Atleta cristã quebra recorde mundial e garante 3ª medalha de ouro

A cristã Sydney McLaughlin-Levrone, estrela do atletismo, quebrou seu próprio recorde mundial mais uma vez e conquistou a medalha de ouro nos 400 metros com barreiras nas Olimpíadas de Paris nesta quinta-feira, 08 de agosto.

Sydney frequentemente credita seu sucesso no esporte a Deus, e em Paris – após dominar a eliminatórias olímpicas dos EUA no início deste ano quebrando seu próprio recorde – compartilhou seu espanto e gratidão a Deus.

Nesta quinta, ela estabeleceu mais um novo recorde mundial na corrida de 400 metros com barreiras, marcando incríveis 50,37 segundos. A marca antes era de 50,65, em junho deste ano, e 50,68 em julho de 2022.

Anna Cockrell, dos Estados Unidos, ficou com a prata, enquanto Femke Bol, da Holanda, levou o bronze.

Dias antes, ao finalizar a corrida semifinal da mesma prova, Sydney McLaughlin-Levrone falou sobre sua confiança em Deus em uma entrevista com Lewis Johnson, da NBC:

“Você trabalha o ano todo para chegar aqui, mas o que você fez é o que o mantém aqui. Então, é só sobre executar isso, confiar no processo, confiar no plano e, finalmente, confiar em Deus”, declarou.

Sydney McLaughlin-Levrone também agradeceu ao marido, Andre Levrone Jr.: “Meu melhor amigo, meu maior apoiador, meu pastor pessoal. Eu o amo mais do que a própria vida”.

Essa é a terceira medalha de ouro em Olimpíadas: em Tóquio, ganhou o ouro nos 400 metros com barreiras e no revezamento 4×400.

Manifestante preso por cartaz referindo a Deus será indenizado

Um cristão foi preso por se manifestar com um cartaz pedindo que Deus abençoe os veteranos de guerra dos EUA que acabam sem-teto após voltarem ao país depois do período servindo as forças armadas.

Jeff Gray, manifestante que foi preso na cidade de Alpharetta (estado da Geórgia, EUA) por segurar um cartaz com a frase “Deus abençoe os veteranos sem-teto”, e enquadrado na lei de mendicância local.

Entretanto, Gray processou a prefeitura da cidade por considerar que sua manifestação é protegida pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA e não era um pedido de esmolas. Agora, ele a prefeitura pagará US$ 55 mil (equivalente a R$ 307 mil na cotação atual) em indenização.

A prefeitura propôs um acordo para encerrar o processo no Tribunal Distrital: pagar a indenização, os custos do processo e honorários advocatícios. Ao final, a parte que ficará exclusivamente para o manifestante cristão será US$ 41,2 mil.

“Os réus, por meio deste, liberam e eximem para sempre todas e quaisquer reivindicações contra o autor decorrentes ou relacionadas à ação judicial, passadas e presentes, ocorridas na ou antes da data efetiva deste acordo, conhecidas e desconhecidas, previstas e imprevistas”, diz o texto do acordo judicial.

A entidade que representou Gray, Fundação para Direitos Individuais e Expressão (FIRE) exigiu também que a prefeitura se comprometa a fornecer treinamento para que as autoridades respeitem os direitos dos cidadãos.

“A cidade de Alpharetta pisoteou meu direito à liberdade de expressão e eles teriam conseguido se não fosse pela FIRE. […] A FIRE ensinou a Alpharetta que todos têm direito à liberdade de expressão, incluindo pessoas pobres ou sem-teto. Trabalhar com a equipe maravilhosa da FIRE tem sido uma das melhores experiências da minha vida”, declarou o manifestante, de acordo com informações do portal The Christian Post.

Homem mais rápido do mundo louva a Deus após ouro olímpico

O velocista Noah Lyles venceu a medalha de ouro na final masculina dos 100 metros nas Olimpíadas, sendo considerado o atual “homem mais rápido do mundo”. Em entrevista após a conquista, exaltou a Deus por tê-lo sustentado em todas as adversidades.

