Marçal critica pastores contra a sua candidatura: 'Não se levantem'

Candidato à Prefeitura de São Paulo, o empresário Pablo Marçal, que nacionalmente também ficou conhecido como “coach messiânico“, fez uma live esta semana, onde teceu críticas à reação de alguns pastores à sua candidatura.

Sem citar o pastor Silas Malafaia, Marçal pediu aos seguidores para que fizessem uma corrente de oração “em prol da vida de um irmão que não está bem, aparentemente”, pois estaria causando divisão entre os conservadores.

“Não vou provocar. Vou fazer oração mesmo, porque estamos em uma guerra aqui em São Paulo”, disse o candidato. Após uma manifestação no último dia 7 de setembro, em São Paulo, Malafaia fez críticas ao influenciador.

Na última quinta-feira (12), o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo também voltou a atacar Marçal, criticando a forma como o mesmo se apresentou na live, com expressão de choro e abalo emocional.

Para o pastor, o candidato estaria agindo como um “ator”, a fim de manipular o emocional da população. “Esse cara mostra sinais de que é psicopata”, disparou Malafaia.

“Ele é megalomaníaco, manipulador e mentiroso. E agora ele dá um novo sinal: de bipolaridade. Ao mesmo tempo, ele me elogia e me ataca”, completou o religioso, fazendo referência ao momento em que Marçal disse lhe amar.

“Continuo te amando e o seu vídeo mostra sua preocupação comigo”, disse o influenciador, segundo informações do jornal O Globo.

Questão doutrinária

Ao jornal O Globo, Malafaia disse que sua oposição a Marçal se dá no campo doutrinário, sugerindo que, politicamente, poderá lhe apoiar num eventual segundo turno contra Guilherme Boulos, caso o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ricardo Nunes, não avance na disputa.

“Não tenho nada pessoalmente contra ele”, disse o pastor. “Tenho ideologicamente, de fundamentos doutrinários da igreja, e desse jeito de querer capitanear. Ele não é membro de igreja nenhuma, acha que não tem importância, que qualquer um pode batizar. Vamos devagar com a louça”.

Marçal, por sua vez, disse estar sendo vítima de uma suposta articulação de pastores ligados a Malafaia, o que incluiria o apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, tendo como objetivo a oposição à sua candidatura.

“Não se levantem contra mim”, disse o influenciador, sugerindo ter sido chamado por Deus para assumir a Prefeitura paulista. Assista:

Assine o Canal

Devido à perseguição, cristão é batizado em segredo no banheiro

A perseguição religiosa aos cristãos é um problema que persiste no mundo, infelizmente, com indicadores de crescimento alarmantes. Em decorrência disso, muitos seguidores de Jesus Cristo precisam recorrer ao segredo para poder cumprir algumas ordenanças bíblicas, com o batismo.

Este foi o caso de um homem, policial, que vive na Ásia Central. Convertido ao Evangelho de Jesus Cristo, ele precisou ser batizado no banheiro de uma casa, em segredo, devido à perseguição religiosa local.

A organização Portas Abertas, que monitora os índices de intolerância religiosa no mundo, relatou o caso, mas sem divulgar detalhes por questões de segurança. “A cerimônia foi celebrada rapidamente, mas foi motivo de grande alegria para todos”, conta a entidade.

Ainda segundo a organização, nem mesmo os familiares do policial sabem que ele se tornou cristão. Agora ele conta com as orações das igrejas para ter condições de anunciar o Evangelho aos seus parentes.

Perseguição aumenta

Segundo dados da Portas Abertas, a perseguição aos cristãos aumentou em todo mundo este ano, incluindo a Ásia Central, o que explica a difícil condição do policial batizado às escondidas.

Responsável pela publicação anual da Lista Mundial de Perseguição religiosa, onde apontas as 50 nações mais perigosas para os cristãos, a Portas Abertas informou que nenhum país que integrou a lista no ano passado deixou de estar nela.

