Arca de Noé: ‘Tio Nico’ visita réplica inspirada no relato de Gênesis

O pastor Augustus Nicodemus fez uma visita ao Ark Encounter, um parque com uma réplica da Arca de Noé em tamanho real localizado em Williamstown, estado do Kentucky (EUA).

Atualmente, Nicodemus é pastor na Esperança Bible Presbyterian Church, em Orlando, na Flórida. Em seu canal no YouTube, ele compartilhou um vlog de sua visita ao parque e descreveu sua fascinação com a dimensão da arca.

O Ark Encounter foi um projeto anunciado em 2010 pelo empresário e apologeta Ken Ham, do ministério Answers in Genesis, que se dedica a combater teoria da evolução e também comanda o Museu da Criação, situado em Petersburg, no mesmo estado.

“Uma réplica em tamanho real da arca. Nós vamos poder entrar e dar uma olhada. [A visita] já começa com o arco-íris, para dizer que o sentido correto é a aliança de Deus para conosco. Que coisa linda”, disse o pastor.

Ao se deparar com a réplica da arca, o pastor – popularmente conhecido como “Tio Nico” – não escondeu sua surpresa: “Gente, que coisa gigantesca! Réplica real, de acordo com as medidas que nós lemos lá em Gênesis”.

“Gente, que coisa linda. Olhem o tamanho disso! Coisa gigantesca”, afirmou, pouco antes de entrar e conhecer os andares interiores da arca, com áreas que reproduziam o local de culto de Noé e sua família dentro da embarcação, assim como as acomodações dos animais.

“Eles têm uma rampa de madeira para o acesso, porque são vários andares. É muito alta, muito grande”, descreveu, elogiando em seguida o esforço de reproduzir a estrutura feita por Noé: “Eles tentaram fazer o mais próximo possível do que aconteceu no original, baseado no relato bíblico do livro de Gênesis. […] Que trabalho de engenharia!”.

Assista ao passeio do “Tio Nico” no Ark Encouter:

Assine o Canal

Malafaia faz convocação para ato contra Moraes em 7 de setembro

O pastor e empresário Silas Malafaia voltou à utilizar as redes sociais para criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após reportagem do jornal Folha de S. Paulo e uma decisão envolvendo a filha do jornalista Oswaldo Eustáquio, de apenas 16 anos.

Em um vídeo gravado pelo líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), Malafaia aparece pedindo a prisão de Moraes, segundo ele, por estar cometendo abuso de autoridade enquanto magistrado do STF.

“Eu venho há mais de dois anos denunciando esse ditador desgraçado. Ele rasga sucessivamente a Constituição. Ele preside inquéritos imorais, ilegais”, afirma o pastor na gravação.

“Tem que dar um basta em Alexandre Moraes, ele tem que sofrer um impeachment e ser preso pelos seus crimes”, completou o religioso. Em outra publicação, o pastor compartilhou um banner que convoca uma manifestação para o próximo dia 7, na Avenida Paulista (SP), cujo objetivo é respaldar uma petição popular contra o magistrado do Supremo.

O jornalista Paulo Figueiredo, uma das figuras citadas em mensagens trocadas por assessores de Moraes, comemorou o apoio de Malafaia para a manifestação, dizendo que o ato será “gigante”. “Podem anotar. Uma das maiores! Quem vai???, perguntou o comunicador.

“Ficará impune?”

Quem também cobrou uma reação contra o ministro Alexandre de Moraes foi o pastor e escritor Yago Martins. Por meio das redes sociais, o líder religioso lembrou que procuradores da Operação Lava Jato foram alvos de investigação e tiveram processos anulados por vazamento de mensagens supostamente comprometedoras.

“Quando vazaram as conversas da Lava Jato, nunca houve qualquer conversa sobre fabricação de provas”, escreveu Yago. “Mesmo assim, a imprensa caiu em cima. Agora, há registros de manipulação consciente, fabricação de provas contra a imprensa. O Xandão ficará impune?”.

