Vanilda Bordieri denuncia abuso sofrido na igreja aos 16 anos

A cantora gospel Vanilda Bordieri relatou nas redes sociais ter sofrido abuso sexual aos 16 anos por um presbítero ligado à igreja que frequentava na época. O depoimento foi publicado durante debates envolvendo declarações da pastora Helena Raquel no evento Gideões Missionários e gerou repercussão entre líderes e fiéis nas redes sociais.

Segundo Vanilda, o caso aconteceu quando ela participava de um grupo de louvor em Sorocaba. A cantora afirmou que integrantes do ministério insistiam para que ela se relacionasse com um presbítero recém-separado, apesar de ela não desejar o relacionamento.

A artista declarou que foi levada para um sítio junto com o homem e afirma que sofreu abuso no local. Segundo o relato, ela permaneceu vários dias sem conseguir retornar para casa.

“Essa pessoa que abusou de mim, quando eu tinha 16 anos, era um presbítero da igreja. Me abandonou em um sítio que eu não sabia como voltar embora. Eu fiquei uma semana jogada naquele lugar, sem saber como sair. Só chorava. Meu irmão foi me buscar quando descobriu onde eu estava”, afirmou.

Vanilda também declarou que mulheres ligadas à igreja teriam orientado que ela permanecesse em silêncio sobre o episódio. Segundo a cantora, elas também forneceram medicamentos para evitar uma possível gravidez.

“Eles foram me instruindo que eu não podia falar nada para ninguém. Mulheres de obreiros chegavam para mim e diziam: ‘Você tem que ficar quieta’. Eu era uma menina de 16 anos e não entendia o que estava acontecendo comigo”, disse no vídeo.

A cantora afirmou ainda que foi responsabilizada pela situação diante da igreja, enquanto o presbítero permaneceu exercendo funções religiosas.

“O pastor disse diante da igreja que eu tinha que ser excluída porque eu não era mais virgem e que eu queria derrubar os obreiros. Eu me senti um lixo jogado fora. O abusador manteve o cargo e eu fui silenciada”, relatou.

Vanilda Bordieri também declarou que, após o episódio, acreditou que não conseguiria construir uma família, mas perseverou na fé cristã: “Virgindade era o sonho de toda moça e também era o meu sonho. Eu sonhava em casar e construir uma família. Mesmo depois de tudo, eu não saí da presença de Deus”.

Cantor Kaiky Mello recebe alta hospitalar após longa internação

O cantor gospel Kaiky Mello recebeu alta hospitalar após permanecer internado por mais de um mês em decorrência de uma pneumonia. A informação foi divulgada na sexta-feira, 08 de maio, por sua mãe, Tatiane Pauluze, por meio das redes sociais.

Kaiky estava hospitalizado desde o início de abril e chegou a ser intubado durante o tratamento. O jovem enfrenta complicações de saúde desde março de 2023, quando sofreu um aneurisma enquanto conduzia uma moto elétrica.

Na ocasião, o cantor tinha 16 anos e caiu após passar mal, batendo a cabeça durante o acidente. O impacto provocou um traumatismo craniano grave.

Segundo relatos da família, Kaiky conseguiu se recuperar inicialmente do aneurisma e do traumatismo. No entanto, após ser extubado durante o tratamento, sofreu uma parada cardíaca de aproximadamente sete minutos.

A falta de oxigenação no cérebro provocou sequelas severas. Atualmente, aos 19 anos, o cantor não fala nem anda.

No ano passado, Tatiane Pauluze participou do podcast PodCrê e relatou a rotina da família desde que o filho passou a permanecer acamado. Segundo ela, tanto ela quanto o marido deixaram os empregos para se dedicar integralmente aos cuidados de Kaiky.

Assine o Canal

Testemunho: Keyla Costa, baleada por engano, volta a andar

A cantora e missionária Keyla Costa compartilhou publicamente o testemunho de recuperação após ter sido baleada por engano em 2024, em Goiânia (GO). Segundo ela, o episódio marcou profundamente sua vida e passou a ser usado como parte de sua mensagem de fé em igrejas e eventos.

Keyla afirmou que foi confundida com outra mulher e atingida por um disparo. Após o ocorrido, ela foi internada e submetida a duas cirurgias. Uma das intervenções teve como objetivo retirar a bala que ficou alojada na região do quadril e comprometeu sua capacidade de locomoção.