“A Coreia do Norte continua como o país mais perigoso para os cristãos, apesar da diminuição de relatos de violência. Muitos norte-coreanos foram repatriados da China e, provavelmente, enviados para prisões e campos de trabalho forçado”, diz uma nota da entidade, conforme notícia do GospelMais.

A organização pede para que os seguidores de Jesus estejam em constante oração pelos irmãos perseguidos, e que as orações também sejam no sentido de pedir para que Deus mude o coração dos perseguidores.

“Com 14 anos eu já era um alcoólatra”, diz cantor Elizeu Alves

Conhecido como umas das vozes proeminentes da música gospel atual, o cantor evangélico Elizeu Alves já passou por dificuldades em sua jornada de fé, o que o retirou dos caminhos de Deus, tornando-se um alcoólatra ainda na adolescência.

Durante a sua participação no podcast PodCrê, o artista gospel contou alguns detalhes da sua vida, explicando que apesar de ter nascido em um lar cristão, a influência negativa do mundo acabou lhe arrastando para uma vida de pecados.

“A minha adolescência foi muito perturbada, eu andava com quem não devia, era rebelde”, disse ele, explicando que só anos mais tarde foi que resolveu retornar para o Evangelho. “Voltei para Jesus em 2007, mas não tinha me convertido de fato… depois de um longo processo foi que eu conheci Jesus como Salvador”.

Pertencimento

Durante a juventude, é comum que os adolescentes, em especial, queiram se sentir parte de um grupo. A busca por aceitação dos outros, no entanto, nem sempre é positiva, e Elizeu Alves vivenciou isso através da bebida alcoólica.

“Era comum que os jovens daquela região usassem bebidas… eu tinha tudo que pudesse me agregar a fazer coisas erradas”, disse ele.

Apesar de ter caminhado com pessoas erradas e adotado práticas mundanas que contrariam a vontade de Deus, Elizeu Alves disse que sua avó e sua mãe sempre agiram para trazê-lo para o caminho certo.

O retorno para a Igreja e a libertação do vício em bebida alcoólica só ocorreu através de muita oração, bem como da sua disposição em querer mudar de vida. “Minha vó orava muito por mim”, disse ele.

“Minha família intercedia, mas com 14 anos eu já era um alcoólatra, bebida todo fim de semana. Era mais uma fuga, eu sou filho de pais separados e queria me sentir pertencente”, destacou. Assista o trecho completo do seu testemunho, abaixo:

Assine o Canal

Professora ora em sala ‘contra ansiedade e depressão’ de alunos

A professora cristã Delaney Harris Gillespie compartilhou um vídeo gravado em sala de aula, enquanto ela orava por seus alunos antes do início do ano letivo.

Na legenda do vídeo, que viralizou e já soma quase 500 mil curtidas, ela expressa sua preocupação com questões que impactam diretamente a vida dos alunos e podem afeta-los tanto na escola quanto na vida social e convivência familiar.

“Orando por essas coisas sobre meus alunos em nome de Cristo: para que a guerra seja travada contra a ansiedade e a depressão; para que o espírito de comparação seja posto de lado; para que cada aluno saiba que seu valor não é baseado em sua atratividade”, escreveu a professora Delaney.

Ainda na legenda, ela também revelou que sua oração pedia a Deus que os alunos “saibam que são amados… mesmo sem o sucesso acadêmico e esportivo”, e concluiu dizendo que também estava “orando, todos os dias, para que eles venham a conhecer e amar nosso Jesus”.

O vídeo ganhou uma ilustração do artista brasileiro Luciano Fortunato Ramos, que compartilhou uma arte da professora no Instagram e uma reflexão sobre a atitude da professora: “Ao clamar a Deus em favor de seus alunos, Harris vive sua fé de maneira pública e autêntica, sendo um testemunho de Jesus em sua profissão. Ela nos lembra que nosso testemunho pode ser poderoso em qualquer ambiente e que Deus pode usar qualquer situação para tocar corações”.

“Esse relato nos encoraja a ser instrumentos de oração e intercessão por aqueles que nos cercam, sabendo que a oração pode trazer cura, conforto e renovação para quem precisa”, acrescentou Ramos.