Assista, abaixo, o vídeo do pastor Malafaia:

Assine o Canal

Diabo: pastor explica se devemos nos dirigir a ele durante orações

As perguntas mais inusitadas sobre a vida cristã são feitas ao pastor John Piper, que há anos se dedica a respondê-las em um podcast. Recentemente, um ouvinte o questionou se é correto se dirigir ao diabo durante nossas orações.

Em sua detalhada resposta, o pastor não apenas listou posturas a serem adotadas em nossas orações, como também reiterou o conceito bíblico que satanás não é o nosso principal problema, embora seja um adversário implacável.

A pergunta do ouvinte surgiu após uma resposta dada por John Piper em outro episódio, em que o pastor fala sobre o diabo amar o fato de um cristão ter uma vida de oração fraca. Nessa ocasião, Piper “se dirigiu ao diabo diretamente, dizendo a ele para sair do caminho”, relembrou o ouvinte.

“Embora eu tenha entendido o ponto, fiquei preocupado. Devemos falar ou nos dirigir ao diabo diretamente enquanto oramos a Deus? Sei que é uma prática comum em muitas igrejas dirigir-se ao diabo diretamente, para repreendê-lo, em orações corporativas, por exemplo. Considero essas práticas falsas, pois não vejo nenhuma razão bíblica para fazê-lo”, acrescentou o ouvinte.

Primeira resposta

Piper iniciou sua explicação pedindo que Deus “nos dê sabedoria para não superestimar e não subestimar a presença e o perigo do diabo e dos demônios”.

Em seguida, listou três fatos sobre a chamada batalha espiritual: “Primeiro, o diabo não é nosso principal problema. O pecado é nosso principal problema; nós somos nosso principal problema. E, portanto, devemos concentrar a maior parte de nossa guerra espiritual não contra Satanás e não contra outras pessoas, mas contra o pecado em nosso próprio coração e vida”.

O segundo ponto é a compreensão de que quem luta pelo cristão é Deus: “Nunca se esqueça — pregue para si mesmo muitas e muitas vezes — que ‘aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo’ (1 João 4:4). Cristo, por sua morte e ressurreição, desferiu um golpe decisivo e derrotador contra satanás. Ele não pode destruí-lo, exceto tentando-o a desconfiar de Jesus e andar em pecado. Creia no triunfo que você já tem — o pagamento inicial pelo Espírito em sua vida — e ande nesta vitória”.

O terceiro ponto conceitual destacado por John Piper envolve “o método de libertação demoníaca que Paulo dá em 2 Timóteo 2:24–26”, quando o apóstolo diz ao jovem pastor que ele deveria “não ser briguento, mas gentil para com todos, apto para ensinar, suportando pacientemente o mal, corrigindo seus oponentes com mansidão”.

“E então ele acrescenta ‘Deus pode’ — então, enquanto você faz isso, aqui está o que Deus vai fazer, talvez — ‘talvez lhes conceda arrependimento levando ao conhecimento da verdade, e eles possam voltar ao juízo e escapar da armadilha do diabo, depois de terem sido capturados por ele para fazer a sua vontade’. Essa é a maneira normal e estável de derrotar o poder do diabo no ministério cristão”.

Sem desprezar a realidade de que há possessões demoníacas que podem exigir um exorcismo real, o pastor enfatiza que “o caminho comum de libertação é o caminho de ensinar a verdade que satanás não pode suportar e, portanto, ele vai embora porque a verdade começa a se firmar pela graça de Deus na vida das pessoas”.

A segunda resposta

Piper então diz como o cristão não deve falar com satanás: “Nunca negocie com o diabo. Ele é completamente mau. Ele é muito sutil e enganador, e é especialista em armar armadilhas para as pessoas. Nunca barganhe com o diabo. Jesus se recusou a fazer isso no deserto. Nós deveríamos nos recusar a fazer isso em todos os lugares”.

Outro ponto é rejeitar tudo que é dito por satanás: “Nunca fale com o diabo com aprovação. Em João 8 Jesus disse que ele é um mentiroso desde o princípio, e por trás dessa trapaça há uma intenção assassina. Mesmo quando ele fala em meias-verdades, você faria bem em não aprovar nem metade disso, porque sua intenção é prender e enganar”.

