Batismo nas águas: ator pede ajuda a seguidores para tirar dúvidas

O ator Russell Brand afirmou em uma publicação nas redes sociais que tem frequentado diferentes igrejas e está interessado em se candidatar ao batismo nas águas. A afirmação ocorre enquanto ele continua enfrentando acusações de má conduta sexual e um processo judicial.

Aos 48 anos de idade, Russell Brand questionou seus seguidores sobre a Igreja e fez diversas perguntas em torno do ato do batismo: “Tenho frequentado uma igreja, uma igreja onde eles fazem cursos Alpha. Acho que é uma espécie de Igreja da Inglaterra. Estive em uma Igreja Católica e estou pensando em ir para uma Igreja Ortodoxa Oriental”, resumiu.

“Vocês acham que diferentes denominações e distinções são importantes quando você olha para Deus a partir da figura de Cristo, tanto quanto se poderia afirmar, de uma perspectiva universal?”, questionou, referindo-se sobre à necessidade de uma igreja para praticar bondade, serviço, entrega, gratidão e compreensão do sofrimento.

“Sei que existem inúmeras distinções eclesiásticas e ontológicas, mas sinto que neste momento estou caminhando para uma espécie de momento do batismo. Quer dizer, você é batizado? Você foi batizado quando adulto? Você faria isso em um rio? Quero um mergulho adequado”, acrescentou.

Em seguida, o ator se perguntou sobre a importância de ter um local de culto específico: “Diga-me qual é a importância da Igreja, e se for importante diga-me se qual igreja você frequenta, porque estou apenas aprendendo. Estou apenas aprendendo, e você sabe, se eu não receber uma orientação clara, terei que tomar uma decisão com base na pétala em que estou. Deixe-me saber o que você gosta no Santo Nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, amém”, concluiu ao final do vídeo do Instagram.

Usuários do Instagram o elogiaram sua iniciativa de discutir as dúvidas que tem sobre a fé, a religião cristã e o batismo nas águas, com alguns encorajando-o a “manter os olhos somente n’Ele”.

Paralelamente a isso, ele está sendo acusado de má conduta sexual, com veículos de imprensa relatando que quatro mulheres alegaram que ele teria abusado sexualmente delas entre 2006 e 2013, durante o auge de sua carreira em Hollywood, segundo informações do portal The Christian Post.

'Tua dor é a nossa dor': igreja doa dízimos para cirurgia em fiel

A decisão de uma igreja comoveu internautas nos últimos dias, após a congregação resolver doar seus dízimos para a realização de uma cirurgia em um dos seus fiéis, precisamente o filho de um casal que precisou realizar uma “vaquinha” virtual para salvar a vida do seu bebê, portador de uma doença rara chamada trigonocefalia.

Esta doença é caracterizada pelo fechamento precoce da sutura da testa, causando malformação da calota craniana, uma condição também conhecida como cranioestenose.

O filho do casal membro da Get Church Florianópolis, liderada pelo pastor Lucas Torres, se chama Noah Ceolin e possui apenas 5 meses de vida. Desesperados para a realização do tratamento de saúde da criança, os pais Guilherme e Eduarda Ceolin criaram uma vaquinha online com a meta de arrecadar R$ 148.500,00 para custear a cirurgia avaliada em R$ 110.000,00 e outras despesas posteriores.

“Fui diagnosticado com essa doença dia 29/02/2024. Essa cirurgia precisa acontecer até dia 29/04/2024”, informa o pedido. “Seremos eternamente gratos com sua ajuda, e se você não puder ajudar financeiramente, nos ajude com as suas orações!”.

Ato de amor

Felizmente, a igreja do casal resolveu fazer uma surpresa para os mesmos, anunciando que vai contribuir para a realização do tratamento. O comunicado foi feito pelo pastor durante um culto.

