Tiago Mattes aconselha reação contra líderes abusivos: 'Fuja!'

O pastor Tiago Mattes, da Igreja Red, compartilhou um trecho de um sermão em que alerta sobre como identificar falsos mestres e o que fazer quando se achar em uma congregação liderada por um abusador.

Mattes, que é autor do livro Jesus Não É Quem Você Pensa, lidera a Igreja Red (Igreja Batista Redenção) em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Atualmente, sua congregação passa por uma expansão e está erguendo um templo com capacidade para 2 mil pessoas.

No trecho do sermão compartilhado no Instagram, Mattes diz que a imposição é uma característica de abuso religioso: “Líderes autoritários, o ‘ungido do Senhor’… como diz Maquiavel, ‘é melhor ser temido do que ser amado’”, introduziu.

“Esses líderes se colocam numa posição de que se você não obedecê-los, se você levantar qualquer questionamento sobre a autoridade dele, ele é ungido do Senhor e você vai ser fulminado por Deus. ‘Porque eu fui colocado nesse lugar e eu estou por cima dessa casta e ninguém me questiona’”, acrescentou o pastor.

Para Mattes, não há nada que ser humano nenhum possa oferecer que se sobreponha ao que Jesus Cristo entregou por amor: “Esse abuso de poder, que eles chamam de ‘cobertura espiritual’, ‘você vai perder a cobertura espiritual’. Deixa eu te falar uma coisa: a cruz de Jesus te confere toda cobertura espiritual que você precisa. Qualquer líder que prometer para você bênçãos ou proteção por meio da sua liderança e autoridade, é um falso mestre, é um abusador, um manipulador. Corra! Fuja!”, declarou.

Assista:

Cirurgias e orações: médico viraliza por clamor em procedimentos

O cirurgião maxilofacial Rafael Evaristo viralizou nas redes sociais com um vídeo em que ora junto à sua equipe antes de iniciar os procedimentos cirúrgicos, o que emocionou mais de 540 mil usuários do Instagram.

O Dr. Rafael Evaristo publicou um vídeo que mostra sua rotina de procedimentos e um momento de oração com a equipe que o assiste: de mãos dadas, os médicos oram para que Deus abençoe as quatro cirurgias que seriam realizadas em seguida, e também intercedem pela recuperação dos pacientes.

“Senhor Jesus, nós estamos aqui hoje para fazermos a cirurgia da Lorena e outros três pacientes. Quero pedir que você esteja presente em todos os momentos. Eu sei que você consegue auxiliar o processo cirúrgico, o pós-operatório desses pacientes”, orou o cirurgião.

Evaristo também lembrou das pessoas representadas pela equipe: “Tenho certeza que eles terão o melhor tratamento, a melhor experiência e o melhor resultado. Quero pedir que você acompanhe todos nós neste final de semana e que essa proteção se estenda a todos os nossos familiares. Amém!”.

De acordo com informações do portal Guia-me, o cirurgião realiza procedimentos de correção facial, como remoção de papada: “Graças a Deus, temos a oportunidade de realizar tantos sonhos e transformar tantas vidas. Concluímos mais uma semana repleta de bênçãos, transformações, aprendizado e muito amor”, comentou o próprio cirurgião na publicação feita no Instagram.

O vídeo já ultrapassou 5,6 milhões de visualizações no Instagram, com 543 mil curtidas e inúmeros comentários em elogio à atitude do profissional cristão: “O médico pedindo a intervenção dos Médicos dos Médicos”, escreveu um.

Outro internauta também comentou: “Glória a Deus! Fomos chamados para servir em todas as áreas da sociedade e em todas elas devemos representar a imagem e a semelhança de Deus”.

“Ver um representante da ciência reconhecer que Jesus é soberano e convidando-o para estar presente em seu centro cirúrgico é de emocionar”, alegrou-se outro usuário da rede social.

Trump diz que Franklin Graham o repreendeu por xingar esquerda

O ex-presidente Donald Trump, novamente candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, revelou que o pastor Franklin Graham o repreendeu por conta dos xingamentos que faz aos adversários e suas ideias.

No último sábado, 22 de junho, o candidato admitiu que tem dificuldade de expressar sua indignação com as políticas de Joe Biden e demais integrantes do Partido Democrata sem xingamentos.

Durante um discurso no estado da Pensilvânia, Trump contou a cobrança do pastor: “Franklin Graham, filho do grande Billy Graham (e eu gosto muito de Franklin), me escreveu uma carta. E ele disse: ‘Presidente, adoro o seu discurso [e] sua capacidade de falar é incrível. Sua narrativa é ótima. Mas poderia ser muito melhor se você não usasse linguagem chula’”.

De acordo com informações do portal Crosswalk, Trump afirmou que “tem trabalhado muito” para melhorar seu vocabulário, ao mesmo tempo que disse não concordar que essa mudança seja necessária:

“O problema é que, se você não intervir de vez em quando, só estou falando uma ou duas vezes durante um discurso inteiro. Sabe, esses discursos duram duas horas. Um ou dois, Franklin, permita-me uma ou duas palavras”, declarou, deixando claro que considera aceitável desabafar com xingamentos às vezes.

“Palavrinhas como aquela palavra que começa com B e termina com T [bulshit, que pode ser traduzida como bobagem em seu sentido mais pejorativo], certo? É uma palavra tão descritiva. Não sei como você substitui algumas dessas palavras. Mas lembro dele quando [xingo]”, disse Trump, admitindo que a cobrança do pastor sempre vem à sua memória quando acaba xingando.

Trump, em outro discurso no sábado, disse que os cristãos sofrerão se o presidente Biden for reeleito: “A esquerda radical está a tentar envergonhar os cristãos, silenciá-los, desmoralizá-los e quer mantê-los fora da política”, disse Trump à Conferência Road to Majority da Faith & Freedom Coalition.

“Eles não querem que vocês votem. É por isso que você tem que votar”, acrescentou, pontuando que os cristãos “não podem se dar ao luxo de ficar à margem” nas próximas eleições: “Se Joe Biden voltar, o cristianismo não estará seguro. Numa nação sem fronteiras, sem leis, sem liberdade, sem futuro. Não será seguro. Você não estará seguro como pessoa, e sua religião certamente estará, eu acho, em frangalhos”.

At a rally in Philadelphia, Trump tells crowd that Franklin Graham wrote him a letter telling him his speeches would be better if he didn’t use “foul language.” Trump says Graham is “wrong!” @Franklin_Graham #trump pic.twitter.com/1zfMKpL9a3

— Jesse Jackson (@JesseTJackson) June 23, 2024

Ex-prostituta foi liberta do crack e se tornou mestre em Educação

Uma ex-prostituta contou seu testemunho de conversão ao Evangelho, descrevendo como Deus a transformou por completo. Ao render-se a Jesus, encontrou a libertação do crack e prostituição.

Em um relato feito em vídeo, Janet Taylor Gwyn contou que aos 4 anos de idade perdeu a mãe, e ela e suas irmãs foram morar com a avó, uma mulher temente a Deus que as criou no Evangelho.

Cinco anos depois, a avó também faleceu e as meninas foram enviadas para morar com uma tia, que também frequentava a igreja, mas elas não tiveram bons exemplos lá: “Foi quando eu morava com minha tia que comecei a ir à igreja, estar na escola dominical e estar perto do ambiente da igreja, cantando no coral. Minha tia tinha seus próprios filhos, e eu estava sendo molestada por um deles”, revelou.

“Não contei a ninguém porque não queria me separar das minhas irmãs. Senti que isso causaria um problema. Eu apenas mantive esse segredo por muitos anos”, relembrou, apontando a raiz do trauma que a vida sexual precoce e forçada a causou.

“Quando eu tinha 14 anos, comecei a namorar e, imediatamente, me tornei sexualmente ativa. Não demorou muito para eu me tornar promíscua”, disse ela, acrescentando que aos 16 anos começou a fumar maconha e a experimentar outras drogas.

Em 1976, após se formar no Ensino Médio, a jovem ingressou na Marinha e viajou ao mundo, como havia planejado: “Depois que saí da Marinha, decidi embarcar na carreira de modelo, na qual não tive muito sucesso porque não tinha respaldo financeiro. Fiz muitas viagens na época. Eu me movimentei bastante. Acabei em San Diego, Califórnia”.

Viciada e nas ruas

A Califórnia é o epicentro do progressismo nos EUA, e vivendo no estado, Janet acabou viciada em crack e sua vida começou a ser destruída pelo vício: “Eu não tinha onde morar. Decidi voltar para a Costa Leste. Tive um filho enquanto estava na Marinha. Depois, tive outro filho fora do casamento. Minha vida estava realmente começando a se deteriorar diante dos meus olhos, mas eu continuei fazendo mudanças geográficas, pensando que as coisas seriam melhores. O problema não estava nos lugares; o problema estava em mim”, refletiu.

Mais tarde ela se envolveu em um relacionamento abusivo e teve seu terceiro filho, enquanto lutava contra as drogas. A determinada altura, Janet começou a se prostituir para bancar o vício: “Comecei a me prostituir para comprar cocaína e vivi assim por cerca de quatro anos enquanto estava na Flórida”.

A proximidade com o submundo das drogas a levou ao crime, e ela terminou presa diversas vezes: “Eu estava entrando e saindo da cadeia. Sempre que saía, voltava aos meus velhos hábitos”.

Encontro com Jesus

Em 1994, uma experiência transformadora: Janet ouviu uma música no rádio e a letra da canção a tocou profundamente, levando-a ao arrependimento: “Desta vez, algo realmente fenomenal aconteceu na minha vida. Conheci o Senhor Jesus na prisão, e era o último lugar que eu esperava que Ele estivesse. Mas ele estava lá”.

“Comecei a derramar meu coração para Deus. Comecei a lhe dizer que estava arrependida. E comecei a pedir a Ele que me perdoasse e não me deixasse morrer e ir para o inferno”, testemunhou. “Eu disse: ‘Sei que minha avó orou a Ti, mas não sei se Tu és real’. Pedi ao Senhor que se revelasse a mim. ‘Apenas me salve. Apenas me dê outra chance e me salve’, e Ele fez. Mal sabia, Deus tinha um plano para a minha vida desta vez”, testemunhou.

Agora uma ex-prostituta, após ter entregado a vida ao Senhor, Janet foi libertada dos vícios. Após sua soltura, ela passou a viver uma nova vida em Cristo: “Me tornei professora depois de ser prostituta na rua. Me tornei professora de inglês no Ensino Médio. Deus me permitiu ir para a faculdade e me formar. E então, depois de lecionar por quatro anos, voltei à universidade, fiz mestrado e me tornei diretora de uma escola cristã”, relatou.

“Nada disso poderia ter acontecido sem o sangue de Jesus. Tudo começa com Jesus. Ele nos tira da bagunça e da podridão. Ele transforma tudo isso em uma obra-prima para sua glória. É isso que eu quero que as pessoas saibam”, finalizou.

Assista ao testemunho da ex-prostituta Janet (com legendas no YouTube):

Assine o Canal

Academia com salinha de oração e louvor na playlist faz sucesso

Uma rede de academias decidiu abrir uma unidade voltada para o público evangélico, embora pessoas de outras religiões ou sem nenhuma crença também possam frequentar. E o destaque vai para a playlist feita com louvores e uma sala de oração, que oferece privacidade para os frequentadores.

A rede Sou Mais criou a unidade Sou Mais Cristo, uma instalação que custou R$ 2 milhões e está recebendo atenção dos evangélicos da capital paranaense. Nas instalações, fica evidente o apelo religioso: as luzes no teto formam uma cruz e as paredes são decoradas com versículos bíblicos.

Além disso, há uma sala de oração em um pequeno espaço nos cantos do galpão, oferecendo privacidade para quem quer – antes, durante ou depois dos treinos – um momento de relacionamento com Deus.

“É bom chegar num lugar e se sentir acolhida e amada. Isso atrai a gente, independentemente do credo religioso”, diz Fátima Valéria dos Santos Vieira, 60 anos, que é membro da Igreja do Evangelho Quadrangular e aproveita o espaço por se sentir “em casa”.

“Não me sentia à vontade em outras academias, que parecem que só dão atenção a mocinhas. Queria fazer um exercício e não sabia como. Aqui eles me orientam”, contou a idosa.

A professora aposentada Evanir Maria Nelma, 73, que não é evangélica, já foi questionada sobre por que frequentava uma “academia de crente”, e respondeu que o ambiente entrega o que ela precisa: “Para mim, tanto faz. O que importa é se eles te dão atenção para saber se você está fazendo a atividade [do jeito] certo ou errado. E aqui eles acompanham”, disse.

O fundador da rede, Patrick Batista, 31 anos, diz que a academia não busca criar um ambiente que exclua pessoas: “Qualquer um, mesmo sem religião ou sem acreditar em Deus, é recebido. Eu me converti há um ano quando estava em uma rave e Deus falou comigo. Hoje às vezes eu vou [na igreja evangélica]. Mas não precisa ir a uma igreja para acessar Deus”, opinou.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a playlist é formada por músicas de artistas cristãos. Há 400 alunos matriculados na unidade, que é dirigida por três sócios que tomam decisões após fazerem orações: “As pessoas podem achar que eu faço por dinheiro. Mas, não, eu faço porque Deus me direciona a fazer. Normalmente Deus traz para a gente quem é para contratar, quem não é. A gente orava sobre os orçamentos e Deus escolhia. Até mesmo para dar entrevista a gente ora”.

A professora Karina Kosicki Bellotti, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), avalia que espaços e eventos voltados para o público evangélico têm crescido no país nas três últimas décadas, por conta do crescimento do número de pessoas que se convertem ao Evangelho.

‘Divertida Mente 2’: JesusCopy aponta mensagem cristã no filme

O filme Divertida Mente 2 está nos cinemas e o pastor Douglas Gonçalves, do canal JesusCopy, extraiu uma reflexão a partir da história que a animação conta a partir das emoções da personagem Riley.

Divertida Mente 2 é a sequência do elogiado primeiro filme da Pixar sobre as emoções que “controlam” as crianças. Agora, com a protagonista Riley chegando à puberdade, a Ansiedade passa a ser uma figura predominante na vida da personagem.

Nesse contexto, Douglas Gonçalves destaca as mentiras que a Ansiedade coloca na cabeça da personagem, comparando com a vida real: “Ela decide redefinir quem a Riley é, porque na ‘cabeça’ dela, a Ansiedade, ela [Riley] precisa de uma nova forma de viver para sobreviver aos ambientes sociais. Agora não é mais o que ela ouviu dos pais dela, o que são os dons e habilidades que ela descobriu, aquilo que ela é boa… agora, ela é o que ela precisa ser para ser aceita pelo grupo”, pontua.

A mensagem que a Ansiedade impõe à personagem é “eu não sou boa o bastante” e “preciso ser o que o grupo quer que eu seja para ser aceita”, descreve o pastor.

“No filme inteiro você vai se identificar com o que está sendo relatado ali. […] Isso acontece com a gente. Nós fomos criados por Deus com uma essência. A primeira revelação da Bíblia, quando você abre a primeira página, é que Deus é criador. Isso significa que não somos obra do acaso, mas somos criação de um Deus que sonhou, que pensou, que desenhou a gente. Portanto, você nasceu com uma identidade, uma essência”, diz Douglas, correlacionando Divertida Mente 2 à mensagem bíblica.

“A vida é descobrir a verdade sobre quem você é em Deus. Quem Ele te criou para ser. Diante disso, quais são as nossas crenças centrais? […] Por causa do pecado, o medo entra na sala de comando e ele entra na nossa vida e começa a distorcer a nossa identidade. ‘Agora eu não sou mais o que o Senhor falou sobre mim, agora eu sou o que eu preciso ser para tentar sobreviver’”, acrescenta.

As mentiras que são contadas não podem se impor, insiste o pastor: “A Riley agora monta essa identidade mentirosa, por causa da Ansiedade, e agora ela é essa personagem, não mais a sua essência. […] De repente, a Riley tem uma crise de ansiedade. É uma cena que se você já viveu isso, você vai se identificar com o que está acontecendo ali. Ela tem aquela crise de ansiedade […] porque o interior dela está entrando em colapso porque ela está tentando viver fora da essência de quem ela foi criada para ser”.

“No final, fica claro que a Riley não é aquilo que a ansiedade está dizendo, e aquele monte de coisa negativa. […] Também fica claro que ela não é o que aquela Alegria infantil estava tentando fazer. […] A solução não é o pensar negativo ou positivo, a solução é pensar a Verdade”, finaliza Douglas Gonçalves.

Assine o Canal

‘The Acolyte’: série de ‘Star Wars’ revolta fãs por ativismo LGBT

Desde que comprou a franquia Star Wars, a Disney vem produzindo séries e filmes que destoam do tom usado pelo criador, George Lucas. Agora, uma nova série – The Acolyte – distancia a estória ainda mais de suas origens, e atrai a rejeição da audiência, apesar dos aplausos da crítica.

As características da ideologia woke (“desperto”, em tradução do inglês) estão explícitas na série, gerando revolta nos espectadores. A estória narra “uma investigação sobre uma chocante onda de crimes” que coloca uma mestre Jedi contra um perigoso adversário. Mas o que se vê na série é bem mais, com ecos do feminismo sendo usados como argumento para mudar conceitos da própria saga.

As reações negativas à série foram resumidas pelo crítico de arte Thiago Romariz, no Omelete: “The Acolyte (e logo mais Skeleton Crew) vêm em uma toada bem diferente […] sem conexões de nostalgia diretas ou rostos icônicos – e por mais que o fã clame por coisas novas, não há nada no mundo que ele desgoste mais do que mexer nos brinquedos dele sem ser avisado”.

De acordo com informações do portal The Christian Post, The Acolyte recebeu alta pontuação no Tomatometer, uma plataforma de avaliação usada pelos críticos. Entretanto, os clientes do serviço de streaming da Disney discordam: menos de um em cada seis usuários do Rotten Tomatoes avaliou o programa com 3,5 estrelas em 5.

As críticas negativas do público em geral ocorrem no momento em que a série recebe atenção generalizada por seu endosso à ideologia LGBT e outras características consideradas “despertas”.

O canal Geeks + Gamers no YouTube resumiu a série da seguinte forma: “Tenta redefinir completamente o que é ‘A Força’” mostrando um ritual em que “duas mães [bruxas lésbicas] concebem gêmeos”, uma escolha narrativa que tenta reescrever toda a lógica empregada na série até então, que se apoiava em algum grau de verossimilhança com a realidade biológica.

O portal Bounding into Comics comentou a “mudança absolutamente massiva e ostensivamente motivada pela política de identidade para uma das peças mais importantes da tradição original pré-Disney da franquia” como um verdadeiro desastre: “O poder de criar vida através da manipulação direta da Força [foi entendido pelos fãs como] um feito quase impossível, mesmo para os mais célebres de seus usuários”.

Antes da estreia, a criadora de The Acolyte, Leslye Headland, disse que seu objetivo era fazer uma representação da ideologia LGBT, que refletisse sua adolescência como “pessoa Queer”.

Dez mandamentos serão exibidos em salas de aula de Louisiana

O estado de Louisiana aprovou um projeto de lei que obriga a exibição dos Dez Mandamentos da Bíblia Sagrada em todas as salas de aula das escolas públicas. Na última quarta-feira, o governador Jeff Landry (Partido Republicano) sancionou a medida.

A legislação, identificada pelo código HB 71, torna obrigatória a exibição dos Dez Mandamentos em tamanho de cartaz, com “fonte grande e de fácil leitura”, em todas as salas de aula públicas, desde o jardim de infância até as universidades custeadas pelo estado.

Dias antes, Landry já havia antecipado que sancionaria o HB 71: “Vou para casa assinar um projeto de lei que coloca os Dez Mandamentos nas salas de aula públicas. E mal posso esperar para ser processado”, declarou o governador, ciente de que virão contestações.

De acordo com o texto aprovado, os Dez Mandamentos passam a ser vistos no estado de Louisiana como um conhecimento que fez a diferença na formação cultural dos americanos. O HB 71 diz que o conteúdo das tábuas da lei de Moisés se tornaram “documentos fundamentais do nosso governo estadual e nacional”.

Esse contexto deverá constar nos cartazes que serão exibidos nas salas, em um texto de quatro parágrafo que explicará como os Dez Mandamentos “foram uma parte proeminente da educação pública americana durante quase três séculos”. A previsão, de acordo com a Fox News, é que os cartazes devem estar instalados nas salas de aula até o início do próximo ano.

Enquanto muitos conservadores comemoram a decisão do governador Landry, a União Americana pelas Liberdades Civis de Louisiana (ACLU) anunciou que entrará com uma ação legal contra a lei, argumentando que ela viola um precedente de longa data da Suprema Corte dos EUA e a Primeira Emenda da Constituição:

“Estamos preparando um processo para contestar o HB 71. A lei viola a separação entre Igreja e Estado e é flagrantemente inconstitucional. A Primeira Emenda promete que todos nós decidiremos por nós mesmos quais crenças religiosas, se houver, manter e praticar, sem pressão do governo. Os políticos não têm nada a ver com impor a sua doutrina religiosa preferida aos estudantes e famílias nas escolas públicas”, declararam os ativistas ateus.