O terceiro ponto prático destacado pelo pastor foi um alerta: “Qualquer poder que temos sobre satanás não reside em nós por natureza. É o poder de Jesus Cristo. Não temos autoridade em nós mesmos, à parte d’Ele. Não temos sabedoria em nós mesmos que seja suficiente para nos opormos ou descobrirmos os esquemas do diabo. É tudo de Cristo”.

Em quarto lugar, Piper diz que a autoridade de Jesus deve ser enfatizada, citando Judas 9: “‘Quando o arcanjo Miguel, contendendo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não presumiu pronunciar juízo blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda’. Ele está falando com o diabo. A palavra você significa que ele estava falando com o diabo. Mas o que ele não presumiria fazer, e nós não devemos presumir fazer, é falar com o diabo em seu próprio nome ou em sua própria autoridade. E então, ele diz: ‘O Senhor te repreenda’”.

“Jesus os expulsou em sua própria autoridade; os discípulos os expulsaram em nome de Jesus. ‘Saiam em nome de Jesus’ é provavelmente o que eles disseram. Então, quando 1 Pedro 5:9 e Tiago 4:7 dizem que devemos ‘resistir ao diabo’, acho que esses comandos em 1 Pedro e Tiago incluem aqueles momentos em que o ataque demoníaco a você ou a seu ente querido é tão claro e tão flagrante que você deveria dizer algo como: ‘Não, não, em nome de Jesus, deixe-me em paz’ ou ‘Deixe meu filho em paz em nome de Jesus. Vá embora, satanás — saia desta casa’. Então nos voltamos para Cristo”, acrescentou o pastor.

Ao final do podcast, Piper disse que “sim, os cristãos podem falar assim com o diabo, mas não será sua maneira normal e diária de triunfar sobre seus esquemas”, já que “Deus nos tornará muito úteis neste mundo de derrotar os esquemas do diabo enquanto nos concentramos em suas promessas e derrotamos nossos próprios pecados por seu poder”.

Quinta temporada de The Chosen garantida com doações dos fãs

Após um período de incertezas, a quinta temporada de The Chosen foi confirmada. O financiamento para custear a produção virá de doações de mais de 100 mil pessoas de todo o mundo.

A organização sem fins lucrativos Come and See Foundation anunciou que 104 mil pessoas de 151 países contribuíram financeiramente para levantar os recursos necessários para as filmagens da quinta temporada de The Chosen.

A série enfrentou problemas contratuais em sua quarta temporada, que demorou a ser lançada. Após o rompimento do contrato com a antiga parceira, Angel Studios, a entidade Come and See Foundation se prontificou a viabilizar as outras três temporadas que faltavam para a série: “Temos três pilares, e um deles é garantir que todas as sete temporadas sejam realizadas”, disse Stan Jantz, diretor executivo.

Agora, com os recursos garantidos, a série já tem um escopo definido para a quinta temporada, contando a história da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém nos dias anteriores à sua morte e ressurreição, incluindo “o que a Semana Santa significou para os discípulos, seguidores e inimigos de Jesus em tempo real”.

“A 5ª temporada está totalmente financiada porque mais de 100.000 pessoas de todo o mundo doaram para tornar a 5ª temporada desta série inovadora possível”, disse Jantz. “A generosidade extraordinária que testemunhamos diariamente é inspiradora porque nos permite continuar a tornar o Jesus autêntico conhecido pelo mundo, um episódio de cada vez”.

De acordo com informações do portal Crosswalk, o criador e diretor Dallas Jenkins agradeceu aos fãs pelo apoio: “A única razão pela qual consigo me concentrar em executar The Chosen é porque os espectadores continuam a doar para Come and See. E ainda mais bonito é o impacto que o show está tendo em todo o mundo por causa do trabalho de Come and See em manter o show gratuito e traduzi-lo para tantos idiomas”, comentou.