“Eu vi a Vakinha que eles fizeram e o Espírito Santo falou comigo: ‘Ceolin não precisa fazer vaquinha, ele tem uma igreja, ele é membro de uma igreja’”, contou Torres. “Teu filho é o nosso filho, tua dor é a nossa dor, teu choro é o nosso choro. É por isso que hoje, todo dízimo e toda oferta vai ser revertida nessa cirurgia de 110 mil reais”.

A iniciativa comoveu internautas, que elogiaram a decisão da igreja em acolher a necessidade do casal da congregação. “Esse é o verdadeiro evangelho”, comentou uma seguidora da denominação no Instagram. “Que Deus abençoe esse servo que demonstra amor não só com palavras, mas com atitude”, reagiu outro internauta. Assista:

“Aqui, na Get Church, estamos comprometidos em investir no Reino de Deus, em ajudar o próximo, em fazer a diferença”, postou o perfil oficial da igreja no Instagram. Assista:

Damares Alves apresenta PL contra a zoofilia e abuso de crianças

Apresentada como pastora em muitas igrejas e publicações, a senadora Damares Alves, ex-ministra dos Direitos Humanos, da Mulher e Família no governo Bolsonaro, anunciou que deu parecer favorável a um Projeto de Lei (PL) que visa criminalizar a zoofilia, a fim de também proteger crianças.

Zoofilia é a relação sexual entre seres humanos e animais, uma prática também considerada como distúrbio na literatura psiquiátrica. A senadora, por sua vez, classificou o ato como “tortura” ao comentar o tema.

“Apresentei hoje relatório favorável Projeto de Lei nº 1.491/2021, de autoria do ex-deputado Fred Costa (Patriota-MG), que prevê a criminalização da prática de sexo com animais”, comentou a pastora.

Além da prisão de até seis anos, o PL também prevê multa para o agressor, assim como “o aumento da pena até o dobro quando da prática delituosa resultar a morte do animal”, informou a parlamentar.

Casos chocantes

O PL relatado por Damares Alves é mais um capítulo que envolve casos chocantes de crimes sexuais. No caso da zoofilia, ela disse que “em muitos casos o animalzinho acaba morto em ato tão repulsivo.”

De forma semelhante, a hoje senadora chamou atenção do país ao denunciar em 2022 casos de exploração sexual envolvendo crianças e até bebês em regiões da Ilha do Marajó, o que terminou, pasmem, lhe rendendo uma investigação pela divulgação de suposta “fake news”.

“Nós descobrimos que essas crianças comem comida pastosa para o intestino ficar livre para a hora do sexo anal. Bolsonaro disse ‘nós vamos atrás de todas elas’ e o inferno se levantou contra esse homem”, disse ela à época, em relato chocante.

Neste ano, a denúncia da então ministra voltou à tona após a música “Evangelho de Fariseus”, da cantora Aymee Rocha, viralizar nas redes sociais. Em um programa musical, a jovem também relatou a existência de abusos sexuais contra crianças praticados no Marajó, o que movimentou a comunidade artística do país.

A própria Damares reagiu à declaração da cantora, dizendo que ficou tocada pela canção. “Aquela voz tão doce falando de coisas que tocam tanto nossos corações. E ela é de Belém, ali da região. Ela sabe do que está falando”, comentou. Confira:

Damares diz que ficou ‘tocada’ com música de Aymeê e relembra denúncias no Marajó

Assine o Canal

Web: Fracasso político do 'pastor de Lula' faz ele vender espetinho

Viralizou nas redes sociais uma postagem que atribui ao pastor Paulo Marcelo Schallenberger, apelidado por alguns como “pastor de Lula”, a função de vendedor de espetinhos. O trabalho seria o resultado do seu fracasso político diante do apoio ao atual governo.

Internautas frisaram que a função, em si, não caracteriza problema algum, uma vez que é legítima, honrada e honesta, mas que seria um indicativo do quanto o pastor teria se desviado do seu foco no tocante ao apoio político à agenda da esquerda.