Durante o período de internação, a missionária relatou que fez um voto a Deus pedindo para voltar a andar. Segundo ela, após retornar da segunda cirurgia, perdeu os movimentos das pernas temporariamente.

Em entrevista a um programa de televisão, Keyla contou que recebeu uma ligação de uma mulher que afirmou ter recebido uma mensagem profética sobre sua recuperação.

Segundo a missionária, a mulher declarou que ela voltaria a caminhar novamente.

Keyla permaneceu três meses utilizando cadeira de rodas e outros três meses caminhando com auxílio de uma muleta. Após esse período, ela afirmou que conseguiu voltar a andar sem apoio.

No fim de 2025, a cantora lançou o livro Nós Carregamos a Adoração, no qual relata detalhes do acidente, da recuperação e das experiências vividas durante o tratamento.

“Deus me levou a escrever este livro um ano e meio antes do acidente. Porém, o livro foi terminado após o acidente, onde Deus me levou a colocar mais de dez capítulos com vários processos de como ser uma adoradora em tempos difíceis, não murmurar e ser grata em tudo, até mesmo ficando três meses de cadeira de rodas e três meses de muleta reaprendendo andar”, declarou.

A missionária afirmou ainda que, após a recuperação, passou a intensificar o trabalho ministerial por meio de testemunhos, ministrações e apresentações musicais: “Hoje estou cantando, ministrando a palavra e testemunhando bem mais do que antes para a glória de Deus, pois é uma promessa que fiz”, concluiu, na entrevista ao Pleno News.

Paquistão: cristão forçado a trabalhar em sistema de esgoto morre

O cristão Shabbir Masih, trabalhador de saneamento, morreu aos 33 anos na madrugada de quarta-feira, 7 de maio, após inalar gases tóxicos enquanto realizava manutenção em um sistema de esgoto no Paquistão. Segundo familiares, ele havia alertado sobre os riscos da atividade e se recusado a entrar no local nos dias anteriores.

Masih trabalhava em um cano principal de esgoto com cerca de 7,6 metros de profundidade, operado pela Water and Sanitation Agency, conhecida como WASA. De acordo com a viúva, funcionários da agência foram até a casa da família por volta das 22h da noite anterior e o levaram para o serviço.

“Ele sabia que era uma armadilha mortal. Ele estava muito preocupado nos últimos três dias e me contou que o estavam ameaçando para que entrasse fundo naquele esgoto”, declarou a esposa.

Segundo relatos da família, Masih desceu ao esgoto acompanhado de outro trabalhador cristão identificado como Sanwal. Os dois entraram em cerca de um metro e meio de água contaminada. Durante o trabalho, ambos passaram mal devido à exposição aos gases tóxicos. Masih morreu no local, enquanto Sanwal foi levado ao hospital em estado grave e recebeu alta no dia seguinte.

Familiares afirmam que o corpo de Masih foi retirado do esgoto e deixado na estrada. Segundo a viúva, representantes da WASA orientaram a família a remover o corpo, alegando que a situação não era responsabilidade da agência.

De acordo com a International Christian Concern, a família acusa a WASA de obrigar Masih a realizar o trabalho mesmo diante dos riscos. A agência, por sua vez, nega responsabilidade pela morte e afirma que o trabalhador atuava como terceirizado.

O caso reacendeu discussões sobre as condições enfrentadas por trabalhadores cristãos do setor de saneamento no Paquistão. Embora cristãos representem menos de 2% da população paquistanesa, organizações locais afirmam que eles ocupam cerca de 80% dos empregos ligados à limpeza urbana e manutenção de esgoto.

Segundo relatos de entidades de direitos humanos, muitos desses trabalhadores atuam sem treinamento adequado e sem equipamentos de proteção. Eles também afirmam que funcionários que recusam tarefas consideradas perigosas frequentemente sofrem ameaças de demissão.

De acordo com o Center for Legal Justice, ao menos 40 cristãos morreram entre 2011 e 2023 em acidentes relacionados a bueiros e redes de esgoto no país. A entidade atribui as mortes à ausência de medidas de segurança e treinamento adequado.

O sistema de saneamento paquistanês ainda depende amplamente de trabalho manual. O serviço é dividido entre saneamento seco, ligado à coleta de resíduos sólidos, e saneamento úmido, que envolve contato direto com esgoto e resíduos humanos, atividade considerada de alto risco devido à presença de gases tóxicos e possibilidade de afogamento.

Segundo organizações locais, órgãos públicos do país têm ampliado a contratação terceirizada e temporária de trabalhadores do setor nas últimas décadas, prática apontada por ativistas como uma forma de reduzir custos e evitar responsabilidades trabalhistas e indenizações em casos de morte durante o serviço.

Ex-ator cristão vence eleição para comandar estado na Índia

O ator e político C. Joseph Vijay, de 51 anos, tomou posse no domingo como ministro-chefe do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. Segundo veículos locais, ele se tornou o primeiro cristão a assumir o cargo no estado, considerado o segundo mais populoso do país.

O partido liderado por Vijay, Tamilaga Vettri Kazhagam, conhecido como TVK, conquistou 108 das 234 cadeiras da assembleia estadual. A sigla recebeu apoio pós-eleitoral de partidos de centro-esquerda, comunistas e da Liga Muçulmana da União Indiana.

O resultado encerrou décadas de alternância de poder entre os partidos Dravida Munnetra Kazhagam e All India Anna Dravida Munnetra Kazhagam, que dominavam a política estadual havia quase 60 anos.

Conhecido popularmente como “Thalapathy”, expressão que significa “comandante”, Vijay é filho do diretor de cinema SA Chandrasekhar e da cantora Shoba Chandrasekhar. Segundo a UCA News, ele foi batizado e criado na fé católica.

O padre Charles Anthonyswamy, editor da publicação católica The New Leader, ligada à Arquidiocese de Madras-Mylapore, classificou o resultado eleitoral como “verdadeiramente histórico”, mas afirmou que a identidade religiosa do novo ministro-chefe não garante automaticamente uma gestão voltada aos interesses cristãos.

“Sua herança católica não se traduz automaticamente em uma administração pró-cristã, e misturar as duas coisas seria prematuro”, declarou Anthonyswamy à UCA News.

Segundo ele, integrantes do partido Bharatiya Janata criticaram a identidade religiosa de Vijay durante a campanha, o que pode ter fortalecido o apoio de minorias religiosas ao candidato.

Em março, a United States Commission on International Religious Freedom recomendou que o Departamento de Estado norte-americano classificasse a Índia como “país de preocupação especial” em razão de violações à liberdade religiosa.

Dados do United Christian Forum apontam crescimento nos registros de violência contra cristãos no país nos últimos anos. Segundo o levantamento, foram relatados 486 incidentes em 2021, 601 em 2022, 734 em 2023 e 834 em 2024. Em 2025, o número se aproximou de 900 casos.

Durante a campanha, Vijay concentrou o discurso em propostas de bem-estar social e evitou pautar sua candidatura pela identidade religiosa. Segundo relatos, o político visitou templos e locais de culto de diferentes religiões ao longo da disputa eleitoral.

O jornalista John Dayal afirmou que Vijay não é o primeiro católico a ocupar o cargo de ministro-chefe na Índia, citando estados do nordeste do país como precedentes: “Embora celebremos sua identidade, também devemos esperar que ele cumpra suas promessas e atenda às expectativas do público”, declarou Dayal à UCA News.

O partido de Vijay também defendeu a ampliação do status de “Casta Agendada” para cristãos dalits convertidos do hinduísmo. Atualmente, a legislação indiana concede os benefícios desse sistema apenas a hindus, sikhs e budistas pertencentes a castas historicamente discriminadas.

Fundado em 2024, o TVK ganhou projeção nacional durante a campanha eleitoral. O crescimento político de Vijay levou a comparações com M. G. Ramachandran, ator e político que governou Tamil Nadu entre 1977 e 1987.

Em seu primeiro grande discurso político, realizado em outubro de 2024, Vijay citou o reformador social Periyar E. V. Ramasamy como referência ideológica e também mencionou nomes como C. N. Annadurai, K. Kamaraj e B. R. Ambedkar, de acordo com informações do The Christian Post.

Vijay também declarou publicamente sua identidade cristã ao longo da campanha, enquanto defendeu valores seculares e igualdade de tratamento entre religiões pelo Estado indiano. O filme Jana Nayagan, lançado antes das eleições, foi apontado por analistas locais como um reforço de sua imagem política.

Nicodemus: 3 benefícios da leitura diária da Bíblia por 15 minutos

O pastor Augustus Nicodemus compartilhou nas redes sociais uma reflexão sobre a importância da leitura diária da Bíblia e incentivou cristãos a dedicarem ao menos 15 minutos por dia às Escrituras. Segundo ele, a prática pode produzir mudanças graduais na vida espiritual e emocional ao longo do tempo.

Durante a publicação, o pastor afirmou que a constância no contato com a Bíblia contribui para a transformação da mente e do coração: “Pode parecer pouco tempo, mas o impacto pode ser transformador”, declarou o pastor presbiteriano

Segundo o veterano pastor, a leitura bíblica diária ajuda os cristãos a enfrentarem a rotina com mais esperança, equilíbrio e sabedoria diante das dificuldades. Ele também afirmou que o hábito influencia diretamente as decisões tomadas no cotidiano.

“A sabedoria bíblica ilumina o caminho e ajuda a tomar decisões mais sábias e acertadas”, afirmou.

Augustus Nicodemus destacou ainda que 15 minutos diários de leitura representam mais de 90 horas dedicadas ao estudo das Escrituras ao longo de um ano.

Na reflexão, o pastor citou o versículo bíblico de Salmos 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho”. Segundo ele, a transformação espiritual ocorre de maneira progressiva, por meio da disciplina e da perseverança.

Ao final da mensagem, Nicodemus apresentou o método “MD15”, criado para incentivar o hábito da leitura bíblica diária.

“Não espere uma mudança grandiosa de um dia para o outro, mas confie que, de pouco em pouco, sua fé vai crescer”, concluiu.

Na publicação, o pastor também destacou três efeitos da dedicação diária à leitura da Bíblia. Segundo ele, o hábito contribui para a renovação da mente em meio às dificuldades do cotidiano, fortalece a fé por meio do contato constante com as Escrituras e auxilia na tomada de decisões consideradas mais equilibradas e sábias.

Envolvimento com a Bíblia entre jovens cristãos está crescendo

Uma pesquisa internacional apontou altos níveis de envolvimento com a Bíblia entre jovens de 15 a 30 anos, mesmo diante do avanço da secularização em diferentes regiões do mundo. O levantamento faz parte da Pesquisa da Juventude de Patmos, derivada da Patmos World Bible Attitudes Survey, conduzida pela Gallup em parceria com a Patmos Initiative e as United Bible Societies.

O estudo ouviu 91 mil pessoas em 85 países e territórios, incluindo cerca de 28,7 mil jovens. Segundo os dados, cristãos entre 18 e 24 anos demonstram maior frequência de leitura da Bíblia do que gerações mais velhas. Globalmente, metade dos entrevistados dessa faixa etária afirmou utilizar as Escrituras semanalmente.

A pesquisa também identificou que jovens cristãos relatam maior facilidade para falar sobre fé, compartilhar histórias bíblicas e aplicar ensinamentos religiosos em situações cotidianas.

“Os jovens cristãos sentem-se mais à vontade para falar sobre fé”, destaca o relatório.

O levantamento divide os países em sete “Grupos Patmos”, organizados conforme características culturais, econômicas e religiosas. Os maiores níveis de envolvimento religioso aparecem em regiões de maioria cristã, como América Latina e África Subsaariana, onde foram registrados altos índices de religiosidade, leitura frequente da Bíblia e interesse por estudos bíblicos aprofundados.

Já em países ocidentais secularizados, como regiões da Europa, América do Norte e Australásia, a pesquisa apontou queda na identificação cristã e menor interesse geral em aprender mais sobre a Bíblia. Ainda assim, os jovens cristãos dessas regiões considerados praticantes mantêm participação ativa.

Segundo o estudo, 81% dos jovens cristãos em nível global afirmaram que a religião possui importância em sua vida diária.

A pesquisa também identificou interesse pela Bíblia entre não cristãos. O relatório estima que cerca de 240 milhões de pessoas não cristãs desejam aprender mais sobre as Escrituras, especialmente jovens que vivem em contextos seculares.

Cerca de 70% dos entrevistados em todo o mundo concordaram que histórias bíblicas são importantes para crianças, incluindo participantes sem vínculo religioso.

O estudo aponta ainda que muitos jovens recorrem a aplicativos, vídeos, podcasts e amizades para discutir espiritualidade e obter informações sobre a Bíblia, em vez de frequentarem igrejas tradicionais.

Na Ásia, região classificada pelo relatório como religiosamente diversa, o conhecimento bíblico apareceu em níveis reduzidos. Segundo os dados, 56% dos entrevistados afirmaram nunca ter ouvido falar da Bíblia, enquanto 75% disseram não possuir conhecimento sobre o tema.

De acordo com o portal Christian Today, o coautor da pesquisa, Richard Powney, afirmou que o levantamento apresentou resultados diferentes das expectativas iniciais sobre o comportamento religioso dos jovens.

“Esta pesquisa mostra que, em alguns contextos, os cristãos jovens estão se envolvendo com a Bíblia com mais frequência do que os cristãos mais velhos”, declarou.

O relatório também concluiu que jovens cristãos com participação ativa nas Escrituras demonstram maior tendência ao voluntariado, à doação para ações beneficentes e ao auxílio a outras pessoas em situações do cotidiano. Segundo a pesquisa, esses padrões sugerem relação entre envolvimento bíblico, práticas de generosidade e ações de cuidado social.

‘Não sei se existe dor mais profunda do que a perda de um filho’

O pastor Greg Locke afirmou durante um culto de domingo que pretende realizar uma homenagem pública e outra privada em memória de seu filho, Evan Locke, de 20 anos, que morreu após uma overdose de drogas. Visivelmente abalado, ele declarou que considera a perda de um filho uma das dores mais profundas que alguém pode enfrentar.

“Não sei se existe uma dor mais profunda do que a perda de um filho”, disse Locke à congregação da Global Vision Bible Church.

O pastor anunciou na sexta-feira que o filho morreu após uma longa luta contra o vício em drogas. Durante a mensagem, Greg Locke comparou sua dor à vivida pelo rei Davi após a morte de Absalão, relato descrito no livro bíblico de 2 Samuel.

Segundo o pastor, a experiência o levou a enxergar de forma diferente a relação entre Davi e seu filho. Locke afirmou que antes via Absalão apenas como alguém que havia causado sofrimento ao pai, mas passou a compreender a dimensão da dor relatada na passagem bíblica.

“Quando ele descobriu que Absalão estava morto, nada disso importou”, declarou o pastor ao comentar o lamento de Davi pela morte do filho.

Greg Locke também afirmou que continuará pregando apesar do sofrimento e declarou que tem rejeitado sentimentos de culpa relacionados à morte de Evan.

“O diabo tentou te atormentar com tristeza, culpa, ‘poderia ter sido’, ‘deveria ter sido’, ‘teria sido’, ‘se eu tivesse sido’, mas Deus diz para não fazer isso. Você fez o que pôde. As pessoas escolhem”, afirmou.

A cerimônia pública em memória de Evan Locke está marcada para terça-feira, 13 de maio, na Global Vision Bible Church, em Lebanon. O culto fúnebre deve começar às 19h, com recepção de familiares e amigos entre 17h e 18h45.

“Todos são bem-vindos. Observação: aqueles que deixaram a GV ao longo dos anos estão absolutamente convidados a comparecer e prestar suas homenagens. Evan teria desejado muito isso”, declarou Locke.

O pastor informou ainda que o sepultamento será realizado em uma cerimônia privada na quinta-feira, restrita a familiares e amigos próximos. Ministérios de apoio a dependentes químicos também participarão das homenagens em memória do jovem, conforme informado pelo The Christian Post.

André Valadão rebate críticas ao modelo de ‘franquia’ da Lagoinha

Assine o Canal

O pastor André Valadão rebateu críticas sobre o modelo de expansão da Lagoinha Global durante a primeira edição do podcast Tudo AV. A denominação, que surgiu como Igreja Batista da Lagoinha e atualmente atua de forma independente, é alvo frequente de críticas nas redes sociais por supostamente operar em formato semelhante ao de franquias.

Durante a gravação, André Valadão afirmou que a igreja não funciona como franquia e declarou que o objetivo da liderança é manter organização e padronização entre as unidades instaladas no Brasil e no exterior.

“A Lagoinha não é franquia. A gente é uma igreja organizada”, afirmou o pastor.

Segundo ele, existe uma interpretação equivocada sobre a estrutura adotada pela denominação. André também defendeu o modelo de gestão utilizado pela igreja, que difere da autonomia tradicionalmente praticada por igrejas batistas.

O pastor ainda comentou as críticas relacionadas à padronização das unidades da igreja e afirmou que a organização interna do ministério incomoda pessoas que rejeitam esse tipo de estrutura.

“A organização assusta o desorganizado. A ordem incomoda aquele que é desordenado”, declarou.

André Valadão também destacou como diferencial da Lagoinha Global a realização de encontros frequentes entre pastores e líderes ministeriais para momentos de oração, leitura bíblica e alinhamento das diretrizes da igreja.

“Esse é o coração da igreja, esse é o que a gente ama viver”, disse.

A Igreja Batista da Lagoinha surgiu há cerca de 70 anos no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte. A expansão nacional e internacional da denominação se intensificou após André Valadão assumir uma das frentes de liderança do ministério.

Com o crescimento acelerado e a abertura de unidades em diferentes cidades e países, a igreja passou a receber críticas de internautas e também de líderes evangélicos. Entre os questionamentos mais recorrentes está a comparação do modelo organizacional da Lagoinha com sistemas de franquias empresariais.

Sóstenes protocola PEC da Anistia após Moraes barrar dosimetria

O líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, protocolou uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo Sóstenes, a proposta tem como objetivo “restaurar direitos, corrigir injustiças e devolver segurança jurídica” aos envolvidos nas manifestações ocorridas em Brasília.

“Diante da decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender a aplicação da Lei da Dosimetria, ficou ainda mais evidente para o Brasil que parte do sistema não aceita qualquer medida que represente justiça, equilíbrio e proporcionalidade para os condenados do 8 de janeiro”, afirmou o parlamentar.

Ao anunciar o protocolo da PEC, o deputado criticou a decisão do ministro e defendeu uma reação do Poder Legislativo. Segundo ele, a suspensão da dosimetria demonstrou que medidas pontuais não seriam suficientes para enfrentar o tema.

“O Congresso Nacional não pode continuar assistindo passivamente à escalada de decisões monocráticas que ignoram a vontade popular, desrespeitam o Poder Legislativo e tentam impedir qualquer avanço em direção à pacificação nacional”, declarou. “A suspensão da Lei da Dosimetria mostrou que não basta apenas corrigir excessos pontuais. É necessário enfrentar o problema na raiz.”

Sóstenes também associou a proposta a um cenário de perseguição política e afirmou que pretende mobilizar parlamentares para acelerar a tramitação da PEC na Câmara.

“A nova PEC da Anistia nasce da necessidade de garantir justiça verdadeira”, disse o deputado.

“Não existe democracia sólida quando cidadãos recebem penas incompatíveis com os fatos praticados, enquanto criminosos ligados à corrupção e ao crime organizado frequentemente encontram benefícios e garantias”, acrescentou.

O parlamentar informou que iniciará a coleta de assinaturas necessárias para que a proposta possa começar a tramitar no Congresso Nacional. Segundo ele, também haverá mobilização para que a PEC seja pautada com urgência.

“Cada deputado federal precisará se posicionar diante do país”, afirmou. “Ou ficará ao lado da justiça e da pacificação nacional. Ou ficará ao lado dos abusos, excessos e perseguições políticas”.

Na justificativa apresentada junto à proposta, Sóstenes argumenta que a decisão do STF de suspender a Lei da Dosimetria representa interferência sobre o Poder Legislativo. O deputado também declarou que a medida busca corrigir o que considera excessos nas condenações e restabelecer a separação entre os Poderes.

“O Congresso Nacional tem que ser respeitado”, declarou. “Não pode um único juiz derrubar a decisão do Parlamento, isso é invasão de competência, é invasão de poderes e uma afronta à democracia”, enfatizou o parlamentar, segundo a revista Oeste.

A PEC protocolada pelo parlamentar prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. O texto inclui crimes como dano qualificado, deterioração de patrimônio público, associação criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. A proposta também prevê a inclusão das medidas no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.