Resgatado por igreja, jovem se livra das drogas e vira pastor

Um dos trabalhos missionários mais relevantes feito pela igreja evangélica no Brasil é o resgate de pessoas escravizadas pelas drogas. Nesse quesito, a Cristolândia, organização mantida pela Convenção Batista Brasileira, exerce um papel de destaque no cenário nacional.

Atuando no Brasil há mais de 40 anos, a Cristolândia se consolidou como uma referência no combate à dependência química, chegando a atender atualmente cerca de 100 mil pessoas por ano, segundo dados da organização, e sempre de forma colaborativa, mediante a contribuição voluntária dos irmãos em Cristo.

Jônatas Menezes Monteiro é um exemplo vivo do quanto Deus atua através dos “radicais”, como são chamados os missionários que atuam nas ruas do país, normalmente em centros onde há grande concentração de usuários de drogas, como a Cracolândia, região de São Paulo que inspirou o nome da organização.

“Conheci primeiro o álcool, depois, a maconha e a cocaína, até chegar ao crack. Morei nas ruas diversas vezes, até não aguentar mais e pedir ajuda para o missionário Pr. Raone, que é meu primo”, disse Monteiro, recordando os 13 anos de dependência química, antes da sua libertação.

Em 2015, Monteiro foi acolhido pela Cristolândia, iniciando um processo voluntário de recuperação emocional, física e espiritual que dura em média 2 anos. Convertido e batizado em outubro do mesmo ano, o rapaz sentiu que Deus havia lhe dado a vocação ministerial.

Foi assim que Monteiro iniciou o curso de bacharel em Teologia em 2018, marcando outra grande evolução na sua total libertação das drogas. Atuando como missionário da Cristolândia, foi no campo que o jovem pregador conheceu Ane Caroline, também radical, com quem se casou em 2020.

Em 2023 Monteiro concluiu o Seminário Teológico e em 23 de março deste ano, 2024, foi ordenado pastor no templo da Primeira Igreja Batista em Betim, em Minas Gerais, iniciando assim a sua nova jornada como proclamador do Reino de Deus, segundo a Junta de Missões Nacionais.

“Agradeço a Deus pela graça e misericórdia para com a minha vida e por ter me confiado o ministério”, disse ele. Saiba mais sobre o projeto Cristolândia, abaixo:

Assine o Canal

Perseguição: aumenta abortos por falta de cuidados em Mianmar

Como se já não bastasse a grave perseguição religiosa, os cristãos que vivem em Mianmar também estão tendo que enfrentar uma séria crise de saúde no país, onde o número de abortos tem aumentado gradualmente devido à falta de cuidados médicos adequados.

A população de Mianmar atravessa um período sombrio desde o início de uma guerra civil em fevereiro de 2021, fazendo com que os serviços de saúde do país entrasse em colapso. Como resultado, gestantes passaram a sofrer com a falta de atendimento médico adequado, fazendo aumentar o número de bebês mortos ainda no útero materno.

“O estado de Shan, em Mianmar, está testemunhando um aumento angustiante de abortos espontâneos e natimortos, já que as mães grávidas que fogem do conflito são forçadas a dar à luz em condições perigosas em selvas remotas”, informou o Christian Post.

A mídia americana reportou dados de um relatório publicado pela Humanitarian Aid Relief Trust (HART), que acompanha a situação de vulnerabilidade no país há anos. De acordo com o documento, cerca de 100.000 pessoas tiveram que fugir das suas casas apenas no estado de Shan.

Os cristãos, que são minoria, sofrem grande perseguição por parte de grupos radicais que não aceitam conversões religiosas. A maioria da população de Mianmar é budista, e o radicalismo religioso fez com que o país entrasse na 12ª posição da lista mundial de perseguição religiosa da Portas Abertas.

“Os recursos estão escassos e não fugimos por vontade própria, mas por causa da nossa segurança e de nossos familiares”, disse um morador local, conforme matéria publicada pelo GospelMais.

Ainda segundo o relatório da HART, hospitais e outros centros de saúde viram alvos dos rebeldes, agravando a crise humanitária em Mianmar. Cristãos do país pedem orações para que Deus intervenha na situação, trazendo paz e estabilidade para a região.