Uma postagem feita no perfil Assembleianos de Valor, por exemplo, que possui mais de 1 milhão e 200 mil seguidores só no Instagram, afirma que “após perder a esposa, assim como as agendas em igrejas devido ao seu envolvimento na campanha do PT, o pastor migrou para Fortaleza, onde abriu um ‘espetinho’ e trabalha duro todos os dias até tarde da noite.”

A mídia teve por base uma publicação do site sensacionalista “Fuxico Gospel”, que fez uma divulgação afirmando que o pastor de Lula agora “vende ‘espetinho’ pra sobreviver”, provavelmente, refletindo uma publicação feita pelo religioso no próprio perfil do Instagram.

Na postagem, Paulo Marcelo Schallenberger aparece numa praia segurando uma grelha de churrasco, onde aparentemente carrega uma “ripa” de costela bovina. O pastor de Lula legendou a publicação, citando a passagem de ‭‭Romanos‬ ‭8‬:‭28‬ , onde é dito que “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”.

Crise financeira

Recentemente, Paulo Marcelo Schallenberger, que fez campanha para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscando criar pontes entre o Partido dos Trabalhadores e a comunidade evangélica, veio a público para anunciar o fim do seu casamento.

Como resultado, o religioso disse estar passando por um momento de dificuldades financeiras, o que lhe fez pedir ajuda dos seguidores. “Eu nunca imaginaria dizendo o que eu vou dizer aqui, agora, e nem tão pouco você imaginaria ouvir eu falar isso”, comentou o pastor.

Apesar da sua relação com a comunidade religiosa, o pastor de Lula virou alvo de críticas por parte de muitos evangélicos, dado ao seu apoio à agenda ideológica progressista. Confira:

Vídeo vazado de ‘pastor do Lula’ expõe plano de dominação petista das igrejas

Assine o Canal

John Piper: Mudar de igreja é solução para estagnação espiritual?

O pastor e escritor John Piper foi questionado sobre um tema que reflete algo bastante comum entre os cristãos, que é a decisão de mudar de igreja, algo normalmente decidido quando o fiel acredita estar diante de erros da denominação ou da sua própria estagnação espiritual.

Em mais um dos capítulos do seu podcast de perguntas e respostas, o teólogo mundialmente conhecido por suas obras literárias respondeu a seguinte questão: devo mudar de igreja se sinto que não estou crescendo espiritualmente?

Piper, por sua vez, deixou claro que toda igreja possui algo de “errado”, não devendo ser este o primeiro ponto de partida de análise de um cristão genuíno. O pastor, no entanto, destacou como elementos indispensáveis para a permanência em uma boa congregação a necessidade de uma “doutrina sólida”, do “cuidado pastoral” e do “amor mútuo”.

Havendo esses três elementos, Piper então parte para outra hipótese: “E eu diria que se você parou de crescer, então você não pode apontar para a sua igreja. Parece que você não pode culpar sua igreja”, diz ele.

“Algo mais está acontecendo aqui”, enfatiza o pastor, argumentando que o fiel precisa “cavar” mais a fundo para tentar entender os  “obstáculos que emergem em você”, a fim de descobrir o motivo pelo qual está com a sua espiritualidade estagnada.

“Dada esta primeira afirmação, ‘se não há nada especificamente errado com a minha igreja, mas eu sinto que parei de crescer’, eu diria, não assuma que ir a uma nova igreja vai mudar isso”, continua Piper.

O teólogo explica que a mudança para uma nova igreja trará uma boa sensação apenas no começo, pois uma vez que o problema diz respeito a algo pessoal, novas percepções de que algo estaria errado com a congregação voltarão a surgir.

“A adoração soará diferente, a pregação soará diferente e a diferença será energizante por um tempo. Mas é artificial. Provavelmente não é a causa principal, e você vai esbarrar na mesma problemática naquela igreja”, ensina Piper.