Noah Lyles venceu o jamaicano Kishane Thompson por 5 milissegundos na prova mais disputada dos atletismo até aqui nas Olimpíadas de Paris: “Eu tive que encontrar minha própria jornada com Deus, e muito disso veio através da pista porque houve muitas vezes em que pensei que não sabia se conseguiria fazer isso”, disse ele.

Na entrevista à emissora Premier Christian Radio, o velocista disse que anos atrás precisou buscar orientação para dar seguimento à carreira: “Deus, se você realmente quer que eu faça isso, me dê um sinal. Ele me deu um sinal, e eu disse: ‘Nunca mais duvidarei de Ti’”.

De acordo com informações do portal The Christian Post, como a prova foi muito disputada, Noah achava que não tinha vencido e chegou a cumprimentar o adversário jamaicano, parabenizando-o: “Ei, cara, acho que você conseguiu”, relembrou.

Noah e Thompson marcaram 9,79 segundos na prova dos 100 metros, tempo muito acima do recorde de Usain Bolt, 9,58. Porém, a vitória do norte-americano foi determinada por 5 milissegundos, colocando-o como o atual “homem mais rápido do mundo”.

Nas redes sociais, ele relembrou as dificuldades que precisou enfrentar na infância e adolescência para chegar ao estágio de medalhista olímpico: “Eu tenho asma, alergias, dislexia, DDA, ansiedade e depressão. Mas, eu vou te dizer que o que você tem não define o que você pode se tornar”, escreveu Noah no X.

Depois de ficar em primeiro lugar na prova olímpica dos 200 metros dos EUA em junho, Noah disse que manter um estado mental positivo foi fundamental para estar pronto para os jogos olímpicos: “Eu disse isso durante toda a temporada, mas ajuda não ter depressão”.

“Agradeço a Deus todos os dias por me ajudar a passar por cada rodada, saudável, mental e fisicamente”, acrescentou.

A mãe de Noah, Keisha Caine Bishop, disse à NBC4 que estava em êxtase por ver seu filho conquistar uma medalha de ouro olímpica: “Estou tão animada. Não consigo acreditar. É muita coisa. Estou tão animada. Acho que gritei mais forte do que nunca”.

Assine o Canal

‘Língua de cobra’: Andressa Urach fala dos planos de abrir ‘igreja’

A modelo Andressa Urach afirmou que pretende abrir uma igreja nos próximos anos e que falará de Jesus “de graça” e “com língua de cobra”.

Vivendo da prostituição e da venda de conteúdo adulto em uma plataforma por assinatura, Andressa Urach rompeu com a fé evangélica após experiências em igrejas neopentecostais que ocuparam as manchetes da imprensa ao longo dos últimos anos.

Recentemente, ela compartilhou um procedimento cirúrgico para fazer uma bifurcação na língua, e foi questionada por seguidores sobre o motivo. Na resposta, a modelo alfinetou os evangélicos: “Daqui uns cinco anos quero falar de Jesus com a língua de cobra”.

Em outras publicações nos Stories, Andressa Urach disse que não pretende coletar dízimos dos frequentadores da eventual “igreja” que fundar: “Daqui uns cinco anos vou abrir uma igreja. Mas não vou tirar dinheiro de ninguém. Quero ter condições de sustentar sozinha minha igreja. O que recebo de Jesus quero dar de graça. Minha igreja vai ser todos os pecadores e não para santos”, disse.

Em outra publicação, afirmou que se considera salva mesmo vivendo na prostituição: “Sim, certeza absoluta. Quando aceitei Jesus, Ele me deu o presente da salvação. Ninguém perde a salvação porque é pela graça que foi dada, e não por merecer. Deus não tira presente de ninguém”.

Andressa vem fazendo tatuagens com o objetivo de cobrir grande parte de seu corpo, e reagiu à notícia de que o homem mais tatuado do Brasil se entregou a Cristo e iniciou procedimentos para remover a pigmentação artificial da pele: “Na minha igreja todos os tatuados serão bem vindos! Religiosidade não compra salvação”, declarou.

Em resposta, uma seguidora contrapôs o raciocínio da modelo: “Igreja não obriga tirar tatuagem, existe uma coisa chamada arrependimento”.

Sayão: morte de Mastral mostra a ‘presença do mal neste mundo’

O pastor e professor Luiz Sayão, que recentemente anunciou um tempo de descanso para cuidar da saúde, lamentou a partida de Daniel Mastral em uma publicação nas redes sociais.