Doutrinação nas escolas: ‘Orquestrada no inferno’, diz pastor

Os efeitos do avanço das ideologias progressistas na sociedade tem resultado em doutrinação até de crianças nas escolas, antecipando temas inadequados para a infância. Sobre isso, o pastor Samuel Vieira afirmou que o movimento é tão prejudicial que só pode ter origem maligna.

Vieira, que é pastor da Igreja Presbiteriana, foi entrevistado no HDL Podcast, e compartilhou suas experiências ao longo das décadas como ministro do Evangelho, incluindo uma experiência pessoal com seus filhos:

“Essa questão da doutrinação ideológica não é nova. Quando eu morava nos Estados Unidos, há 22 anos, os meus filhos faziam highschool [Ensino Médio], e lá não podia estudar a Bíblia, não podia formar um grupo de estudo bíblico. Eu poderia ter feito isso através dos meus filhos, dar material… havia poucos crentes na escola, em Boston”, introduziu o pastor.

Vieira contou que a censura à mensagem cristã ocorre simultaneamente à promoção do progressismo: “Na mesma escola, toda semana eles paravam toda quinta-feira depois do almoço para o grupo LGBT falar, para a ‘conscientização ideológica’. E os meninos eram ‘obrigados’ a ir porque era período de aula. O cerco é violento, maligno e destruidor”.

A conclusão é óbvia para Vieira: “É uma coisa orquestrada no inferno para destruir as famílias e destruir o coração dos nossos filhos. E está cada vez mais forte. Hoje, se a gente toca nesse assunto, parece que a gente está… a gente pode falar de qualquer pecado, mas se a gente fala de um pecado relacionado à ideologia de gênero, parece que é um crime”.

Diante de tal cenário, é preciso que os cristãos verdadeiros se comprometam com uma postura que testemunhe o que a Bíblia nos ensina, mesmo que isso resulte em algum tipo de situação desconfortável, como a vivida pela cantora Bruna Karla, que anos atrás declarou que jamais compareceria a uma cerimônia de união LGBT por entender que isso seria um testemunho contra a fé cristã.

“Nós precisamos aprender a amar os homossexuais, mas a gente precisa ter uma opinião muito clara. Os pais, hoje, também não estão sabendo o que fazer. Vários pais de igreja já me procuraram dizendo assim ‘pastor, tem um amigo meu que é cabeleireiro, vai casar com outra pessoa, me convidou, é homossexual, eu devo ir ou não?’. Eu falo ‘você vai chancelar?’. ‘Ah, mas como é que eu vou fazer? Ele é meu amigo’. Diga para ele ‘amo muito você, tenho um respeito muito grande, respeito a sua posição, não concordo, você sabe, mas quero dizer que não vou lá. Vou ter que chancelar alguma coisa com a qual eu não concordo’. Dentro da igreja nós estamos enfrentando esse tipo de problema”, pontuou o pastor Samuel Vieira.

Assista à íntegra do episódio do HDL Podcast:

Assine o Canal

Evangelismo de rua: mais de 4 mil se rendem a Cristo em ação

Anunciar a Palavra de Deus aos perdidos tem sido um compromisso levado a sério pela igreja Assembleia de Deus Marcas do Evangelho. Como resultado de uma ação promovida pela denominação, mais de 4 mil pessoas entregaram suas vidas a Jesus Cristo só este ano, sendo o evangelismo de rua uma das principais estratégias utilizadas para isso.

Situada em Cariacica, no Espírito Santo, a igreja adotou a missão de evangelizar a comunidade de forma simples e direta, usando instrumentos acústicos e a Bíblia em regiões de grande concentração, como a Feira de Campo Grande.

Marcelo Moreno, líder de evangelismo da igreja, explicou que antes do evangelismo de rua os missionários voluntários são capacitados espiritualmente, além do preparo bíblico-teológico.