O pastor, por fim, diz que para lidar com esse tipo de situação, precisamos da ajuda de outros irmãos. “Porque eu acho que o Senhor quer que cresçamos continuamente em uma igreja enquanto estivermos lá e enquanto a vida durar. E o crescimento tem muitos outros obstáculos para ele do que a igreja”, conclui. Assista:

Assine o Canal

Para os evangélicos, igreja deve confrontar o aborto publicamente

O posicionamento da Igreja Evangélica a respeito de pautas morais da sociedade, como o aborto, é algo compartilhado por cristãos não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, onde uma pesquisa revelou que a maioria dos evangélicos defende o confronto público dessas questões.

A pesquisa realizada pelo Infinity Concepts, intitulada “Evangélicos na Arena Pública”, mostrou não só que os cristãos evangélicos defendem o confronto público de pautas como o aborto, como também que 63% desse público se enxerga como conservador, informou o Christian Post.

O estudo foi realizado através de entrevista com 1.039 evangélicos dos Estados Unidos. Os números confirmam, portanto, a mesma percepção do público brasileiro, que se vê em sua maioria como conservador, e por isso não concordando com a descriminalização do aborto.

Essa noção tem norteado o posicionamento público das igrejas no tocante aos rumos políticos dentro e fora do Brasil, o que segundo a psicóloga cristã Marisa Lobo, autora de livros sobre o tema e colunista do GospelMais, tem motivado ataques aos evangélicos.

Ameaça real

Para a especialista, as atenções políticas voltadas para o segmento evangélico, atualmente, podem ser motivo de preocupação, dado à forte resistência das igrejas ao avanço das pautas progressistas defendidas por grupos minoritários, mas sistemicamente poderosos.

“O grande perigo sobre isso diz respeito à restrição da liberdade religiosa, e a forma como isso pode ser feito é justamente o que temos visto acontecer no Brasil atual: políticos se intrometendo no discurso religioso, fazendo julgamentos sobre o que consideram ser crenças legítimas ou não”, explica Marisa.

Em um artigo publicado esta semana, a psicóloga endossa o resultado da pesquisa americana, defendendo que o posicionamento público dos evangélicos sobre temas sensíveis para a Igreja não é só um direito, mas também um dever, apesar das resistências políticas contrárias.

“Podemos usar nossa fé nessa disputa política, sim, justamente porque ela envolve assuntos que impactam direta e indiretamente as nossas crenças. É por isso que nos envolvemos em temas como aborto, drogas, ideologia de gênero, educação, família e tantos outros”, conclui Marisa.

'Herege': Yago Martins afirma que Ed René Kivitz finge ortodoxia

As polêmicas envolvendo o pastor Ed René Kivitz voltaram à tona após um evento na Igreja Batista de Água Branca (IBAB) em que sua proposta de “atualizar a Bíblia” voltou a ser debatida. Outro pastor batista, Yago Martins, afirmou categoricamente que o considera um “herege” que tenta se camuflar na ortodoxia.

A frase em que propõe “atualizar a Bíblia” fazia parte de um sermão em que dizia que a Bíblia não era suficiente. Posteriormente, em tréplica às críticas que sofreu, Ed René Kivitz afirmou que não crê na inerrância da Bíblia no que se refere às “legislações”.

Agora, no evento “A Bíblia Fala Hoje”, transmitido no canal Conversas Pastorais do YouTube, o tema voltou a ser discutido, e a posição evidenciada pelos participantes foi de que somente os textos em que a Bíblia reproduz declarações de Jesus são inerrantes.

Diante disso, o pastor Yago Martins comentou o retorno da discussão sobre as Escrituras no canal Dois Dedos de Teologia: “Acho o Ed René Kivitz muito polêmico mesmo. Tenho muitos problemas com o Kivitz. Acho que ele fala muita heresia. Ele é herege e finge que não é”.