Ex-Nova Era comemora cura milagrosa durante o batismo filmado

Algumas pessoas passam anos da sua vida tentando encontrar caminhos enganosos para chegar à verdade, como fez Chantal Haberland, que por vários anos vivenciou o ateísmo e também o misticismo da Nova Era, até finalmente encontrar a paz e também uma cura milagrosa nos braços de Jesus Cristo.

O encontro de Chantal com Jesus foi recente, quando ela e o seu esposo resolveram ler a Bíblia juntos, ainda no começo desse ano. Ambos estavam sedentos para entender o verdadeiro sentido da vida, o que realmente aconteceu após o contato com a Palavra que é viva, eficaz e libertadora (Hebreus 4:12).

“Jesus abalou completamente minha vida, personalidade e mentalidade como eu nunca pedi ou esperei. O que mudou dentro de mim não pode ser descrito, só pode ser vivido”, disse ela ao compartilhar seu testemunho nas redes sociais.

A emissora americana GOD TV também repercutiu o testemunho de cura milagrosa vivenciado por Chantal. No seu caso, ela não conseguia sentir cheiros desde a infância e também tinha dislexia, uma condição que dificulta a leitura e escrita.

Durante o seu batismo, porém, Chantal teve uma cura milagrosa, pois passou à sentir o funcionamento do seu olfato assim que emergiu nas águas. “Depois de ser batizada, enquanto estava sendo entrevistada, ainda molhada e com frio, percebi que podia sentir o cheiro do perfume da senhora que me entrevistava”, disse ela.

“Senti o cheiro das pessoas, da areia, do mar, da comida. Fui curada de algo que os médicos nem sabiam que era possível acontecer”, enfatizou a ex-adepta da Nova Era. Além do olfato, Chantal disse que também viu a libertação de sintomas emocionais nocivos, como a ansiedade.

“Desde pequena sempre me disseram que nunca iria conseguir cheirar, e quem me conhece sabe que nunca senti. Também sempre disseram que eu tinha dislexia e ler era difícil para mim. Agora posso ler a Bíblia em voz alta com muito mais confiança. É um milagre”, concluiu. Assista o momento da cura milagrosa, abaixo:

Granger Smith diz que morte do filho o aproximou de Deus

Um trágico acidente de afogamento tirou a vida de um dos filhos do cantor Granger Smith, há quase cinco anos. Agora, com condições de falar publicamente sobre sua perda, ele afirmou que o sofrimento, de uma forma estranha, aproxima as pessoas de Deus.

Granger, sua esposa, Amber, e os quatro filhos do casal “estão bem”, segundo ele próprio, que recorreu ao estudo teológico para entender o sofrimento e como Deus age nessas circunstâncias para que Seus filhos se aproximem d’Ele.

Como resultado, em abril de 2023, o cantor anunciou que estava abandonando a carreira na música country para se dedicar ao ministério pastoral em tempo integral na igreja em que frequentam.

Em uma entrevista recente, ele recapitulou suas conclusões básicas a respeito da tragédia que abalou sua família: “Por razões que não conhecemos totalmente, o plano de Deus sempre envolverá sofrimento neste mundo atual; a dor e o sofrimento nos aproximam de Deus, e Deus usa isso para muitos propósitos”, disse ele.

“Como pai, não gostaria que meus filhos crescessem em uma utopia perfeita. Quero introduzir um sofrimento que sei que eles podem suportar, para que produza neles um bem maior. Não são apenas pessoas; é assim que os metais são refinados, com calor e pressão”, acrescentou.

O texto de Malaquias 3.3 corrobora a ilustração que o agora pastor faz do sofrimento como processo de amadurecimento do cristão. Granger acrescenta que se, ele como pai pensa em forjar o crescimento dos próprios filhos, a mesma lógica pode ser encontrada na Bíblia Sagrada da parte de Deus para nós:

“Então, por que um Pai Celestial, que é muito superior a qualquer coisa que eu possa imaginar no que diz respeito a planejar, nutrir, cuidar e prover, também não introduziria sofrimento em nossas vidas para um bem maior ou para Sua maior glória? Tudo se resume na cruz quando Jesus entra na humanidade em carne e osso para se envolver no sofrimento. Temos um Deus que está próximo dos corações quebrantados”, enfatizou.