“A estratégia foi dada pelo Espírito Santo. Nos preparamos com muita oração e jejum, saímos para as ruas com instrumentos, louvando com alegria, e com uma equipe que aborda as pessoas falando sobre Jesus e o plano da salvação”, disse ele ao Guiame.

“Todas as equipes precisam estar sempre ligadas no Espírito Santo, buscamos que cada passo, cada palavra e cada louvor do evangelismo seja direcionado pelo Senhor”, ressaltou Moreno.

Sede por Deus

De acordo com Moreno, a reação das pessoas tem sido muito positiva e por vezes surpreendente, indicando que muitos indivíduos estão sedentos pela presença de Deus, necessitando apenas de uma oportunidade para entregar suas vidas ao Senhor.

“O que chama a atenção é que, muitas pessoas já se aproximam entregando a vida a Jesus sem ninguém abordar elas”, disse ele.

“Muitos empresários pedem para entrarmos em seus comércios para orar e entregam a vidas a Cristo. Outras pessoas saem de dentro de suas casas e apartamentos para entregar a vida a Cristo”.

Por meio das redes sociais, a igreja tem compartilhado vídeos da ação, mostrando que o evangelismo de rua, de fato, continua sendo uma estratégia poderosa e eficaz para a proclamação do Reino de Deus. Assista:

Jordan Peterson aponta prejuízos pelo uso de 'telas' por crianças

O psicólogo Jordan Peterson fez uma série de pontuações a respeito do uso de telas por parte das crianças, algo que tem sido alvo de preocupação cada maior por parte de especialistas e também dos pais.

Em uma entrevista concedida ao portal The Christian Post, o autor mundialmente renomado explicou que a exposição de crianças a aparelhos como celulares prejudica o desenvolvimento saudável do comportamento infantil.

“Uma das coisas que as telas fazem com as crianças é interferir na sua capacidade de brincar, fazer amigos e interagir socialmente”, disse ele.

Atualmente, muitos pais deixam os filhos pequenos usarem o celular como instrumento de distração, algumas vezes até mesmo quando ainda são bebês. Isso tem feito com que crianças fiquem horas, em certos casos, vidradas na frente das telas.

Para Jordan Peterson, contudo, é um erro utilizar as telas para distrair os filhos. “Pelo menos [as crianças] devem ficar longe dos telefones eletrônicos até que eles passem pelo período de jogo fictício —, então, pelo menos, dez anos de idade”, diz o autor.

Valores bíblicos

Outro ponto destacado pelo psicólogo canadense foi a respeito do incentivo à boa cultura, com destaque para os valores bíblicos. Jordan Peterson acredita que a Bíblia sagrada é o pilar moral do Ocidente, devendo ter seus ensinamentos expostos aos filhos.

“Estamos vendo um renascimento da igreja, especialmente do tipo mais conservador”, disse ele. “Fornecer [ às crianças] algo como exposição às ideias religiosas clássicas é necessário.”

Em vez de expor os filhos ao uso do celular como pretexto para distração, o psicólogo, finalmente, pede aos pais para que exponham seus filhos à leitura da Palavra de Deus.

“A Bíblia é, para melhor ou pior, o documento fundamental da civilização Ocidental, dos valores Ocidentais, da moralidade Ocidental e das concepções Ocidentais do bem e do mal”, conclui.

Presos se rendem a Jesus após serem evangelizados na prisão

Anunciar a Palavra de Deus aos perdidos é dever de todo cristão, e isso requer a disposição de ir a lugares temidos, como os presídios. Essa é a missão de um ministério que tem feito grande diferença na vida de centenas de presos, nos Estados Unidos.

Os detentos são evangelizados pelo Ministério Deus Atrás das Grades, que tem como foco a salvação de pessoas condenadas por crimes contra a sociedade, muitas por causa de infrações gravíssimas, como assassinato.

O trabalho consiste, basicamente, da realização de cultos dentro das cadeias, onde a Palavra de Deus é apresentada como oportunidade de transformação e salvação espiritual eterna.