“A coisa que mais dá raiva no Kivitz: ele é herege e finge que não é, crê numas heresias completamente absurdas, mas finge que é ortodoxo, não tem coragem, muitas vezes, de botar a boca no trombone acerca das heresias. Agora, de um, dois anos para cá ele ficou mais claro, parou de ficar fingindo que não é o que é”, reiterou Martins.

A hipótese de um diálogo para melhor compreensão das ideias do pastor da IBAB foi descartada por ele: “Eu sei que essa ponte está queimada há muito tempo. Kivitz é um cara que eu queria conhecer? Hoje, não, porque seria um lixo uma conversa dessa. Se um dia eu sentasse com Kivitz ia ser para eu ficar me explicando [sobre] as coisas que eu falei na internet sobre ele. Não sei se teria clima para uma conversa dessa”.

“Sabe o que eu gostaria? Do Kivitz não saber que eu existo, não soubesse minhas opiniões sobre ele, e um dia sentar e tomar um café com o Kivitz e ouvir as coisas da cabeça dele. Tenho muita vontade de entender mais a cabeça do Kivitz. Mas eu sei que essa ponte está queimada há muito tempo”, acrescentou.

Ao final, o pastor da Igreja Batista Maanaim, em Fortaleza (CE), demonstrou toda sua indignação com as declarações de Kivitz sobre as Escrituras: “A Bíblia é inerrante. Ir contra a inerrância da Bíblia é heresia. Vai dizer que a Bíblia não é inerrante?”.

Assista aos vídeos:

Assine o Canal

Assine o Canal

Católicos apresentam queimadura após unção com óleo em missa

Uma notícia chamou atenção de internautas, quando se depararam com a informação de que fiéis católicos apresentaram queimadura após a utilização de um óleo sagrado em uma missa católica.

A utilização de óleos para unção de fiéis é uma prática comum tanto em igrejas católicas, como em parte das evangélicas. Assim, na última terça-feira, durante uma missa realizada na Arquidiocese de Maceió, responsável pela Paróquia de São José Operário, situada em Trapiche da Barra, alguns fiéis foram ungidos com o produto.

Ocorre que, após a unção, cinco fiéis católicos retornaram ao local, afirmando que estavam sentindo queimaduras na testa, local ungido pelo sacerdote da Paróquia. Uma reportagem da TV Globo de Alagoas repercutiu a ocorrência, onde é possível observar a gravidade da reação supostamente alérgica provocada pelo produto.

Com a repercussão do caso nas mídias, a Paróquia de São José Operário emitiu uma nota para esclarecer o fato, informando que recolheu o óleo utilizado na cerimônia para a realização de análises.

“Na noite da última terça-feira (19/03), celebramos a Solenidade de São José com a tradicional Missa da Graça.

É do conhecimento de todos, que parte desta celebração específica, é a unção com o óleo da graça; realizado não só com piedade devocional mas, e principalmente, com todo cuidado para manter o zelo e o bem-estar de todos os devotos e devotas.

Com surpresa, ainda no decorrer da celebração de ontem, fomos surpreendidos com alguns relatos de irritação, cuja causa ainda desconhecemos. Por segurança, recolhemos todo óleo utilizado para averiguação e descarte.

Reiteramos o nosso compromisso com a correta organização dos ritos e obediência às normas de preservação da saúde nas celebrações de nossa paróquia e suas capelas.”, diz a nota.

Assista a reportagem sobre a ocorrência, abaixo:

Assine o Canal

Congresso aprova o fim da 'saidinha' e Derrite agradece a Deus

Todos os anos, milhares de presos são beneficiados com a popularmente chamada “saidinha” dos presídios, algo que ocorre em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Ano Novo. Agora, essa regalia poderá chegar ao fim em definitivo, após aprovação de um Projeto de Lei (PL) que trata desse tema.

O PL que já havia sido aprovado pelo Senado Federal, também foi aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (20), restando agora apenas a sanção presidencial para se tornar lei, acabando de uma vez por todas a “saidinha” dos condenados.