Ele relatou a oportunidade de conversar com o escritor em uma confraternização e disse que ficou marcado pelo sofrimento de Mastral: “Seus pensamentos pareciam por vezes marcados por questionamentos, dor e busca. Aquilo me marcou. Recebi com tristeza a notícia de sua morte. Meu Senhor. Como? Por que? Tenho refletido nestes dias e com temor compartilho minhas ponderações”, escreveu Sayão.

“Não sabemos a dimensão de nossa fragilidade. Não sei exatamente o que aconteceu. Muitos têm sugerido que ele tenha tirado a vida. Não posso opinar. Mas, o fato é que não importa nossa experiência, nossa bagagem cultural, nossa religiosidade, somos e sempre seremos frágeis e dependentes do Pai Celestial. Precisamos de todo cuidado: espiritual, físico, emocional”, acrescentou o pastor da Igreja Batista Nações Unidas.

Sayão pontuou que “os profetas de Deus, Elias e Jonas, pediram a morte no momento de crise maior”, o que deve ser uma lição aprendida com máxima cautela. “Não há um estranhamento no texto. Há um retorno da crise a partir do reencontro com Deus. A vida de Mastral mostra a seriedade da presença do mal neste mundo. Saído de caminhos maus, encontrou a graça de Deus. Foi abençoado. Lutou como pode. Partiu em meio à dor”.

“Cresce meu temor. Não sou melhor nem diferente. Só posso me lembrar de C.S. Lewis quando disse que ninguém pode entender a dimensão do mal até enfrentá-lo em si mesmo. Precisamos de arrependimento, humildade, cuidado, socorro e descanso. É hora de enfrentar o mal e a dor, sob o afago único daquele que suportou a máxima dor e a vida entregou pra que eu tivesse perdão e graça do Senhor. Mostra-me, SENHOR, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou… a duração da minha vida é nada diante de Ti. De fato, o homem não passa de um sopro”, finalizou o pastor.

Em último vídeo, Mastral falou da esperança de ver arrebatamento

A circunstância da morte de Daniel Mastral continua levantando suspeitas por parte de entusiastas de seu trabalho. No último vídeo compartilhado pelo escritor, ele falava sobre o desejo de seguir sua missão para experienciar o arrebatamento.

Segundo Mastral, ele vinha sofrendo ameaças de morte, e a Polícia procura saber se ele realmente tirou a própria vida, como a cena do local onde seu corpo foi encontrado sugere, ou se há detalhes em seu celular que podem indicar um crime.

“Não vou me calar, tá? Apesar de muitos ataques contra mim, muitas ameaças, eu não vou me calar. Deus me deu uma missão, e eu vou cumprir essa missão com toda honra, por amor a Ele e por amor a vocês”, disse Daniel Mastral no vídeo publicado uma semana antes de sua morte.

“Não importa o que digam, não importa o que façam, eu vou prosseguir, vou continuar, meu viver é Cristo. Não vou dizer que a morte é meu lucro porque eu tenho uma missão a cumprir aqui, então nesse momento eu quero viver para experienciar o arrebatamento, tema esse que a gente vai falar melhor no seminário, dia 31 de agosto”, acrescentou.

Nas redes sociais, internautas interpretam essa declaração como um indício de que o escritor pode ter sido assassinado: “Isso contradiz o que aconteceu! Silenciaram ele”, escreveu um usuário do Instagram.

“Não está com cara de quem estava com depressão pelo contrário está bem convicto no que fala, não dá pra acreditar que foi suicídio, que triste gente”, escreveu outra pessoa.

Ed René Kivitz: pretensão de atualizar a Bíblia é ‘para aceitar gays’

O progressista Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista de Água Branca (IBAB), reiterou seu posicionamento a favor da homossexualidade ao admitir que sua pretensão de “atualizar a Bíblia” envolve a aceitação da prática reprovada pela Bíblia Sagrada.

Em entrevista ao podcast RivoTalks, Kivitz admite que finalmente se desfez dos eufemismos que usava para tentar ocultar suas motivações: “As pessoas dizem ‘ah, você quer atualizar a Bíblia para aceitar gay’. Antigamente, eu diria assim ‘não, não é…’. É, sim! É”.

