Queda de avião em Vinhedo mostra que ‘a vida é dura e incerta’

A queda de avião em Vinhedo, da empresa Voepass, matou 62 pessoas na última sexta-feira, 09 de agosto, e a tragédia motivou o pastor Renato Vargens a uma reflexão sobre a fragilidade da vida a partir do Salmo 90.

O avião bimotor modelo ATR-72 com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo. Vídeos circularam nas redes sociais mostrando o momento da queda, em espiral, e a explosão em seguida.

Diante dos registros chocantes da queda do avião, Renato Vargens usou as redes sociais para propor uma reflexão a respeito da efemeridade da vida: “Jonathan Edwards costumava dizer que a ‘vida é dura, curta e incerta’”, afirmou, referindo ao teólogo e missionário norte-americano que viveu no século 16.

“O salmista com muita propriedade escreve: ‘O homem é como pó, cuja existência na terra passa rapidamente diante de Deus. Os anos vêm e vão diante do Deus eterno… A vida do homem, em média de 70 a 80 anos, é breve’ (Salmo 90:3;9,10)”, acrescentou o pastor.

Vargens também lembrou que a Bíblia traz outras reflexões sobre a fragilidade da existência: “Tiago em sua epistola, nos alerta: ‘Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa’ (Tiago 4:13-17)”.

“Sim, a vida é um sopro. Não sabemos sequer se estaremos vivos daqui a 20 minutos. Devemos estar preparados para o dia da nossa morte a fim de nos encontrarmos com o Criador. Que Deus console os familiares e amigos que morreram nessa tragédia”, finalizou Vargens.

Daniel Mastral enviou áudio a ex-satanista temendo ser executado

Um áudio gravado por Daniel Mastral dias antes de sua morte e vazado nas redes sociais mostra o escritor desabafando com Vicky Vanilla sobre sua exaustão e percepção que sua vida estava próxima do fim, além de sua séria desconfiança de que poderia ser assassinado.

Daniel Mastral foi encontrado morto no condomínio onde morava no dia 04 de agosto, um domingo. O caso foi registrado como suicídio, mas a Polícia investiga ameaças que o escritor relatou antes de sua morte e apreendeu seu celular.

No áudio vazado, Mastral diz que estava disposto a dar respostas que sempre evitou falar e que considerava estar vivendo seus últimos momentos: “Eu refleti um pouco a respeito e eu tenho algumas coisas a fazer ainda aqui, antes de partir. Se você concordar, a gente pode fazer um podcast no seu canal, onde eu posso falar tudo aquilo que eu nunca pude. Responder respostas que sempre me fizeram e eu nunca pude responder, e depois disso eu tenho que finalizar minha missão. Eu não sei como te explicar isso. Eu falaria pessoalmente, não diante de câmeras”, diz o escritor.

“Te agradeço muito por […] ter se… me perdoe [choro]. Estou umas três noites sem dormir, então minha mente está confusa e cansada. Eu queria falar algumas coisas que acho que iriam reverberar melhor através do seu canal, porque eu e você somos irmãos”, acrescentou, dirigindo-se a Vicky Vanilla, que se declara ex-satanista.

Bastante emocionado, Daniel Mastral enfatiza no áudio que tinha medo de ser assassinado: “Gostaria de dizer minhas últimas palavras antes de partir. Infelizmente eu vou ter que sinalizar algumas coisas, são muito importantes, que nunca foram faladas e que eu não posso falar agora. Se eu falar nesse momento, me executam. Mas depois que eu deixar registrado… porque se eu registrar nos meus canais, tem muita gente que tem acesso aos meus canais, minhas senhas, etc., podem deletar. Mas no seu canal, não. No seu canal fica para a eternidade”.

O escritor reiterou seu esgotamento psicológico ao pedir detalhes sobre o agendamento da entrevista: “Eu quero falar algumas coisas e depois eu tenho que fazer algumas coisas antes da minha partida. Eu estou muito cansado”.

“Me perdoe, meu irmão, se as minhas palavras confundem você, mas eu to muito cansado. Eu não suporto mais essa vida, sabe. Tanta hipocrisia, é tudo falsidade. Eu queria falar o que precisa ser dito. Falar a verdade. A verdade empírica, comprovada também com documentos, com fatos, eu vou levar tudo”, insistiu Mastral.

“Eu não suporto mais essa vida aqui. Muito pesado, aqui. Acho que já cumpri minha missão […] Antes de eu partir… acho que vou esse ano. Posso estar muito enganado, mas eu vou esse ano”, disse.