Relator do PL, o deputado federal e Secretário de Justiça de São Paulo, Capitão Derrite, comemorou a aprovação da proposta. “Depois de cinco anos de muita luta, a qual vocês acompanharam e apoiaram, hoje aprovamos definitivamente na Câmara dos Deputados meu relatório ao projeto de lei que acaba com as saídas temporárias no Brasil”, postou o parlamentar nas redes sociais.

Derrite agradeceu a Deus pela conquista, pedindo bênçãos para a sociedade. Em uma entrevista para a CNN Brasil, o relator do PL da Saidinha também aproveitou para enviar um recado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso, porque, agora cabe a Lula sancionar ou vetar o PL. Se a proposta for sancionada, vira lei e começa a valer, mas se for vetada, ela retornará ao Congresso Nacional, onde terá que passar por uma nova análise ou ser arquivada.

Para Derrite, não há dúvida de que se o presidente vetar o PL da Saidinha, o Congresso vai derrubar seu veto, o que será constrangedor para a imagem do petista. “Vai ser um erro muito grave da parte do governo federal não sancionar esse projeto de lei, essa lei aprovada no Congresso Nacional”, comentou o Capitão.

“Se o presidente da República optar por vetar, com certeza absoluta o Congresso Nacional vai derrubar esse veto”, continuou Derrite, classificando a gestão atual do governo na área de segurança pública como um verdadeiro “desastre”.

“Essa é uma pauta que é extremamente suprapartidária. A saída temporária de presos, além de ser imoral (…), nós temos estudos científicos (…), comprovando que as estatísticas criminais aumentam demasiadamente durante o período da saída temporária”, concluiu o deputado. Assista:

Esposa de Sorocaba diz que submissão reflete 'obediência a Deus'

A esposa do cantor Sorocaba, Biah Rodrigues, voltou a tocar em um assunto que ainda é motivo de discussão no mundo secular, inclusive no religioso, que é o da submissão ao marido por parte das esposas.

Ela, que no começo de 2023 já havia chamado atenção ao tratar do mesmo tema, voltou a defender a submissão como um princípio bíblico que reflete a vontade de Deus para a organização no casamento e na família.

“Apesar de muitos interpretarem mal, há algumas passagens bíblicas que ensinam acerca da submissão no relacionamento conjugal”, disse a jovem, que atualmente está grávida de gêmeos.

Biah Rodrigues e Sorocaba já possuem outros dois filhos, sendo um menino chamado  Theo, de 3 anos, e Fernanda, de 2. Em uma entrevista para a revista Quem, a jovem explicou que estar submissa ao marido não significa viver sob opressão ou aceitar um tipo de relacionamento abusivo, por exemplo.

Conforme ensina a Bíblia sagrada no livro de Efésios capítulo 5, o princípio da submissão feminina ao marido é condicionado à doação de vida do homem para a mulher. Trata-se, portanto, de uma relação de reciprocidade e não uma via de mão única, como alguns imaginam.

Por isso, Biah explica que “para algumas mulheres, obedecer a essa orientação pode ser algo leve”, muito embora “para outras, a submissão no casamento pode ser uma forma de sacrifício.”

Segundo a esposa do cantor Sorocaba, o determinante sobre esse tipo de experiência diz respeito ao modo como cada integrante da relação, neste caso o homem e a mulher, correspondem à vontade de Deus.

“Tudo dependerá, primeiro, da nossa obediência a Deus”, defende a influenciadora, segundo informações da Caras. “Todo casamento exige sacrifício para funcionar, de ambos lados”.

Em fevereiro do ano passado, ao fazer uma crítica à capa de revista da cantora Rihanna, Biah chamou atenção ao dizer que é submissa a Sorocaba, explicando que ele, por sua vez, cumpre o papel bíblico de lhe amar e proteger.

“Meu marido é autoridade no meu lar, ele é o sacerdote, ele cuida, protege a nossa família, sim, sou submissa ao meu marido! Submissão significa respeitar e honrar os líderes”, disse ela na época.