Em seguida, Kivitz se vale de argumentos que são comumente usados pelos críticos do cristianismo, baseado em erros cometidos no passado por setores da Igreja, como no caso da escravidão, ou de práticas que não são endossadas por nenhuma igreja evangélica, em relação à violência doméstica:

“Eu quero atualizar a Bíblia para não ter mais escravidão, para não ter mais marido batendo em mulher, para não ter mais homofobia, gente sendo assassinada por sua orientação sexual. É para isso que eu quero atualizar a Bíblia, porque vocês estão usando a Bíblia para cometer todas essas violências”, disse Kivitz, acusando os conservadores teológicos de promoverem tais práticas.

“E se a gente não estudar… e esse é o problema do fundamentalismo: interpreta os textos sagrados literalmente. ‘Está aqui no versículo’; Está, mas vamos interpretar. Isso aqui é um texto que tem quatro mil anos, tem três mil anos, tem 2 mil anos. Vamos ver o que significava lá”, acrescentou Ed René Kivitz.

Segundo o pastor da IBAB, não é possível interpretar que a premissa da doutrina bíblica sobre sexualidade seja a mesma por conta da mudança de contexto social, embora o pecado em si seja o mesmo: “Por exemplo, imaginar que o fenômeno da homoafetividade hoje é a mesma coisa que o Paulo condena de homossexualidade no Império Romano, sabe? É o mesmo fenômeno que nós estamos falando? Nós estamos falando de um abuso sexual de uma pessoa escravizada, comparando com Paulo Gustavo?”, questionou.

Assista:

Para quem tinha qualquer dúvida acerca de que Ed René kivitz era um herege da pior classe, que engana os indoutos com sua fala massa. Agora não resta dúvida nenhuma, quem quiser ainda defendê-lo não é ignorante somente, mas cúmplice de suas más obras. Seja anátema! pic.twitter.com/vLqGc2GYVy

— Gabriel Fernando (@GabrielF1123) August 6, 2024

Ex-pastor da Universal alega ser filho de Edir Macedo e exige DNA

O bispo Edir Macedo está sendo processado por um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus que alega ser seu filho e quer um exame de DNA para provar suas alegações.

Rafael Venâncio, 45 anos, ex-pastor da instituição neopentecostal fundada por Edir Macedo, foi à Justiça para obrigar o bispo a fazer um teste de DNA. Segundo ele, o exame comprovaria a paternidade do dono da RecordTV.

O processo em andamento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais aponta que Rafael Venâncio alega ter descoberto o vínculo com o bispo apenas em 2007, a partir do relato de uma vizinha de sua mãe biológica.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a vizinha mencionada não é identificada na ação, mas segundo o relato, ela teria descrito a relação extraconjugal que a mãe de Venâncio supostamente manteve com Edir Macedo na década de 1970.

À época, a mãe de Venâncio teria trabalhado como empregada doméstica na casa da família Macedo, no Rio de Janeiro. No processo, Venâncio alega que o fundador da Universal teria sugerido à sua mãe que realizasse um aborto.

O ex-pastor da Universal disse ainda que tentou contato com Edir Macedo antes de mover a ação, escrevendo uma “carta ao pai”, desabafando sobre como se sentia em relação a toda a situação. Entretanto, o bispo não teria respondido à tentativa de contato.

O advogado Rodrigo Cunha, que representa Rafael Venâncio, pede no processo que o bispo seja obrigado a se submeter ao exame de DNA e, caso se negue a fazê-lo, que a paternidade seja presumida: “Hoje, com o exame de DNA, o juiz pode decidir com segurança, baseado em dados científicos que conferem quase 100% de certeza da paternidade investigada”, argumenta.

O processo corre em sigilo de Justiça, e a assessoria de imprensa da Igreja Universal trata a alegação de Venâncio como “ridícula”, reprovando com veemência a hipótese especulada pelo ex-pastor: “Justamente pelo tamanho do absurdo, não vamos nos pronunciar sobre o assunto”.