Confira a íntegra do áudio enviado por Daniel Mastral ao influenciador Vicky Vanilla:

Assine o Canal

Boulos se diz ‘cristão' e Sonaira reage: ‘Lobo em pele de cordeiro’

O candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, deputado federal Guilherme Boulos, afirmou em entrevista que é cristão e que tem sua própria fé. Sonaira Fernandes, sua principal antagonista na capital paulista, classificou a afirmação como oportunista.

Em entrevista à rádio Musical FM, o candidato a prefeito de São Paulo disse que é cristão e carrega consigo valores religiosos aprendidos com sua família: “Eu sou cristão. Sou batizado, crismado na Igreja Cristã Ortodoxa. Tenho uma formação cristã na minha família, dos meus pais. Tenho minha fé”.

“O que eu não gosto – e por isso não fico falando disso – é de político que tenta manipular a fé das pessoas em véspera de eleição, para atacar os outros ou para fazer demagogia. Mas eu tenho minha fé, e quem me conhece sabe disso”, declarou Boulos.

Porém, a vereadora Sonaira Fernandes (PL-SP), missionária pentecostal, viu na fala de Boulos o oportunismo ao qual ele alega se opor: “Agora o Boulos ‘virou’ cristão. É só chegar as eleições que esses milagres acontecem. Já viram ele em alguma missa ou culto?”, questionou.

“Quando chega a época de campanha, Boulos aprende a sorrir e até ‘vira’ cristão. Lobo em pele de cordeiro”, acrescentou Sonaira, que é candidata à reeleição.

Em 2022, quando a então primeira-dama Michelle Bolsonaro convocou um jejum por eleições limpas no Brasil, Boulos zombou da iniciativa.

Em março deste ano, o PSOL – partido liderado por Boulos em São Paulo – também expressou desprezo pela Páscoa ao publicar uma imagem de Jesus crucificado com soldados romanos dizendo “bandido bom é bandido morto”.

Assine o Canal

165 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil: ‘Testemunhas do Reino’

Em 1862, o missionário Ashbel Green Simonton chegou ao Brasil para plantar a primeira Igreja Presbiteriana do Brasil no centro do Rio de Janeiro. A data de sua chegada, 12 de agosto, é comemorada pelos presbiterianos como o marco da fundação da denominação no país.

A Igreja Presbiteriana do Brasil, a primeira denominação protestante brasileira, foi fundada em um período que o catolicismo ainda era a religião oficial. Em 2011, quando foram comemorados os 150 anos de fundação, o Senado realizou uma sessão solene em homenagem.

Nas redes sociais, a denominação fez uma publicação agradecendo a Deus pelo trabalho missionário do qual nasceu: “Hoje celebramos com profunda gratidão os 165 anos da chegada do Rev. Ashbel Green Simonton ao Brasil, um marco que deu início à rica história da Igreja Presbiteriana do Brasil”.

“Simonton plantou a semente do Evangelho em solo brasileiro, organizando a primeira Igreja Presbiteriana em 1862 e lançando o primeiro jornal evangélico, ‘A Imprensa Evangélica’. Seu legado perdura até hoje, moldando gerações e fortalecendo a fé de milhares. Ao refletirmos sobre essa jornada, somos chamados a ser testemunhas vivas do Reino de Deus, assim como os pioneiros que nos precederam”, acrescenta a legenda.

“‘Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.’ Salmo 126:3. Vamos celebrar juntos a condução de Deus ao longo desses 165 anos, reafirmando nosso compromisso de espalhar a mensagem de Cristo em nossa nação”, finaliza o post.

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros foi uma das igrejas da denominação, dentre diversas outras, que também comemorou o aniversário: “Simonton teve apenas oito anos de ministério aqui no Brasil. Entretanto, durante este período, fundou, no Rio de Janeiro, uma escola dominical, uma igreja, um jornal, um seminário, um presbitério, enfim, uma denominação inteira”.

“São 165 anos de muitas lutas e vitórias, 165 anos de seriedade doutrinária e confessional, sem perder o amor pela obra missionária. Vivemos e existimos para a glória de Deus. Louvado seja o Senhor pelo aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil!”, conclui a legenda.

Assine o Canal

Camila Campos tem melhora clínica com tratamento contra câncer

Um relatório médico sobre o estado de saúde da cantora Camila Campos, diagnosticada com câncer metástico (estágio avançado), aponta que houve melhora do quadro geral após o nascimento da segunda filha, Sofia.

