situação migratória irregular.

Relatos de discriminação também acompanham esse processo. A pregadora dominicana Josefa Nava afirmou já ter sido multada por evangelizar em locais públicos. O brasileiro Marcelo de Moura relatou ter enfrentado rejeição no ambiente de trabalho após sua conversão religiosa.

Gilberto Miranda atribuiu parte dessas experiências à percepção negativa direcionada a imigrantes latino-americanos. Já Kenny Clewett, organização de apoio a migrantes, afirmou que grupos religiosos formados por imigrantes e comunidades historicamente marginalizadas enfrentam dificuldades de representação social e institucional na sociedade espanhola, segundo informações do jornal O Globo.

A relação histórica entre protestantismo e Espanha também influencia o cenário atual. O país tem forte tradição católica e registrou perseguições a protestantes ao longo de sua história, incluindo restrições durante o regime de Francisco Franco. A liberdade religiosa foi ampliada apenas após a redemocratização espanhola.

Técnica que acusa Magno Malta de agressão se afasta do trabalho

A técnica de radiologia que acusa o senador Magno Malta de agressão se afastou de suas funções no Hospital DF Star na última terça-feira, 05 de maio. Segundo informações da empresa, a profissional apresentou recomendação médica para afastamento das atividades.

O hospital informou ainda que está colaborando com as investigações conduzidas pelas autoridades. O episódio teria ocorrido na quinta-feira, 30 de abril, durante a realização de um exame de angiotomografia. De acordo com o relato da técnica, houve vazamento de contraste no braço do senador durante o procedimento. Ela afirmou que, após o incidente, Malta teria se levantado da maca, desferido um tapa em seu rosto e proferido ofensas verbais, chamando-a de “imunda” e “incompetente”.

O senador negou as acusações. Em vídeo publicado nas redes sociais ainda durante a internação, Magno Malta declarou que nunca agrediu mulheres e classificou a denúncia como “falsa comunicação de crime”. O parlamentar está hospitalizado após relatar mal-estar enquanto seguia para o Congresso Nacional.

A defesa do senador apresentou outra versão sobre o ocorrido. Segundo os advogados, Malta estava sob efeito de medicações fortes e com a consciência comprometida no momento do exame. A nota divulgada pela defesa afirma que o parlamentar teria reagido à dor provocada pelo vazamento do contraste, sem intenção de agredir a profissional.

O Hospital DF Star abriu procedimento administrativo interno para apurar o caso, segundo a revista Oeste. A técnica registrou boletim de ocorrência no mesmo dia do incidente e relatou que o impacto do tapa teria entortado seus óculos enquanto ela prestava atendimento.

A investigação policial busca esclarecer as circunstâncias do episódio. Entre as medidas previstas estão a oitiva de testemunhas e a análise de prontuários médicos para verificar o estado clínico e o nível de sedação do senador durante o exame. O hospital informou que está fornecendo os documentos solicitados pelas autoridades.

Capelão prega na FAB sobre riscos da vida espiritual superficial

O pastor e capelão Claudio Britto compartilhou nas redes sociais trechos de uma pregação dirigida a jovens recrutas da Força Aérea Brasileira, em Brasília. Durante a mensagem, ele falou sobre compromisso espiritual e alertou sobre o que definiu como uma fé superficial.

O encontro teve participação voluntária e contou com momentos de louvor, oração e reflexão bíblica, como demonstra a publicação nas redes sociais.

Na pregação, Britto afirmou que muitas pessoas permanecem apenas próximas da fé, sem assumir um compromisso efetivo com a vida cristã. “Muita gente fica apenas na beira do caminho. Escuta uma música gospel, acompanha conteúdos religiosos, acha tudo bonito, mas não decide caminhar de fato com Deus”, declarou. O pastor, que integra a Capelania Evangélica da FAB e atua na Igreja do Nazareno, acrescentou: “Jesus falou apenas de dois caminhos: o estreito e o largo. Não existe caminho do meio”.