Sobre a superação das dificuldades, o cantor diz que “é um pouco injusto” afirmar que a família está bem, já que todos eles passaram por muita coisa: “Mas é somente pela graça de Deus que estamos bem. As crianças estão bem. Amber e eu estamos bem. O sol realmente está brilhando sobre nossa família agora. Estamos em uma bela estação agora. Isso não não significa que seja sem tristeza ou sem pesar, mas significa que é possível coexistir com alegria”, finalizou, segundo informações do The Christian Post.

Mudança de sexo e aborto são ‘ameaças à dignidade humana’

A resistência ao progressismo do papa Francisco dentro da Igreja Católica segue confrontando os acenos do líder religioso. A ala conservadora do Vaticano conseguiu aprovar um documento que trata as cirurgias de mudança de sexo e o aborto como “ameaças graves à dignidade humana”.

O documento foi divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira, 08 de abril, e abrange ainda outros assuntos, como as práticas de “barriga de aluguel” e eutanásia. Intitulado “Dignitas Infinita”, o documento foi redigido pelos bispos da África, que lideram a ala conservadora da Igreja Católica.

Diante da perseverança dessas lideranças contra o progressismo crescente na denominação romana, o papa se viu obrigado a aprovar o documento.

De acordo com informações do chefe do Gabinete de Doutrinamento do Vaticano, o cardeal Victor Manuel Fernández, Francisco solicitou que os bispos mencionassem também “a pobreza, a situação dos migrantes, a violência contra as mulheres, o tráfico de seres humanos, a guerra e outros temas”, numa espécie de contrapartida dos conservadores.

Os conservadores católicos pontuaram que as “barrigas de aluguel” são uma violação à “dignidade tanto da mulher responsável pela gestação como a da criança”. O documento pontua que o papa Francisco considera “desprezível” essa prática, que tem se tornado comum em muitas regiões do mundo.

As cirurgias de “mudança de sexo – ou mudança de gênero, como os entusiastas da ideologia de gênero preferem – é reprovada pelos bispos, que pontuam que “qualquer intervenção de mudança de sexo, em regra, corre o risco de ameaçar a dignidade única que a pessoa recebeu desde o momento da concepção”.

Sobre aborto, eutanásia e pena de morte, o documento também reforça a condenação permanente do Vaticano às três práticas, com citações do próprio Francisco e dos papas que o antecederam, Bento XVI e João Paulo II, assim como documentos anteriores do Vaticano, de acordo com informações do portal G1.

Por fim, os católicos conservadores se posicionam também contra o abuso sexual, tratando esse crime como uma ameaça à dignidade humana que se tornou “generalizada na sociedade”, incluindo dentro da própria Igreja Católica, assim como a realidade de violência contra as mulheres, o cyberbullying e outras formas de abuso em redes sociais.

Pastores apoiam reação de Musk contra Moraes: 'Pela liberdade'

Os últimos dias foram agitados nas redes sociais, após o bilionário Ellon Musk, proprietário do antigo Twitter (hoje “X”), anunciar que não acatará às ordens judicias contra perfis de brasileiros em sua plataforma, provocando com isso a reação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Inicialmente, o perfil oficial do “X” publicou uma nota questionando as exigências judiciais feitas à empresa, após o jornalista americano Michael Shellenberger revelar que funcionários da rede social trocaram informações dizendo que teriam sofrido pressão da Justiça brasileira para que tomassem decisões ilegais.

“Não é exagero dizer que o Brasil está à beira da ditadura nas mãos de um ministro totalitário do Supremo Tribunal Federal chamado Alexandre de Moraes”, acusa Shellenberger em um vídeo publicado por ele no final de semana.

Como resultado, Musk anunciou que irá retirar “todas as restrições” impostas aos perfis brasileiros. “Este juiz [Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”, disse ele.

A decisão de Musk repercutiu na imprensa nacional e internacional, com agências como a Reuters e a Bloomberg dando visibilidade ao caso. Moraes, por sua vez, determinou a aplicação de multa diária de R$ 100 mil para cada perfil desbloqueado no X, caso o bilionário cumpra a sua decisão.

Moraes também decidiu incluir Musk no polêmico “Inquérito das Fake News”, alegando que o mesmo estaria espalhando desinformação e incitando a prática de crimes, desrespeitando a soberania nacional.