A entidade Come and See Foundation é um ministério parceiro que arrecada dinheiro para produção, tradução e distribuição global. Um dos seus objetivos é manter a série gratuita para “apresentar a melhor história da melhor pessoa para o maior número de pessoas na linguagem que elas conhecem melhor”, segundo o diretor executivo.

As quatro primeiras temporadas de The Chosen estão disponíveis no aplicativo oficial da série, que está disponível em mais de 50 idiomas. “O ímpeto que estamos vendo por trás desse movimento é inigualável, pois o mundo responde à história de Jesus por meio de Os Escolhidos”,  acrescentou Jantz.

Cirurgiões Plásticos se opõe a cirurgias em menores “trans”

O número de jovens que se identifica como “trans” cresceu rapidamente nos últimos anos, assim como medidas de saúde chamadas de “afirmação de gênero”, o que inclui intervenção cirúrgica e hormonal. Agora, porém, também vem crescendo a quantidade de profissionais de saúde contrários a esses procedimentos.

É o caso dos profissionais da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), que recentemente emitiu uma nota se opondo à realização de cirurgias em menores “trans”, especialmente crianças.

A ASPS, diz a nota, não respalda “nenhuma recomendação de prática de organização para o tratamento de adolescentes com disforia de gênero”. Isto, porque, de acordo com a entidade, as evidências de que tais procedimentos trazem algum benefício ainda são muito deficientes.

“A ASPS está revisando e priorizando várias iniciativas que melhor apoiam o atendimento cirúrgico de gênero baseado em evidências para fornecer orientação aos cirurgiões plásticos”, disse o grupo para a Fox News Digital.

“Como membros da equipe de atendimento multidisciplinar, os cirurgiões plásticos têm a responsabilidade de fornecer educação abrangente ao paciente e manter um processo de consentimento informado robusto e baseado em evidências, assim, os pacientes e suas famílias podem definir expectativas realistas no contexto de tomada de decisão compartilhada”, completa a nota.

Respaldo

A nota da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos a respeito das políticas médicas de afirmação de gênero em jovens “trans” também encontra respaldo em um levantamento encomendado pelo Serviço Nacional de Saúde britânico.

Conforme noticiado pelo New York Times, a pesquisa que durou quatro anos foi liderada pela doutora Hilary Cass, uma das maiores pediatras inglesas, motivo pelo qual o estudo foi batizado de “Revisão Cass”.

O levantamento concluiu que, na realidade, “não temos boas evidências sobre os resultados a longo prazo das intervenções para gerir o sofrimento relacionado com o género”.

Com base nessa conclusão, a Inglaterra decidiu proibir tratamentos com bloqueadores hormonais em menores trans. Em vez disso, os pesquisadores, agora, sugerem que estes jovens sejam acompanhados psicologicamente e socialmente. Com informações: Yahoo.

Documentário mostra casos de trans arrependidos: ‘Porque a pressa?’

Assine o Canal

‘Preguem com ousadia’, diz pastor após acusações de homofobia

O pastor David Eldridge teve um sermão censurado nas redes sociais depois de uma ação movida por ativistas LGBT+ em junho de 2023. Agora, após nova decisão da Justiça restaurando sua pregação, ele comemorou a vitória incentivando os pastores brasileiros: “preguem com ousadia”.

David Eldridge disse em um evento da União das Mocidades das Assembleias de Deus de Brasília (UMADEB) em fevereiro de 2023 que “todo homossexual tem uma reserva no inferno, toda lésbica tem uma reserva no inferno, todo transgênero tem uma reserva no inferno, todo bissexual tem uma reserva no inferno, todo drag queen e prostituta tem reserva no inferno”.

Em junho, a Justiça do DF acatou um pedido de remoção do vídeo das redes sociais por conta de um suposto “discurso de ódio”. A Assembleia de Deus recorreu e um juiz da 22ª Vara Cível de Brasília acatou o recurso, estabelecendo que “pregação religiosa não é discurso de ódio”.