Com base na parábola do semeador, descrita no Evangelho de Mateus capítulo 13, o capelão afirmou que um coração dividido impede o desenvolvimento da fé. “A semente até cai no coração, mas logo é arrancada porque não encontrou espaço para germinar”, disse. “Ou a pessoa anda com Deus, ou vive distante Dele, seguindo apenas os desejos da carne”.

Britto também declarou que a caminhada cristã exige renúncia e comprometimento. “Os planos de Deus vão se cumprir na vida daquele que decide viver intensamente a vontade dEle”, afirmou. “Quem tenta dividir o coração entre Deus e os interesses deste mundo acaba vivendo em constante conflito”.

Ao se dirigir aos recrutas, o pastor incentivou os jovens a priorizarem a vontade divina em suas decisões. “Tudo aquilo que Deus prepara para nós é muito maior do que os projetos que criamos sozinhos”, declarou.

Ao final da reunião, diversos militares foram à frente para um momento de oração. Em oração coletiva, os participantes declararam o desejo de abandonar uma fé superficial e desenvolver um relacionamento mais próximo com Deus.

“Senhor, eu quero um coração fiel. Não quero mais viver apenas na beira do caminho. Faz de mim um homem de Deus, perdoa meus pecados, cura minhas feridas e me recebe como filho no Teu reino”, oraram os soldados.

Após o encontro, Claudio Britto comentou a realização do culto e destacou a importância da espiritualidade na formação pessoal dos militares. “Foi uma manhã muito especial diante da presença do Criador. Quando nos conectamos com o Senhor, nos tornamos pessoas melhores. Viver os princípios de Cristo nos ensina a amar mais a Deus e também ao próximo”, afirmou.

Defesa de doutrinas bíblicas vira denúncia contra Frei Gilson

O frei Frei Gilson foi alvo de uma representação encaminhada ao Ministério Público de São Paulo por declarações classificadas pelo autor da denúncia como discriminatórias contra mulheres e pessoas LGBT+.

A representação foi apresentada pelo jornalista e escritor Brendo Silva, ex-seminarista católico e autor do livro A Vida Secreta dos Padres Gays. Segundo o documento, o religioso teria utilizado em homilias, entrevistas e publicações nas redes sociais expressões como “homossexualismo”, termo contestado por movimentos LGBT+.

A denúncia também menciona falas em que o frei associa a homossexualidade a conceitos como “desordem”, “contrariedade à lei natural” e “depravação grave”. Entre os vídeos anexados ao pedido encaminhado ao Ministério Público está um trecho em que o religioso comenta o posicionamento da Igreja Católica sobre relações entre pessoas do mesmo sexo. “Se a tua igreja está falando que não pode homem com homem, não pode e acabou”, afirmou.

O documento cita ainda declarações em que Frei Gilson defende, com base em interpretações bíblicas, que a mulher exerce papel auxiliar em relação ao homem. Para Brendo Silva, as falas reforçam posicionamentos considerados discriminatórios e incompatíveis com debates atuais sobre igualdade de gênero e diversidade sexual.

Na representação, o ex-seminarista declarou que “liberdade religiosa não é liberdade para odiar” e afirmou que discursos dessa natureza não deveriam ser normalizados em um país com elevados índices de violência contra mulheres e pessoas LGBT+.

Brendo Silva também afirmou ter convivido durante mais de dez anos no ambiente religioso com “dezenas de seminaristas, padres e bispos gays”. Segundo ele, existe uma contradição entre experiências vividas dentro da instituição religiosa e discursos públicos relacionados à sexualidade: “É preciso coerência e responsabilidade”, opinou.

O comentarista político Rodrigo Constantino comentou o caso nas redes sociais e indicou enxergar a denúncia como consequência do resultado da campanha eleitoral de 2022. “Avisamos que os cristãos seriam perseguidos como na Nicarágua”, escreveu no X, em referência à situação enfrentada por evangélicos e católicos no país da América Central.