Camila Campos recebeu um diagnóstico de câncer de mama, que se espalhou para os ossos, durante a gestação de Sofia. A menina nasceu prematura, com 33 semanas, para que o tratamento contra os tumores fossem iniciados às pressas.

O oncologista Paulo Henrique Costa Diniz, da Rede Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), assinou o relatório apontando “sinais de resposta clínica ao tratamento instituído”, o que caracteriza evolução positiva.

De acordo com informações do G1, o documento sobre o tratamento foi apresentado pela assessoria de imprensa da cantora, que está internada desde o dia 1º de julho com dor óssea.

A bebê Sofia, fruto do casamento de Camila com o ex-zagueiro Léo, que atuou pelo Cruzeiro, precisou de suporte respiratório por cerca de dois dias após o parto, mas apresenta exames normais e está evoluindo bem, em preparação para alta hospitalar.

Após o nascimento da filha Sofia, a cantora compartilhou um vídeo do processo de raspagem do cabelo e pediu orações à Igreja de Cristo: “A beleza do processo… raspar o cabelo não tem haver necessariamente com o externo, com a beleza ou a nossa auto estima. No meu caso, ficar careca é autenticar um diagnóstico. É se olhar no espelho e se enxergar como um paciente oncológico. Porém, tudo muda se você tem a perspectiva de Deus em seu coração. O pai celestial não vê como o homem vê”, escreveu Camila, na ocasião.

‘Recordes vêm e vão, a glória de Deus é eterna’, diz recordista

“Dedico tudo que faço a Deus”, declarou a atleta cristã Sydney McLaughlin-Levrone após conquistar sua terceira medalha de ouro em jogos olímpicos e se estabelecer, mais uma vez, como a recordista mundial dos 400 metros com barreiras.

Além de vencer por mais de um segundo de diferença para a segunda colocada e estabelecer o tempo de 50,37 segundos, superando sua própria marca estabelecida em junho deste ano, Sydney concedeu entrevista e dedicou a Deus sua vitória.

“Eu dedico tudo o que faço a Deus. Ele me deu um presente, Ele me deu um impulso para querer continuar a melhorar, e eu tenho uma plataforma e quero usá-la para glorificá-Lo”, disse ela à imprensa.

“Sempre que piso na pista, faço sempre a mesma oração: ‘Deus, me deixe ser o vaso no qual Tu és glorificado, seja qual for o resultado — como eu me conduzo, como eu me porto, não apenas como eu desempenho’. É libertador saber que, independentemente do que aconteça, Ele vai receber o louvor através de mim. É por isso que eu faço o que faço”, acrescentou, de acordo com informações do portal Sports Spectrum.

O pastor Franklin Ferreira compartilhou uma frase da atleta em sua página no Instagram: “Recordes vêm e vão, mas a glória de Deus é eterna. Eu não mereço nada. Mas pela graça, através da fé, Jesus me deu tudo”.

‘Amor por Cristo’

Recentemente, em um podcast, a recordista fez um relato sobre a oposição que tem sofrido por sua postura: “Tenho recebido muitas mensagens tipo: ‘Você pode não querer falar tanto sobre fé; você pode perder apoio, negócios e outras coisas’. Mas, eu não vivo para a aprovação das pessoas, então não tenho que me preocupar com nenhuma dessas coisas”.

“Mesmo que um patrocinador ou algo assim queira sair, eu sei que Deus proverá para mim da maneira que Ele achar melhor. Então, eu não vou comprometer a Verdade só para fazer as pessoas se sentirem mais confortáveis. Continuo falando porque sei que é para isso que fui chamada, e sou grata por ter uma comunidade ao meu redor que me apoia nisso, mesmo que todas as pessoas de fora não o façam”, sublinhou Sydney.

A respeito de suas convicções em Cristo, Sydney declarou: “Em um esporte em que você está literalmente perseguindo o ouro o tempo todo, eu preferiria meu amor por Cristo e esse relacionamento a uma medalha de ouro a qualquer momento […] Por muito tempo, o atletismo era quem eu era. Mas agora, mais do que nunca, antes de tudo, sou uma filha de Deus, e o atletismo não é quem eu sou, é o que eu faço”, finalizou a recordista norte-americana.

Assine o Canal

Furacão: família clama e sobrevive: ‘Jesus, tenha misericórdia’

O testemunho de uma mulher que sobreviveu a um furacão enquanto orava a Deus por misericórdia e livramento está sendo divulgado pela entidade cristã Samaritan’s Purse como um exemplo de fé e perseverança.