Influencer cristão evangeliza satanista e vídeo viraliza

Um influencer cristão compartilhou recentemente seu encontro com um satanista e sua oração pelo homem, e o vídeo viralizou no Instagram.

Bryce Crawford, um jovem evangelista com cerca de 686 mil seguidores no Instagram, publicou um vídeo dele orando por um satanista após um diálogo. O registro já tem mais de 139 mil curtidas.

O homem que se declara satanista diz que teria ateado fogo em Jesus em vez de crucificá-lo “porque ele é um bruxo”.

Crawford questiona o satanista: “Você disse que desde que começou a adorar Satanás sua vida melhorou?”.

“Sim, na verdade tem sido melhor para mim”, respondeu o homem, que parecia triste. O evangelista, então reagiu à afirmação dizendo que embora adorar Satanás possa levar a prazeres terrenos, há mais esperança em seguir Jesus.

“Sim, eu acredito, como no físico. Eu acredito que Satanás me daria as coisas que eu quero. Você sabe, e há muitas coisas que eu quero. E houve momentos em que eu orei a Deus e pedi a Deus por coisas que eu queria, mas não era disso que eu precisava”, explicou o influencer evangelista ao satanista.

“Sinto que, como cristão, quando peço coisas a Jesus quando oro, Jesus me protege de certas coisas porque Ele sabe o que pode me prejudicar e me afastar d’Ele”, acrescentou.

Aprofundando o diálogo, o evangelista pontuou que entende que faça “todo o sentido que, ao adorar Satanás, sinta sua vida melhor, e se sinta melhor no direito natural nesta vida”, uma vez que nossa natureza carnal está prejudicada pelo pecado: “Mas, para mim, que era atormentado por lutas mentais e problemas de saúde mental e não tinha esperança para mim mesmo, Jesus me deu essa esperança”.

Em seguida, Crawford perguntou ao satanista se ele poderia orar por ele ali mesmo na rua, e ele aceitou.

Assista ao vídeo:

Nadador medalha de ouro sobre Deus: ‘Não consigo viver sem Ele’

O nadador Hunter Armstrong, que ganhou medalhas de ouro e prata nas Olimpíadas de 2024, declarou que o relacionamento com Deus é “uma prioridade” na sua vida, e por isso não teve outra escolha a não ser recorrer a Ele durante um dos momentos mais difíceis que viveu.

Armstrong ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, França, depois de nadar 46,75 segundos na terceira etapa do revezamento 4×100 livre, conquistando o tempo mais rápido entre sua equipe. Ele ajudou os EUA a ganhar uma medalha de prata no último fim de semana no revezamento 4×100 medley.

“Eu mantenho Deus como prioridade”, ele disse ao portal Baptist Press em uma entrevista publicada logo após ganhar sua medalha de ouro na semana passada. “Eu realmente não consigo viver sem Ele. Eu consigo viver sem nadar ou ser um atleta olímpico ou qualquer coisa dessas”, acrescentou.

Ex-nadador da Universidade Estadual de Ohio, Armstrong também ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 no revezamento medley 4×100 metros. No Instagram, a mensagem em sua descrição diz “Deus primeiro”.

“A primeira coisa que quero que as pessoas vejam e saibam sobre mim”, disse o nadador, é sua fé em Jesus Cristo. Essa postura é uma luta particular contra os altos e baixos da vida espiritual, contou ele: “Quando estou em competição, eu oro, e isso dura um pouco. Acampamento da igreja, o mesmo tipo de coisa. Mas assim que eu não preciso mais [de Deus], isso desaparece”, admitiu, em tom de lamento.

Diferentes circunstâncias de vida levaram Armstrong a se concentrar mais em Jesus, incluindo a perda de seu treinador, que mudou de estado.

Outros eventos tristes vividos por ele, como a morte do avô e o rompimento com a namorada de longa data com quem fazia planos de se casar, foram circunstâncias que o fizeram buscar a Deus:

“Esse foi meu primeiro relacionamento de verdade. […] Eu tinha certeza de que ia me casar com essa garota, e rapidamente vi tudo desmoronar. […] O maior catalisador para a mudança na vida tende a ser a dor. Às vezes, Deus o colocará em uma posição em que você não terá outra escolha a não ser recorrer a Ele”, concluiu.