Segundo o ministro, “a flagrante conduta de obstrução à Justiça brasileira, a incitação ao crime, a ameaça pública de desobediência as ordens judiciais e de futura ausência de cooperação da plataforma são fatos que desrespeitam a soberania do Brasil e reforçam à conexão da dolosa instrumentalização criminosas das atividades do ex-Twitter, atual X”.

Pastores reagem

A polêmica envolvendo Musk e Moraes também provocou a reação de pastores como Silas Malafaia, Marco Feliciano, Geremias Couto e Renato Vargens, que manifestaram apoio ao bilionário americano.

“O lado certo do debate? É aquele que luta pela liberdade de expressão e não tolhe as opiniões de quem quer que seja, deixando que cada um opte por ouvir ou acionar a lei já existente na hipótese de ter sido afrontado. O que estiver além disso é censura”, escreveu Couto, por exemplo, chamando de “piada pronta” a inclusão de Musk no inquérito das fake news.

Malafaia, por sua vez, disse que se Moraes resolver bloquear o acesso ao X no Brasil, só estará provando que é um “ditador da toga”. Para Feliciano, a revelação de dados do antigo Twitter, chamada nas redes de “Twitter Files Brazil”, apontou “arbitrariedades” e serviu para mostrar ao mundo que que vem ocorrendo no país.

“Os arquivos vazados pela imprensa demonstram que houve ameaça de prisão a funcionários do Twitter. Eis que na decisão de incluir @elonmusk no inquérito das Fakenews. tem ameaça de prisão a funcionários brasileiros! Pode isso produção?”, questiona Feliciano.

Já o pastor Renato Vargens, disse que em caso de bloqueio do X no Brasil, o mundo ficará sabemos que vivemos numa “ditadura”. “Ora, desde quando isso pode ser chamado de democracia?”, questionou o religioso.

Padre pregou que homossexualidade é pecado e foi denunciado

Na contramão das declarações feitas nos últimos anos pelo papa Francisco, um padre católico afirmou que a homossexualidade é “uma fraqueza pecaminosa” que deve ser combatida como qualquer outra transgressão da lei de Deus. A afirmação rendeu uma ameaça de processo por parte de uma ministra do governo francês.

O padre Matthieu Raffray, 45 anos, publicou um vídeo para os seus mais de 60 mil seguidores no Instagram confrontando-os a resistir às suas fraquezas pecaminosas, incluindo a homossexualidade, dentre outras:

“Todos nós temos fraquezas: aqueles que são gananciosos, aqueles que estão com raiva, aqueles que têm tendências homossexuais!”, afirmou Raffray.

Com a repercussão do vídeo, a ministra Aurore Bergé, 37 anos, titular do ministério de igualdade de gênero e diversidade do governo francês, publicou um comunicado classificando as declarações do padre como “inaceitáveis”.

Irada, Aurore também confirmou que estava denunciando o padre à Delegação Interministerial para a Luta contra o Racismo, o Antissemitismo e o Ódio Anti-LGBT (DILCRAH) para ser processado nos termos do Artigo 40 do código penal francês: “Não vou abrir mão de nada diante do ódio, seja ele qual for”, escreveu a ministra em sua conta no X.

A DILCRAH é um órgão do governo francês que trabalha com vários ministérios para conceber, coordenar e gerir ações de combate ao racismo, ao antissemitismo e aos crimes de ódio anti-LGBT.

Nas redes sociais, a conta oficial do órgão respondeu ao tweet da ministra informando que havia encaminhado a denúncia ao procurador, e acrescentou: “A chamada ‘terapia de conversão’ é ilegal desde 2022. Falar sobre a homossexualidade como uma fraqueza é vergonhoso”.

Sem se intimidar, o padre Raffray também usou o X para contar que seu número de seguidores ultrapassou a marca de 20 mil graças “aos histéricos de todas as matizes que tentam me desestabilizar com controvérsias grotescas”, e acrescentou: “Amigos ou inimigos: rezo por vocês”.

No vídeo que causou a polêmica, o padre pregou que todos têm as armas espirituais necessárias para combater tais fraquezas, mas que Satanás os tenta fazer acreditar que a batalha é “muito difícil”, sugerindo que desistam e cedam ao pecado.