O furacão Beryl, que atingiu a Jamaica com ventos de 233 km/h e foi classificado como uma tempestade de categoria 4, deixou um rastro de destruição em julho deste ano. As autoridades do país consideram que foi o segundo mais forte na história local.

Uma cristã identificada apenas como Simone deixou sua casa em uma região pantanosa, juntamente com sua família, para se abrigar na casa de uma amiga pois o imóvel oferecia maior segurança. Mesmo assim, com a força dos ventos, a água invadiu a casa entrando pelas janelas.

“Minha filha estava chorando. Eu estava tentando ser corajosa, mas em um ponto, lágrimas começaram a cair dos meus olhos” […] Nós estávamos lá dizendo: ‘Jesus, Jesus, tenha misericórdia de nós’”, relembrou Simone, em depoimento à entidade de ajuda humanitária liderada pelo pastor Franklin Graham.

Quando os ventos pararam e a chuva diminuiu, Simone voltou para casa com o marido, os filhos e o neto. A estrutura da casa permaneceu de pé, porém a porta de madeira da cozinha e parte do telhado de alumínio foram arrancados. Além disso, devido ao acúmulo de água parada, a casa cheirava a mofo.

A fé de Simone, porém, não se abalou com as perdas materiais: “Ele é um Deus realmente grande, poderoso, forte, fiel e maravilhoso. Quando oro, eu digo: ‘Deus, é a Sua vontade. Faça do seu jeito’. Porque deve haver um propósito. Deve haver uma razão pela qual estou aqui”, acrescentou.

Três dias após a tempestade, a Samaritan’s Purse chegou ao local para ajudar as vítimas com materiais necessários, como rolos de lonas e kits de higiene. Aproximadamente duas semanas depois, outros dois contêineres com luzes solares e filtros de água chegaram à ilha.

No domingo seguinte, quando toda a família foi à igreja, o pastor Junior Subratie os presenteou com um aparelho de luz solar, filtro de água, kit de higiene e lona fornecidos pela Samaritan’s Purse.

Com isso, Simone passou a trabalhar como voluntária ao lado do pastor para distribuir itens que atendessem a necessidade dos vizinhos: “Nós distribuímos água para as pessoas e as encorajamos. Eu disse a elas: ‘Que Deus continue a abençoá-los enquanto passamos por nossa tempestade’”.

Um grupo parceiro da Samaritan’s Purse distribuiu suprimentos para 217 igrejas que, por sua vez, entregaram os itens nas áreas mais afetadas da comunidade. O pastor Junior também participou da ação, entregando suprimentos na área próxima à sua igreja em Rocky Point.

“Os olhos dessas pessoas estão quase vazios porque estão oprimidos. Mas, ainda assim, quando você os vê recebendo água e uma lâmpada solar, eles ficam eufóricos”, descreveu Greg Pisesky, um especialista em assistência a desastres da Samaritan’s Purse que atua na Jamaica.

Segundo Pisesky, o apoio dos pastores no país tem sido essencial: “Todos eles têm sido incríveis. Há alguns que foram além, nos permitindo usar suas igrejas como pontos de distribuição e levando a Palavra a outros pastores […] Acredito que haverá um impacto com base no que fizemos”, finalizou.

Maior templo de Lúcifer, voltado à magia negra, será aberto no RS

Uma instituição religiosa chamada Nova Ordem de Lúcifer na Terra vai inaugurar um templo em Gravataí (RS) na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, com uma estátua alusiva a um demônio.

Uma estátua de cinco metros de altura será instalada no local, que receberá rituais de “demonolatria”, o culto voltado para a chamada “alta magia negra“.

“Lúcifer, na nossa visão, representa a luz do autoconhecimento. Não existe a ‘queda de Lúcifer’. Na verdade, temos uma interpretação diferente sobre as energias que equilibram o Universo”, diz Lukas de Bará da Rua, um dos fundadores da instituição.

Entre os praticantes da demonolatria, não existe um único Deus e a Bíblia é desprezada: “Não existe a necessidade de um livro escrito. Existe a tradição e o conhecimento. Mas estamos concluindo a Bíblia do Diabo Segundo a Corrente 72, que deverá ser publicada em breve”, contextualizou Tata Hélio de Astaroth, outro fundador da Ordem.

De acordo com informações do Correio Braziliense, a sede da instituição terá cinco hectares, em uma área verde. Lukas diz que o contato com a natureza é importante para promover evolução “pessoal e espiritual” para os participantes, bem como mudar a compreensão da imagem “dos poderosos deuses, entre eles Lúcifer”.