Em sua conta no Instagram, o pastor americano afirmou que “nos últimos 18 meses tenho visto Deus trabalhando” e que “o Reino de Deus foi vitorioso sobre os acusadores que buscavam impedir o avanço do Evangelho”.

“Sou grato à minha representação legal em Brasília e pela Christian Law Association, aqui nos EUA. Também serei eternamente grato à AD e sua liderança por seu apoio contínuo”, destacou.

A reviravolta serve, nas palavras do pastor David Eldridge, para que outros pastores aproveitem “a oportunidade de permanecer na Palavra de Deus e pregar com ousadia”, acrescentando que as igrejas brasileiras formam “um exército poderoso usadas por Deus para este último tempo”.

Confira a íntegra:

Nos últimos 18 meses, tenho visto Deus trabalhando. Não consigo expressar gratidão suficiente ao Deus das Escrituras Sagradas por Sua misericórdia para comigo. Sua mão também tem estado sobre a igreja Assembleia de Deus em Brasília e, consequentemente, a UMADEB fortalecendo e sustentando-os para um momento como este.

Esta semana, o reino de Deus foi vitorioso sobre os acusadores que buscavam impedir o avanço do evangelho. Sou grato à minha representação legal em Brasília e pela Christian Law Association, aqui nos EUA. Também serei eternamente grato à AD e sua liderança por seu apoio contínuo.

Aos pastores das igrejas no Brasil, digo: esta é vossa oportunidade de permanecer na palavra de Deus e pregar com ousadia! Não deixem este momento passar. Mantenha o foco em alimentar as ovelhas e não em alimentar seus bolsos!

Às igrejas no Brasil – vocês são um exército poderoso usadas por Deus para este último tempo. Que o fogo do avivamento continue a se espalhar por toda a nação!

Aos líderes do governo no Brasil: respeito o vosso sistema de justiça e nunca busquei nenhum mal ao país. Deus me enviou ao Brasil para ser um pregador, não um político.

Também quero agradecer ao juiz, que decidiu à favor da liberdade bíblica e religiosa.

Aos LGBTQIA+: Jesus é o Salvador de todos e Ele vos chama hoje para luz. Acredito que muitos de vocês receberão a Jesus como salvador e serão livres dos poderes das trevas que estão destruindo suas vidas. Olhem para Jesus e viva!

Lembrem-se das palavras de Jesus: “…sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Salmos 124:8 “Nossa ajuda está no nome do SENHOR”.

Afeganistão: Igreja Perseguida cresce sob ataques do Talibã

Há três anos o grupo extremista muçulmano Talibã tomou o poder no Afeganistão após a retirada das tropas militares ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Desde então, a situação dos cristãos no país se tornou ainda mais difícil, mas a perseguição tem impulsionado o crescimento da Igreja.

Ao todo, estima-se que três milhões de afegãos vivam refugiados em países vizinhos, lutando diariamente para sobreviver. Isolados em montanhas arenosas, a maioria mora em pequenas casas de barro, e seus filhos não podem ir à escola e são explorados no trabalho.

Atualmente, o Afeganistão é considerado do 10º país mais hostil para cristãos, no ranking anual Lista Mundial da Perseguição, elaborado anualmente pela Missão Portas Abertas para classificar os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

A situação dos refugiados afegãos é ainda mais delicada por conta da recusa dos governos dos países vizinhos em ajuda-los. Essa postura é adotada por temor de que o grupo extremista muçulmano faça alguma represália.

“Até mesmo o acesso à água é negado às pessoas que ousaram fugir do Afeganistão. No entanto, há cristãos como Ahmad que cava poços de 240 metros de profundidade para oferecer água a quem precisa e aproveita a oportunidade para falar sobre Jesus, a fonte de água viva”, diz comunicado da Portas Abertas.

O nome Ahmad é um pseudônimo adotado por questões de segurança, para evitar retaliações por parte dos radicais islâmicos. Segundo a Portas Abertas, “Ahmad é comparado ao apóstolo Paulo da região porque tem como objetivo de vida apresentar a Cristo para refugiados afegãos, que são de maioria muçulmana”.

“Ajudamos as pessoas com roupas, casacos de inverno, sapatos, fraldas, assistência médica e outras questões práticas. Só o fato de cuidarmos delas as deixa curiosas. Por meio do projeto com o poço, cerca de 300 famílias já ouviram falar de Jesus. Elas se reúnem em grupos domésticos. Trinta afegãos foram batizados em apenas um mês”, declarou Ahmad.

Ao longo dos últimos anos, ele já foi preso cinco vezes e sua irmã foi agredida por policiais que queriam força-la a negar a Jesus. Quando eles perderam o pai, Ahmad foi impedido de comparecer ao funeral por uma multidão de 500 muçulmanos, por exemplo.

Mesmo assim, Ahmad segue anunciando o Evangelho nas oportunidades que recebe, com o objetivo de fazer discípulos de Jesus.

Outro caso de missionário local é o de Ishmaël (também um pseudônimo), que ensina futebol para adolescentes: “Desde o início do projeto de futebol, cerca de quarenta meninas e cem meninos se reúnem todos os dias. O exercício lhes dá esperança e prazer e isso nos dá contato com seus pais. Alguns nunca ouviram o Evangelho”, relatou.

Dessa forma, uma igreja doméstica está sendo formada de maneira discreta: “Precisamos de sabedoria. Às vezes, não sabemos qual é a melhor maneira de ajudar os refugiados. Portanto, por favor, orem por nós, porque sem a ajuda de Deus, não chegaremos a lugar nenhum”, pediu Ishmaël.

‘Sem Palavras’: Julia Vitoria e Luciano Camargo fazem dueto

A música Sem Palavras, composta por Vanilda Bordieri, ganhou uma nova versão na voz de Julia Vitória, que fez um collab com Luciano Camargo.

A canção original dos anos 1990 agora está com novos arranjos e um clipe gravado em Campos do Jordão (SP). “Essa canção é muito especial para mim. Meu desejo é que ela vá ainda mais longe para trazer conforto e consolo às pessoas que se encontram angustiadas”, disse a jovem cantora.

Luciano Camargo, que vem priorizando a música gospel em relação à dupla com o irmão Zezé no segmento sertanejo, contou que aprecia a canção há anos: “Eu gostava muito de ir aos shows ouvindo louvores, em um desses dias eu conheci Sem Palavras. Assim que cheguei em casa, mostrei para minha esposa e ela gostou muito, passou a ser uma das nossas preferidas”.

A ideia para o collab entre Julia Vitória e Luciano Camargo surgiu de uma conversa informal entre o cantor e o diretor da gravadora Musile Records, Ricardo Carreras.

De acordo com informações da assessoria de imprensa, a parte instrumental da música foi produzida e gravada em Nashville, cidade no Tennessee (EUA) que é considerada a capital da música country.

Confira o clipe, dirigido por Flauzilino Jr:

Sem Palavras

Assine o Canal

Pastor Davi Brunet, tio de Tiago, acusado de importunação sexual

O pastor Davi Brunet, líder da Igreja Vida Nova, está sendo acusado por uma mãe de importunação sexual contra suas duas filhas adolescentes, de 16 e 18 anos de idade. O líder religioso é tio do coach Tiago Brunet.

A Igreja Vida Nova, situada no bairro Inhaúma, zona norte do Rio de Janeiro, era frequentada por Daniela Costa há três anos. No começo deste ano, as filhas se afastaram das atividades da congregação, o que despertou desconfiança sobre o motivo.

Davi Brunet, 74 anos, é pai do pastor Mário Brunet e irmão de Marcos Brunet, pai de Tiago Brunet. Ele está sendo acusado de apalpar os seios e as nádegas da menor de idade, enquanto teria aproveitado de um descuido da maior para, encostar a boca em seus lábios durante um cumprimento com beijo no rosto.

“Do nada ela saiu da igreja e tomou ódio de igreja. Ficava trancada no quarto e não falava com a gente sobre o motivo disso [do afastamento]. Ela era uma menina envolvida na igreja, tocava bateria com os jovens, super ativa na igreja, beleza. Aí, a minha filha de 18 anos veio me falar, conversou comigo que o pastor da igreja dela estava a assediando pelo celular, pela internet, que estava seguindo ela”, descreveu Daniele.

Segundo a mãe, quando a filha mais velha procurou a igreja para relatar o episódio, a orientação recebida foi clara e objetiva: “A minha filha maior foi orientada a conversar comigo e procurar uma delegacia. E eu fiz isso”.

“No dia que eu estava indo, a de 16 anos começou a ter uma crise de choro muito forte e eu pressionando, pressionando ela… aí ela veio confirmar, né? Que o pastor, o mesmo pastor [que assediou a maior] estava perseguindo ela. Que [ele] chegou um dia na igreja, foi cumprimentar ela e pegou nos seios delas, apertou e passou a mão na bunda dela. Nas nádegas dela, entendeu?”, contou.

A mãe detalhou o comportamento de assédio supostamente cometido pelo pastor: “Quando ela ia no bebedor, ele queria ir atrás, mas sempre aparecia alguém. Isso acontecia sempre que ele via ela sozinha. [Ele] queria estar com ela em algum momento sozinha, então, ela acabou saindo da igreja. Saiu por isso”.

Trauma

Daniele Costa disse que a filha menor ficou traumatizada: “Minha filha está fazendo tratamento psicológico. Minha filha está com depressão, tomando remédio, fazendo uso de antidepressivo. Minha filha mudou. Depois que a gente denunciou [o abuso], outras meninas denunciaram também, que nunca tiveram coragem de denunciar”.

De acordo com informações do portal Metrópoles, uma captura de tela de uma conversa por mensagem entre Davi Brunet e a adolescente de 18 anos mostrava tentativas insistentes de contato da parte do pastor. Entre ligações recusadas, ele teria enviado uma mensagem sobre o Espírito Santo.

No relato feito ao portal, a mãe descreveu a situação vivida por uma jovem que, quando tinha apenas 10 anos de idade, também teria sido abusada por Davi Brunet, além de uma que teria sido estuprada em 2010: “Esse homem não pode ficar impune”, finalizou.

Justiça decide: sermão pregado na Assembleia de Deus é legítimo

O sermão pregado pelo pastor David Eldridge na União das Mocidades das Assembleias de Deus de Brasília (UMADEB) em fevereiro de 2023 havia sido removido da internet em junho do ano passado a pedido de ativistas LGBT, mas agora a Justiça reconheceu que “pregação religiosa não é discurso de ódio”.

A 22ª Vara Cível de Brasília acatou o recurso da Assembleia de Deus e revogou a determinação da juíza Lívia Lourenço Gonçalves, da 4ª Vara Cível de Taguatinga, que atendeu ao pedido da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas para remover o sermão das redes sociais.

No sermão, o pastor norte-americano David Eldridge disse que, pelo texto bíblico, “todo homossexual tem uma reserva no inferno, toda lésbica tem uma reserva no inferno, todo transgênero tem uma reserva no inferno, todo bissexual tem uma reserva no inferno, todo drag queen e prostituta tem reserva no inferno”.

Os ativistas LGBT acusaram o pastor e a denominação de incitação à violência e desrespeito à dignidade da comunidade, pedindo uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos, além da remoção do vídeo.

Agora, o juiz responsável por julgar o recurso definiu que o sermão, em seu contexto mais amplo, representa o exercício legítimo do proselitismo religioso e não constitui discurso de ódio, embasando sua interpretação em normas constitucionais e internacionais, e nos precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que definem critérios específicos para identificar crime nesses casos.

O pastor, na ótica do juiz, não pregou a conversão forçada, extermínio ou retirada de direitos da comunidade LGBTQIA+, e por isso o sermão não pode ser tratado como discurso de ódio.

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) e a União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (UNIGREJAS) fizeram publicação de uma nota nas redes sociais comemorando a sentença, que preserva a liberdade religiosa no país.