O padre Raffray tem grande audiência entre os jovens franceses, e não se desculpou ou removeu o vídeo. Em entrevista à imprensa, declarou que sua reflexão abordava “tentações em geral” e que a sua intenção não era destacar a homossexualidade, mas sim “deixar claro que não somos obrigados a ceder a todas as nossas tentações, a todos os nossos desejos”.

“Cito a homossexualidade, entre outras coisas. Atos homossexuais são pecado, mas acho que as pessoas não sabem mais o que é pecado. Denunciar um pecado não significa denunciar quem o comete! Você poderia ter me culpado se eu tivesse dito algo desajeitado ou ofensivo, mas isso não é o caso aqui”, defendeu-se.

“Não só não sou homofóbico; além disso, como padre, sou cuidadoso com o vocabulário que utilizo sobre este assunto porque sei que o assunto é delicado e que as pessoas podem facilmente se machucar”, acrescentou, segundo informações do portal The Christian Post.

O padre garantiu que não irá se intimidar com a perseguição do governo francês: “O que está em jogo não sou eu, mas a liberdade de ser cristão hoje. Espero que todos os fiéis percebam que é a moral cristã e toda a Igreja que estão sob ataque”.

Je viens de m’apercevoir que ce compte vient de dépasser les 20.000 followers !

Merci à tous pour votre soutien.

Merci aussi aux hystériques de tous bords qui tentent de me déstabiliser par des polémiques grotesques : publicité assurée 👍🏻

Amis ou ennemis : je prie pour vous. pic.twitter.com/JH2c1GlJbj

— Abbé Matthieu Raffray ⚔️🙏🏻 (@AbbeRaffray) March 20, 2024

Davi Passamani é preso por suspeita de assédio, e defesa nega

O pastor Davi Passamani, que concorreu ao Grammy Latino 2023 pelo álbum Novo Tempo, da banda Casa Worship, foi preso na noite da última quinta-feira (4), enquanto participava de um momento de louvor. A informação foi confirmada pela defesa do líder religioso.

A prisão, de acordo com a defesa, é consequência de um inquérito aberto em dezembro passado, por suspeita de assédio sexual. Uma jovem acusa o pastor de ter lhe enviado mensagens de teor sexual e a imagem do seu pênis por meio do celular.

Esta não é a primeira acusação de assédio enfrentada por Davi Passamani. O religioso também foi alvo de outras duas denúncias, sendo a primeira em 2020. Em todos os casos, porém, ele recorreu, negando as acusações.

“A autoridade policial informou verbalmente a este advogado que o motivo da prisão seria o fato de Davi Passamani estar presente em louvores e isso representa risco à sociedade de ocorrência de possíveis novas vítimas de assédio”, disse o advogado do pastor, Leandro Silva.

O advogado do religioso disse que não chegou a ter acesso ao documento que embasa o pedido de prisão, que foi executado por policiais da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher, no bairro Jardim Goiás, em Goiânia.

“Está prisão, segundo a delegada, está relacionada ao inquérito policial inaugurado no final do ano de 2023 por suspeita de assédio, porém, embora esgotado o prazo de 30 dias para a conclusão dele, a autoridade policial foi omissa e não o concluiu, provavelmente, aguardando o momento oportuno para o espetáculo público. A defesa qualifica as informações contidas nesse inquérito de vazias, lacunosas e genéricas”, diz o advogado em nota.

Segundo Silva, o pastor estaria sendo vítima de uma “conspiração” que visa manchar a sua reputação. Também estaria em jogo uma  disputa patrimonial. Passamani é divorciado e foi afastado em definitivo da igreja que presidia, a Igreja Casa, em Goiânia. Atualmente o religioso lidera outra denominação fundada por ele, chamada A Porta, segundo o Metrópoles. Vejam mais sobre este acaso, abaixo:

Pastor Davi Passamani renuncia após mais uma acusação de importunação sexual

Assine o Canal

Série sobre Moisés alcança o 1° lugar de audiência na Netflix

A série sobre Moisés, que conta a história do líder hebreu com uma produção original da Netflix, se tornou um sucesso de audiência e ficou em primeiro lugar dentre as mais assistidas no serviço de streaming.