Por outro lado, Matt Krause, advogado do First Liberty Institute, defendeu a sanção do governador: “O Estado Pelicano reconheceu corretamente a história e a tradição dos Dez Mandamentos no estado. Colocar este documento histórico nas paredes das escolas é uma ótima maneira de lembrar os estudantes dos fundamentos do direito americano e da Louisiana”.

Louisiana is going to put up displays of the Ten Commandments in classrooms. Excellent! And no, it’s not a violation of the First Amendment. The founders would have been appalled to think they had banned public displays of religion.

pic.twitter.com/3Ypx7KHI6L

— Ben Shapiro (@benshapiro) June 20, 2024

Íris Abravanel revela segredo de casamento duradouro com Silvio

Nem todos sabem, mas Silvio Santos é casado com a evangélica Íris Abravanel, e sua esposa acaba de falar sobre seu casamento duradouro e declarou que a receita é a Palavra de Deus.

Judeu, o fundador e dono do SBT se casou há mais de 50 anos com Íris Abravanel, que na época tinha 19 anos de idade. Hoje, ele tem 93 anos e ela, 75, além de quatro filhas.

Em entrevista recente, Íris Abravanel – que é autora de novelas – afirmou que o relacionamento com Silvio se mantém firme: “Ele é intenso até hoje. Sempre me dá presente no Dia dos Namorados, escreve bilhetinhos e fica esperando minha reação, é muito amoroso”.

A autora declarou que um casamento sempre enfrenta desafios: “A vida até pode ser complicada, mas você vai se adaptando e vale a pena lutar para estar junto, é gratificante ver seus filhos e netos”.

“Ele é o amor da minha vida e esse amor foi sentido pelas meninas, passamos isso para elas”, acrescentou Íris, à revista Caras. “Eu tinha 19 anos quando o conheci e já são mais de 50 anos juntos. Ele é a pessoa com quem mais convivi na vida. Aprendi a disciplina, a responsabilidade, sem falar que ele sempre foi muito companheiro”.

Bíblia

Para ser um bom exemplo para as filhas, Íris relatou que utilizou a Bíblia Sagrada como fundamento para estruturar a família: “Quando as crianças são pequenas, a gente sempre tem muitas dúvidas. Como vai ser? Como vão crescer? O importante é dar o exemplo em casa. Uma vez a Eliana perguntou para o Silvio como a família dele conseguia ser tão perfeita. Ele respondeu: ‘Minha mulher lê a Bíblia’”, relembrou a autora.

Há alguns anos, Silvio Santos também deixou claro durante um de seus programas que a família Abravanel mantém conceitos bíblicos na forma de enxergar o casamento. Agora, a esposa confirmou: “E é verdade. A Bíblia fala sobre todas as coisas, tem engenharia, matemática, história, guerras, lutas, vitórias, é a vida. Eu procurei me basear nos mandamentos bíblicos e construí uma família guiada pela minha fé. Estamos sempre reunidos”, finalizou.

PL prevê multa para quem atrapalhar realização de cultos em MG

Os deputados de Minas Gerais estão discutindo o Projeto de Lei 181/23, que cria multa para quem atrapalhar cultos religiosos no estado. Na Comissão de Direitos Humanos, o texto recebeu parecer favorável em 1° turno.

A deputada Andréia de Jesus (PT-MG) é relatora do PL e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Em seu parecer, recomendou a aprovação do projeto apresentado pela deputada Alê Portela (PL), que está licenciada.

De acordo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o PL 181/23 “impõe multa aos que invadirem ou perturbarem local destinado a culto religioso, ou impedirem a realização de cerimônia religiosa”.

O texto também define como perturbação aos cultos a insistência em permanecer no templo “em atitude contrária às determinações da liderança religiosa responsável pela reunião”.

Com as mudanças feitas pela relatora, o PL propõe que a multa para quem descumprir a lei seja de 500 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) para todas as infrações previstas, o que equivale a R$ 2.635,00 na cotação atual, que é de R$ 5,27.

Há hipóteses em que a multa terá valor dobrado: em caso de reincidência ou em caso de atividade ou cerimônia religiosa de religião de matriz africana, o que indica favorecimento de viés político por parte da relatora, que declarou que “considerando os dados estatísticos e as evidências que comprovam o quanto as religiões de matriz africana são atingidas por atos de intolerância religiosa”.

Antes de ser votado no plenário, o PL 181/23 será analisado pela Comissão de Segurança Pública, segundo o portal da ALMG.