Até o momento, Frei Gilson não responde criminalmente pelo caso. A representação está em análise no Ministério Público de São Paulo, que decidirá se haverá abertura de procedimento formal por meio do GECRADI.

Com quase 13 milhões de seguidores no Instagram e mais de 9 milhões de inscritos no YouTube, Frei Gilson ganhou projeção nacional durante a pandemia de COVID-19 ao realizar transmissões ao vivo de orações, músicas e terços durante a madrugada.

Avisamos que os cristãos seriam perseguidos como na Nicarágua… pic.twitter.com/MOBfpRtyE5

— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) May 6, 2026

Igrejas Batistas têm aumento de batismos e presença em cultos

O número de membros da Convenção Batista do Sul registrou queda em 2025, enquanto indicadores como frequência aos cultos e batismos apresentaram crescimento, segundo relatório divulgado pela Lifeway Research.

Os dados do Perfil Anual da Igreja indicam que a membresia passou de aproximadamente 12,72 milhões em 2024 para cerca de 12,33 milhões em 2025, uma redução superior a 3%. Apesar disso, a frequência aos cultos aumentou, com cerca de 4,5 milhões de participantes, acima dos 4,3 milhões registrados no ano anterior.

A participação em atividades como Escola Dominical e estudos bíblicos em pequenos grupos também apresentou crescimento. O número subiu de aproximadamente 2,5 milhões em 2024 para mais de 2,6 milhões em 2025.

O relatório aponta ainda aumento no número de batismos. Em 2025, foram registrados 263.075 batismos, alta de 4,96% em relação a 2024. O resultado marca o quinto ano consecutivo de crescimento e supera os níveis anteriores à pandemia de COVID-19, além de ultrapassar os números registrados em 2017.

O presidente e CEO do Comitê Executivo da Convenção Batista do Sul, Jeff Iorg, declarou: “grato por os batistas do sul continuarem a mostrar crescimento em métricas importantes, como batismos, frequência aos cultos e participação em estudos bíblicos”.

“As igrejas batistas do sul estão focadas em compartilhar o Evangelho e fazer discípulos, a missão que cooperamos para cumprir. Embora muitas outras questões disputem nossa atenção, os pastores parecem mais determinados do que nunca a se concentrar em nossa missão principal”, acrescentou.

Nos últimos anos, a Convenção Batista do Sul tem registrado redução no número de membros e congregações, acompanhando uma tendência observada em outras denominações cristãs nos Estados Unidos. Ainda assim, permanece como a maior denominação protestante do país.

Em 2022, a organização registrou a maior queda de membros em um século, com a saída de aproximadamente 457 mil pessoas, reduzindo o total para cerca de 13,22 milhões.

Na época, o diretor executivo da Lifeway Research, Scott McConnell, afirmou que parte da redução refletia atualizações nos registros das igrejas: “Grande parte da queda que estamos observando no número de membros reflete pessoas que deixaram de participar de uma congregação específica anos atrás, e o sistema de registro finalmente está sendo atualizado”, disse em 2023.

“O número total de membros de uma congregação reflete imediatamente tanto as adições quanto as subtrações devido a falecimentos ou à saída voluntária de alguns membros. No entanto, muitas congregações demoram a excluir aqueles que não participam mais”, explicou.

Os cerca de 12,33 milhões de membros registrados em 2025 superam os aproximadamente 7 milhões estimados em 1950, mas ficam abaixo do pico de cerca de 16,3 milhões alcançado em 2006, de acordo com o The Christian Post.

Igreja distribui vestidos de formatura de graça: ‘Cercada de amor’

A Igreja Metodista de Santo André, localizada na cidade de Plano, Texas (EUA), promoveu uma iniciativa voltada a estudantes do ensino médio que se preparam para o baile de formatura. O projeto oferece gratuitamente vestidos e acessórios para jovens que enfrentam dificuldades financeiras.