“Estamos lutando contra a ansiedade, depressão e vícios, mas Deus nos curou e libertou!”, testemunhou um dos presos. “Fui condenado a 30 anos por assalto à mão armada”.

“Conhecer Jesus e ter um relacionamento com Ele fez toda a diferença. Por muitos anos, eu sabia quem era Jesus, mas não tinha um relacionamento verdadeiro com Ele”, disse o detento.

Verdadeira liberdade

Como muitos dos presos passam dezenas de anos na prisão, saber que é possível encontrar a liberdade espiritual em Jesus Cristo é como ganhar, de fato, a verdadeira libertação.

“Uma prisão sem Deus? Não existe prisão pior do que aquela em que o coração do homem está separado de Deus”, disse o detento de um presídio de segurança máxima no Missouri, onde 75 se converteram.

Criado em 2009, o Ministério Deus Atrás das Grades atua buscando acolher os presos em três dimensões, que são a física, espiritual e familiar. Graças a esse projeto, centenas de vidas já foram salvas, sendo uma prova cabal do quanto a misericórdia do Senhor não tem limites.

“Convidar Deus para dentro das prisões e demonstrar Seu amor de maneiras tangíveis está restaurando vidas, construindo fé, lutando contra os vícios, reconectando famílias e dando esperança a milhares de presos para o futuro”, disse um integrante do Ministério, segundo a Christian Learning.

Jordan Peterson alerta contra 'captura das igrejas' por ideologias

Considerado um dos maiores intelectuais dessa geração, o psicólogo canadense Jordan Peterson foi entrevistado pelo portal evangélico The Christian Post, onde aproveitou para fazer alguns alertas sobre o que ele considera ser a “captura das igrejas protestantes” por ideologias liberais.

Para Peterson, muitos cristãos estão sendo seduzidos pelo sentimento de engrandecimento próprio, bem como pela influência do liberalismo moral através de bandeiras como a do movimento LGBT+.

“Devemos preocupar-nos com a captura das igrejas protestantes pela multidão do arco-íris”, disse ele. “No Canadá e na Grã-Bretanha, a maioria das igrejas protestantes tradicionais está coberta com bandeiras de arco-íris. Quando os cristãos começam a adorar o orgulho hedonista, algo correu terrivelmente mal.”

De acordo com o psicólogo, boa parte do prejuízo relacionado à influência cultural negativa recai sobre os mais jovens, uma vez que se trata de um público mais engajado nos movimentos sociais.

No contexto teológico, segundo Jordan Peterson, isso pode ser observado através de figuras que buscam glória para si mesmas, pregando ensinamentos distorcidos que não refletem a real essência do evangelho de Jesus Cristo.

“Não faltam maus atores também na comunidade cristã do tipo a que os ateus tendem a opor-se”, disse ele. “O problema fundamental com o empreendimento religioso é que ele pode ser capturado pelos narcisistas psicopatas, e é isso que você vê na história do Evangelho.”

Esse tipo de influência negativa envolvendo interesses escusos e cultura também foi observado na época de Jesus, segundo o psicólogo. Ele conclui fazendo um paralelo da atualidade com àquele tempo.

“Cristo é perseguido mais intensamente pelos Fariseus, os escribas e os advogados. Os Fariseus são hipócritas religiosos que usam a religião para seu próprio auto-engrandecimento. Esse é um perigo real no empreendimento religioso, e especialmente as formas mais evangélicas do Cristianismo têm sido propensas a serem invadidas por charlatães egoístas. Isso é um problema”, alerta.

Coreia do Norte: pastor pregou a guardas em campo de trabalho

Um pastor sentenciado à prisão perpétua com trabalhos forçados na Coreia do Norte seguiu pregando o Evangelho para os guardas, e viu que a mensagem impactou muitos deles, tornando-os mais amigáveis.

O pastor canadense Hyeon Soo Lim, nascido na Coreia do Sul, discursou na sexta-feira passada durante a convocação da Liberty University em Lynchburg, Virgínia, durante uma visita para um evento realizado pela Escola de Divindade John W. Rawlings.