Em latim, a palavra Lúcifer significa “estrela da manhã” e, popularmente é associada como o nome do diabo antes da queda.

A prefeitura de Gravataí emitiu nota na última quinta-feira, 08 de agosto, informando que não tem qualquer relação com o empreendimento de demonolatria: “Diante da grande repercussão nas redes sociais e questionamentos à prefeitura, a administração municipal informa que não tinha conhecimento até o momento sobre a criação de um santuário dedicado a Lúcifer na cidade. Não há qualquer vínculo ou recurso público da prefeitura no empreendimento”, diz o comunicado.

Idosa de 100 anos de idade é batizada nas águas no Pará

Uma idosa de 100 anos de idade foi batizada nas águas na cidade de Piçarra, no Pará, após ser evangelizada por irmãos de uma congregação da Assembleia de Deus CiadSeta.

No último domingo, 04 de agosto, a Igreja Assembleia de Deus CiadSeta em Piçarra realizou o batismo nas águas de Isabel de Sousa Morais, que completou um século de vida no dia 02 de julho deste ano.

Lúcida e ativa, a idosa se entregou a Jesus Cristo e seu testemunho de fé e determinação tem inspirado a congregação: “Estou muito feliz em ter descido as águas batismais e tido essa grata satisfação de participar do batismo. Deus me deu essa graça, essa oportunidade”, declarou a idosa, de acordo com informações do Portal do Amaral.

O pastor presidente da Assembleia de Deus em Piçarra, Rui Amaral, afirmou que a congregação evangeliza na região há 47 anos, e que o testemunho do batismo da idosa centenária é um marco na história da igreja local:

“Para nós, é um momento maravilhoso, um momento glorioso. Isso mostra o alcance universal do evangelho de Cristo e rompe barreiras culturais. Seis meses atrás, ela entregou a vida a Cristo, e hoje desce as águas batismais”, disse o pastor Amaral.

Para ele, o episódio marcante é um exemplo do que significa na prática o avanço do Evangelho no mundo: “A mensagem continua sendo pregada e batizando adolescentes, jovens, e também pessoas com 100 anos de idade. Isso demonstra o poder do Evangelho desde quando o próprio Jesus Cristo caminhou na terra”, finalizou.

‘EUA precisam de um salvador, e não sou eu’, diz Donald Trump

O pastor Franklin Graham compartilhou um vídeo de um discurso do candidato a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que os Estados Unidos precisam de um Salvador e que não é ele.

No início do vídeo, Trump diz “creio em Deus, creio na Bíblia, sou um cristão […] amo as pessoas”, e em seguida, acrescenta: “Nosso país precisa de um Salvador, para já, e nosso país tem um Salvador, e não sou eu. É alguém muito mais elevado que eu. Muito maior”.

O ex-presidente e líder nas pesquisas na disputa contra a atual vice-presidente, Kamala Harris, explicou onde se enxerga no cenário de reconstrução do país e de onde vem a referência para sua compreensão: “Nós só fazemos o que temos que fazer. Mas a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo mudou o mundo para sempre. É impossível pensar na história de vida do nosso próprio país sem a influência de Seu exemplo e seus ensinamentos”.

“A milagrosa fundação do nosso país, a superação da guerra civil, e em última instância, e a transformação dos Estados Unidos em uma verdadeira grande nação. Nós vamos manter isso como é. Nós manteremos essa direção. Nós não abandonaremos, não desistiremos”, recapitulou Trump, prometendo resistir à influência das ideologias progressistas nos EUA.

Ao final, Trump reconheceu a herança cristã como alicerce dos EUA e fez uma oração: “Nada disso poderia ter acontecido sem Jesus Cristo e seus seguidores, a Sua Igreja. Nada disso. Nós temos que nos lembrar que Jesus Cristo é a principal fonte de nossa força e nossa esperança”.

“Deixe-nos agradecer, Deus Todo-Poderoso, por nossa nação, nossas preciosas liberdades, e acima de tudo, eu preciso dizer isso, pelos eternos presentes de Deus, sua misericórdia e graça: nós pedimos por nossa nação e povo, com fé e esperança, amor e paz”, encerrou o candidato.

No dia 13 de julho, Trump sofreu um atentado durante um comício que por muito pouco não tirou sua vida. Após ser colocado em segurança e ter recebido atendimento, afirmou que Deus o livrou da morte: “Eu não deveria estar aqui, eu deveria estar morto. Eu deveria estar morto”.

‘É por Deus que ainda estou aqui’, diz Donald Trump após ser salvo por ‘milagre’

Assine o Canal