O evento, denominado “Prom Closet”, foi realizado entre segunda-feira, 24 de fevereiro, e sexta-feira, 07 de março, em sua 17ª edição anual. A igreja, que reúne cerca de 7 mil membros, mobilizou voluntários durante semanas para organizar o espaço com características de uma loja, com araras de roupas e atendimento personalizado.

A iniciativa teve início em 2009, a partir da identificação de uma necessidade em escolas da região. Um porta-voz da igreja informou: “A ideia de proporcionar uma experiência de compras única para jovens que, por questões financeiras, não teriam condições de ir ao baile de formatura foi apresentada ao grupo, e todos concordaram em seguir em frente com o projeto Prom Closet”.

Com o passar dos anos, o programa foi ampliado e passou a incluir não apenas vestidos, mas também acessórios completos para o evento. As participantes podem escolher itens como bolsas, joias, sapatos e xales, todos disponibilizados sem custo.

As doações são provenientes de membros da igreja, organizações comunitárias, empresas e outros apoiadores. Parte dos vestidos também é adquirida por meio de contribuições feitas em uma lista disponibilizada online, segundo o The Christian Post.

Segundo a organização, a edição mais recente contou com mais de 5 mil vestidos, em tamanhos que variam do 1 ao 30. Ao todo, mais de 1.400 adolescentes participaram do evento. Embora a maioria seja da região, há registros de participantes vindas de estados como Arkansas, Missouri e Oklahoma.

A realização do evento depende da atuação de aproximadamente 1.000 voluntários a cada edição. O pastor sênior Arthur Jones afirmou em comunicado: “A fidelidade delas permitiu que este ministério impactasse a vida de tantas pessoas em nossa comunidade e além”.

A reverenda Allyson Johnson destacou o objetivo da ação. “Independentemente dos desafios que as meninas e suas famílias estejam enfrentando em suas vidas, durante a experiência de compras elas são cercadas por amor, apoio e carinho”, disse. Ela acrescentou: “Sem dúvida, a necessidade é grande, mas o impacto em cada menina e sua família é imensurável”.

Meio/Ideia: Flávio amplia vantagem no 2° turno contra Lula

Levantamento realizado pelo Instituto Meio/Ideia aponta que, em um cenário de segundo turno, Flávio Bolsonaro teria 45,3% das intenções de voto, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva registraria 44,7%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

Os dados indicam uma leve variação a favor de Flávio Bolsonaro em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto. Na pesquisa anterior, a diferença entre os dois era de 0,3 ponto percentual, passando agora para 0,6 ponto percentual.

Em outro cenário testado, Lula aparece com 44,7% das intenções de voto contra 40% de Ronaldo Caiado, ex-governador de Goiás. Já em uma simulação contra Romeu Zema, ex-governador de Minas Gerais, o presidente registra 44%, enquanto o adversário soma 39%.

A pesquisa foi realizada entre quinta-feira, 01 de maio, e segunda-feira, 05 de maio, com 1.500 entrevistados em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O estudo foi financiado com recursos próprios do instituto e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05356/2026, de acordo com informações da revista Oeste.

Ucrânia: segundo ataque russo a bomba danifica igreja

Um ataque aéreo atingiu, na sexta-feira, 25 de abril, o prédio da Igreja Pentecostal da Transfiguração do Senhor, no leste da Ucrânia, marcando a segunda vez que o local é danificado desde o início do conflito na região. O edifício já havia sido alvo em 2014, ano em que dois filhos do pastor foram sequestrados, torturados e mortos durante um culto.

De acordo com relatos, uma bomba guiada, possivelmente do modelo KAB-500S-E, explodiu nas proximidades da igreja por volta das 6h, causando o colapso de parte do telhado, além da destruição de portas e janelas. Não houve registro de feridos. O impacto também danificou áreas internas do prédio.

Mikhail Pavenko informou que a explosão ocorreu muito próxima ao templo e provocou danos estruturais significativos: “A explosão foi tão poderosa que dobrou uma grande parte do telhado e estourou todas as janelas e portas”, disse ele ao Christian Daily International.

Ele acrescentou: “Era uma daquelas bombas planadoras que podem ser lançadas a dezenas de quilômetros de distância. Ela caiu bem perto da igreja, e a onda de choque e os estilhaços causaram bastante estrago”.

Segundo familiares, o pastor Alexander Pavenko lidera a igreja atingida. No mesmo dia do ataque, cerca de 170 fiéis estiveram no local para remover escombros e preparar um culto realizado no domingo seguinte.

O episódio ocorre em meio a outros ataques registrados contra templos religiosos. Na cidade de Zaporíjia, um ataque recente a uma igreja batista deixou mortos e feridos durante uma reunião de oração.

A família Pavenko já havia sido diretamente afetada pela violência em 2014. Em 8 de junho daquele ano, Ruvim e Albert Pavenko foram sequestrados por integrantes do grupo conhecido como Exército Ortodoxo Russo durante um culto. Relatos indicam que ambos foram torturados e mortos, com os corpos encontrados em uma vala comum ao lado dos diáconos Viktor Brodarsky e Volodymyr Velychko.

Em fevereiro de 2023, outro filho do pastor, Yaroslav Pavenko, morreu após ser atingido por artilharia enquanto atuava como capelão junto à 26ª Brigada de Artilharia ucraniana. Ele deixou esposa e uma filha.

Mikhail Pavenko afirmou que ataques a igrejas têm ocorrido com frequência em áreas próximas à linha de frente, como Sloviansk e Kramatorsk. “Meus tios são pastores em grandes igrejas. Se os russos se aproximarem, eles precisam ir embora para sua própria segurança. Mas eles estão dizendo: ‘Estaremos com nosso povo até o fim’”, declarou.

Ele também afirmou que líderes religiosos protestantes estariam entre os alvos prioritários em áreas ocupadas. “Eu sei que eles têm uma lista de ministros. Uma das primeiras coisas que fazem quando entram numa cidade é perseguir os protestantes”, disse.

Segundo o capelão, dados reunidos desde 2022 indicam que mais de 800 locais de culto foram atingidos e mais de 80 líderes religiosos morreram no contexto da guerra. Ele relatou ainda que, antes de 2014, a região de Luhansk contava com cerca de 150 igrejas protestantes, número que teria sido reduzido a zero em 2024 nas áreas sob ocupação.

Relatos também apontam impactos sociais mais amplos, incluindo deslocamento de fiéis, destruição de comunidades religiosas e efeitos psicológicos em civis, especialmente crianças expostas a alertas constantes de ataques aéreos.

O produtor Colby Barrett, responsável pelo documentário A Faith Under Siege, esteve no local antes do bombardeio recente e acompanha a situação. Ele afirmou que está coordenando uma campanha para arrecadar cerca de US$ 500 mil destinados à reconstrução do prédio.

Barrett classificou o ataque como parte de um aumento nos registros de danos a igrejas no país. “Não é uma igreja grande, mas teve 170 pessoas participando do culto no domingo”, disse. Ele acrescentou que, mesmo após o ataque, os fiéis continuam se reunindo no local, realizando reparos e mantendo as atividades religiosas.

Nos Estados Unidos, parlamentares apresentaram o projeto denominado “Lei da Guerra da Rússia contra a Fé”, que propõe sanções a autoridades envolvidas em ações contra comunidades religiosas. A proposta prevê a elaboração de relatórios oficiais sobre violações à liberdade religiosa em territórios afetados pelo conflito.

O deputado Joe Wilson afirmou em comunicado: “A Rússia persegue e mata pessoas de fé como política oficial em todos os lugares que invade. […] É crucial que combatamos a guerra da Rússia contra a fé”.