“Eu não conseguia dar um único passo livremente”, disse Lim sobre seu cativeiro na Coreia do Norte, consistentemente classificada como o governo mais hostil a cristãos em todo o mundo.

“Eu era um escravo completo. Eles retribuíram o bem com o mal até o fim, tudo por causa de um ditador”, acrescentou o pastor.

A prisão

Em 2015, Lim foi condenado a uma vida de trabalhos forçados depois que a Coreia do Norte o acusou de tentar derrubar o regime comunista. Ele foi libertado em 2017 por motivos humanitários e desde então retomou sua rotina de pregações.

Antes de sua prisão, a Igreja Presbiteriana Coreana Light de Lim, em Ontário, visitou a Coreia do Norte 100 vezes desde 1997 e ajudou a montar um orfanato e uma casa de repouso.

“Então, um dia em 2013, durante um sermão nos Estados Unidos, eu preguei que a razão pela qual a Coreia do Norte é amaldiçoada é porque eles ergueram muitas estátuas de Kim Il-sung, e eu declarei que a Coreia do Norte só seria salva se essas estátuas fossem derrubadas. Eu também preguei que a Coreia do Norte se envolve continuamente em política violenta”, disse o pastor Lim.

Durante sua prisão, Lim recebia pouca comida e foi submetido a abuso verbal, o que lhe causou tanto estresse que ele sofreu de diarreia. Ele disse que suas refeições consistiam principalmente de repolho salgado e arroz com pedras.

Trabalho forçado

Os dedos das mãos e dos pés de Lim também sofreram danos porque ele teve que quebrar carvão congelado como parte de sua sentença de trabalho forçado no inverno.

Embora os guardas o proibissem de assistir televisão, ouvir rádio ou ler livros, eles permitiram que Lim tivesse uma Bíblia, algo que o pastor comparou à “alegria de encontrar água viva no deserto”.

Lim passava os dias orando e lendo as Escrituras enquanto os guardas tentavam encontrar informações sobre ele; no entanto, tudo o que conseguiam encontrar era o conteúdo dos sermões do pastor.

Depois que os guardas da prisão ouviram os sermões, Lim disse que testemunhou uma mudança notável no comportamento deles em relação a ele, incluindo começar a lhe trazer mais comida.

A mudança continuou por mais três anos na prisão do pastor, e alguns dos guardas até começaram a procurar o pastor para aconselhamento familiar. Dos oficiais de mais alta patente aos de menor patente, ele disse que notou a mudança em quase “todos”.

Visões

“Ao ver essa mudança, percebi mais claramente que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir por meio da Palavra de Cristo. Vendo tal transformação nos principais líderes do Partido Comunista, fiquei certo de que um dia, quando a Coreia do Norte se abrir e o Evangelho for espalhado, logo será transformada no exército do Senhor. Quando as pessoas que espalharão o Evangelho na Coreia do Norte estiverem prontas, Deus abrirá as portas da Coreia do Norte. Se a Coreia é o fim da terra para a evangelização mundial, devemos ir até os confins da terra para pregar o Evangelho”, declarou o pastor.

Três meses antes de sua libertação, enquanto trabalhava em cativeiro, Lim teve uma visão da evangelização da Coreia do Norte. Em uma delas, ele viu um movimento de 1 milhão de missionários para entrar no país. Em outra, viu o estabelecimento de 10 mil escolas que permitiriam que famílias e igrejas ensinassem a Bíblia às crianças.

O pastor canadense convocou qualquer um inspirado a ajudar a igreja norte-coreana a se juntar a ele em seus esforços: “Qualquer um que esteja preparado para amar e servir aos outros é bem-vindo. A evangelização da Coreia do Norte é o atalho para a evangelização mundial. A Coreia do Norte é o solo mais fértil para espalhar o Evangelho. Precisamos da força da América. Quem irá? Quando Ele perguntar, que você e eu possamos responder: ‘Aqui estou’”, finalizou Lim, segundo o The Christian Post.