Testamento – A História de Moisés estreou na Netflix no dia 17 de março, com três episódios, e imediatamente recebeu elogios e se tornou sucesso de audiência.

A série sobre o líder do povo hebreu desbancou outras produções de conteúdo progressista e inadequados para a família. Mesclando documentário com dramatização, Testamento – A História de Moisés inclui diferentes pontos de vista de especialistas cristãos, judeus e muçulmanos, priorizando o ponto de vista do cristianismo histórico.

Segundo informações do portal Christian Headlines, os dados sobre a liderança de audiência da série são da própria Netflix.

Um portal voltado ao público judeu, Forward, elogiou a série por sua sobriedade, destacando que não há nada “espalhafatoso ou inútil”, e pontuando que “a forma como os especialistas do programa falam sobre a história do Êxodo muitas vezes parece profundamente judaica”.

“Eles fazem referência extensiva ao midrash. Eles fazem análises gramaticais e decompõem as raízes das palavras hebraicas. A certa altura, os comentaristas discutem o fato de que a palavra para a cesta em que Moisés flutua pelo Nilo é a mesma que a palavra para a arca de Noé”, exemplificou o portal.

Do ponto de vista cristão, a representação da série com famílias cobrindo as ombreiras das portas com sangue destaca que esse episódio significa “um prenúncio do Novo Testamento e de Jesus Cristo – o sangue do cordeiro, o sacrifício do cordeiro – e é apenas por Seu sangue que você será salvo”.

Quando os hebreus atravessam o Mar Vermelho, um especialista diz que a Bíblia apresenta o evento como um milagre de Deus, e não como uma ocorrência natural.

Kelly McPherson, criadora e produtora executiva, disse que trabalhou para que a série respeitasse as diferentes tradições: “Se você chegar a essa história, conhecendo-a bem, tendo crescido com ela, espero que seja diferente, que você possa aprender algo que não sabia [e] ainda assim te mover da mesma maneira. Se você chegar lá sem nenhum conhecimento real sobre o assunto, [espero] que você diga: ‘Esta é uma história ótima e inspiradora’”.

Curado do câncer, brasileiro usa megafone para pregar na Europa

Desde que foi curado do câncer diagnosticado em 2019, o brasileiro Lucas Teodoro tem cumprido o seu compromisso de proclamar ao mundo o que Deus fez em sua vida, algo que o fez parar na Europa, onde pretende passar por nove países evangelizando onde tiver a oportunidade.

Seu primeiro ponto de parada foi em Lisboa, Portugal, onde Lucas, que fundou o movimento “Aviva School”, um ministério evangelístico voltado para atuar em escolas, tem falado de Jesus em ruas e em igrejas.

O jovem evangélico disse que uma das ações foi realizada na Praça do Comércio, onde várias pessoas pararam para lhe ouvir. Segundo o rapaz, apenas 2,13% da população em Portugal se declara evangélica, surgindo daí a grande necessidade de evangelismo no país. No Brasil, esse percentual já atingiu a casa dos 30%.

“Peguei meu mega falante e começamos a cantar em inglês, isso foi atraindo as pessoas que acharam que seria um show de música”, disse Lucas Teodoro ao compartilhar a sua estratégia para atrair pessoas no ato evangelístico feito em praça pública.

“Então eu comecei a pregar o Evangelho e falar para eles que Cristo vive e se eles se arrependerem, eles podem ser salvos e isso foi chamando atenção da galera que estava em volta. De repente, muitas pessoas foram juntando para ouvir a mensagem do Evangelho sendo pregada em Portugal”, destacou.

Segundo o rapaz, várias pessoas se renderam a Cristo, demonstrando a carência dos portugueses quanto ao conhecimento da Palavra de Deus. O jovem curado do câncer também compartilhou o seu testemunho, impactando muitas vidas.

Na época em que estava sendo tratado, antes de ser curado do câncer, Lucas já havia iniciado o seu ministério na escola onde estudava, compartilhando a sua fé com os alunos – veja aqui.

“Eu cheguei na escola e fui pregar”, disse ele. “Na época, eu ouvi de algumas pessoas: ‘De onde vem essa força do Lucas?’. E eu tinha o prazer de responder: ‘Eu estou sendo sustentado por Deus, não tem nada haver com a minha força’”. Assista: