Deputado cria PL para punir quem invadir igrejas e ultrajar cultos

Com o aumento dos casos de vandalismo contra templos religiosos no Brasil, o deputado estadual Gil Diniz, de São Paulo, também conhecido nas redes sociais como “Carteiro Reaça”, anunciou a criação de um Projeto de Lei (PL) que visa punir quem invadir igrejas e ultrajar cultos religiosos.

O parlamentar, que é católico e defensor de pautas conservadoras, classificou a invasão aos templos como “delinquência anticristã”. De acordo com a proposta, quem cometer essa prática será implicado em infração administrativa com imposição de multa.

O Artigo 1° do Projeto de lei nº 207 /2024 diz que cometerá a infração “quem invadir ou ocupar igreja ou local dedicado a culto religioso, ou ali permanecer contra a vontade expressa da autoridade religiosa local, com outra finalidade qualquer que não a prática de culto e devoção da religião em questão, em hipótese não abarcada pelos excludentes de ilicitude previstos em lei”.

A mesma violação se aplicará ainda “a quem por qualquer maneira ultrajar, impedir, interromper ou perturbar a prática de culto ou cerimônia religiosa”, podendo ser fixadas que vão de 50 a 200 salários mínimos.

Como é possível notar, o PL não se aplica apenas à religião cristã (igrejas evangélicas e católicas), mas a qualquer “local dedicado a culto religioso”, podendo ser esse centros espíritas, maçons ou mesmo terreiros de candomblé/umbanda.

Ao comentar o objetivo do seu projeto no Instagram, Gil Diniz lembrou que “as penalidades impostas por esta lei não substituem as sanções penais, mas se adicionam a elas, assegurando uma proteção ampla aos nossos valores e crenças.”

O deputado também lembrou que a Constituição Federal já garante proteção aos locais de culto no Brasil, sendo o seu projeto uma espécie de camada a mais de proteção, a fim de garantir que práticas intolerância e vilipêndio ao sagrado sejam combatidas com maior efetividade.

Tati Zaqui confessa Jesus em batismo: ‘Cristo vive em mim’

A ex-funkeira Tati Zaqui compartilhou um vídeo de um culto doméstico que culminou com seu batismo nas águas. Ela recebeu a visita de amigos e do pastor André Victor, e decidiu fazer sua pública confissão de fé.

Após anunciar sua conversão, em dezembro do ano passado a ex-funkeira lançou sua primeira música gospel, Me Guia. Na ocasião, ela também começou a mostrar seu novo figurino nas redes sociais. Em uma das fotos, ela aparecia de camisa preta de manga longa e uma saia jeans, um conjunto bem diferente do que usualmente apresentava.

Agora, após alguns meses de discipulado, ela compartilhou um vídeo com trechos do culto doméstico ao lado de amigos e também do momento em que ela desce às águas:

“As coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo! Eu vaguei o mundo por 30 anos e não encontrei o que tenho agora, Jesus! O caminho, a verdade e a vida… hoje já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”, escreveu a influenciadora.

Em seguida, Tati Zaqui compartilhou suas orações ao longo dos anos: “Eu orei para Deus quebrantar o meu coração e tirar as escamas dos meus olhos e assim Ele fez, e você? Também confessa Jesus como seu único Senhor e Salvador? Bata e a porta será aberta. Te amo meu Jesus”.

Em 2015, Tati Zaqui ficou famosa no mundo do funk com as músicas Parará Tibum e Água na Boca. Anos depois, sua participação no programa A Fazenda, da RecordTV, ajudou a artista a expandir seu público. Em outubro de 2023, a cantora e compositora se tornou evangélica e passou a compartilhar sua mudança gradual nas redes sociais.

Nikolas é elogiado por Elon Musk por defender valores: ‘Corajoso’

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) discursou durante um evento realizado na sede da ONU em novembro de 2023 sobre a influência e consequente destruição da sociedade causada pelo ideologia de esquerda. Agora, o vídeo foi compartilhado pelo empresário Elon Musk, o que reacendeu o debate sobre o tema.

No discurso, o jovem parlamentar evangélico pontuou que a destruição da família, pregada de forma enfática e abrangente pela esquerda, é parte de um método que envolve a destruição das identidades individuais, levando jovens a não saberem quem ou o quê são:

“Primeiro eles destroem o senso de realidade. ‘Não há mais certo ou errado, bom ou ruim, tudo é relativo’. Quando eles dizem isso, por quê então dizer que homens existem? Mulheres? Não são conceitos concretos, portanto devem ser abolidos. […] Se você não é nada, então tudo pode ser qualquer coisa. Eles destruirão sua identidade como pessoa”, introduziu Nikolas Ferreira.

Ao longo de mais de sete minutos, o deputado federal mais votado do Brasil se colocou de forma contundente contra todas as premissas progressistas: “Jovens são levados por quaisquer vento de doutrina e se apegam ao que está na moda. Eles dizem ‘vista-se assim, use esse tipo de linguagem’, e finalmente, ‘viva assim’. É a geração mais carente de boas referências que já existiu”, lamentou.

A esquerda substituiu Jesus por um ativista do Black Lives Matter, e trocaram a cruz – que representa injustiça contra um inocente – por símbolos que não representam nada além do egoísmo ativista. A propósito, o arco-íris não é seu, mas nosso. Leia a Bíblia e você descobrirá”, acrescentou.

Nikolas descreveu a geração de jovens do mundo como “escravos de suas próprias vontades”, pessoas que se tornaram incapazes de “lidar com a dor, confronto, muito menos ser avisada sobre o que está errado”.

“Quem trocou os conselhos dos pais por professores que nunca os carregaram em seus braços? Quem direcionou a força dos jovens em manifestações que só servem para aqueles que os estão dominando? São ingênuos demais para saber que estão sendo usados e quem os está usando”, reiterou.

O dono do X, Elon Musk, compartilhou o vídeo com um pequeno e significativo comentário: “Homem corajoso”. A publicação, segundo as estatísticas da rede social, foi vista 18,4 milhões de vezes após o compartilhamento do empresário na data de ontem, 09 de abril.

O bilionário fundador da Tesla e SpaceX vem se dedicando nos últimos anos a confrontar o progressismo e defender a liberdade de expressão.

Assista:

Brave man https://t.co/eB4es8ZgJ1

— Elon Musk (@elonmusk) April 10, 2024

Padre acusa bispo de estupro, admitindo que 'a igreja foi omissa'

Um padre de 31 anos está acusando o bispo Dom Valdir Mamede, que até o ano passado liderava a  Diocese de Catanduva, no noroeste paulista, de estupro e assédio sexual. O crime teria ocorrido no ano passado, mas a denúncia só foi formalizada este ano, segundo informações do portal G1.

“Desde os meus 13 anos sou acompanhado pela Diocese. Ter que passar por isso foi a maior decepção da minha vida. Fiquei sem chão. Nunca pensei em um dia ser abusado sexualmente”, disse o padre.

Mamede renunciou ao cargo ainda no ano passado, após a vítima fazer uma denúncia à Nunciatura Apostólica, que encarregou Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto (SP), para conduzir uma investigação interna da igreja. Todavia, segundo o padre, “a igreja foi omissa”, o que lhe motivou procurar a Polícia Civil em 22 de março deste ano.

De acordo com o padre, foram várias vezes que o bispo Dom Valdir Mamede lhe assediou sexualmente. “Na primeira vez, eu fiquei sem reação e acabou se consumando o crime”, disse o sacerdote.

“Ele me pegou de uma forma inesperada, nunca poderia imaginar algo assim. Ele tentou outras vezes, mas eu escapei e já estava ciente da falta de moral dele”, completou o padre.

Em nota ao portal ACI Digital, a Diocese de Catanduva informou que “a orientação da Santa Sé e do papa Francisco, sabidamente conhecida, é de que, nos casos de cometimento de infrações civis, trabalhistas e de outras esferas, por membros da Igreja Católica, em caráter particular e individual, devem ser encaminhados as autoridades da área, para que, elas tomem as providências que julgarem cabíveis e necessárias, observando-se a aplicação da lei ou da norma vigente”.

A Diocese também frisou que “não pactua com quaisquer condutas ilícitas, praticadas por quem quer que seja, e que, tais acusações, merecem criteriosa apuração”. O caso, agora, seguirá sendo investigado pela Polícia Civil em caráter sigiloso.

Teóloga feminista diz que evangélicos praticam ‘bibliolatria’

A investida de teólogos liberais contra a “sã doutrina” (Tito 2:1-10 ) tem chamado atenção de alguns pastores como Rodrigo Mocellin, que gravou um vídeo dias atrás para rebater declarações de uma teóloga feminista que acusou os evangélicos de praticarem a “bibliolatria”.

De acordo com a fé evangélica, oriunda do protestantismo contra o paganismo católico, a Bíblia sagrada judaico-cristã é a única fonte de autoridade sobre tudo o que diz respeito à vida cristã, uma vez que foi revelada diretamente por Deus mediante a inspiração (e oralidade) dos profetas e discípulos de Jesus.

Mas, apesar desse entendimento ser historicamente consensual entre os teólogos protestantes (e alguns católicos), a influência do liberalismo tem feito com que alguns pastores, atualmente, questionem o conceito de inerrância da Palavra de Deus, isto é, de que a Bíblia não contém erros naquilo que ensina em sua essência.

Neste sentido, Rodrigo Mocellin citou como exemplo um evento onde teólogos liberais como Ed René Kivitz, acusado de heresia por dizer que a Bíblia precisaria ser “atualizada“, sugerem a prática de idolatria por parte dos evangélicos com relação à inerrante Palavra de Deus.

Mocellin explicou que não faz sentido colocar a experiência humana acima da revelação divina, uma vez que o próprio ser humano tende à interpretar as Escrituras conforme às suas inclinações pecaminosas.

O pastor também lembrou que o próprio Jesus Cristo testificou a inerrância das Escrituras, não apenas citando passagens do Antigo Testamento que fazem referência a Ele, como cobrando dos judeus um exame fiel das Escrituras, a fim de que o seu ministério fosse confirmado.

Seguidores do líder religioso endossaram a sua posição. “Essas pessoas são tão canalhas que usam a bíblia pra refuta a Bíblia. Satanás fez o mesmo ao tentar Jesus’, comentou um internauta a respeito da teóloga feminista e de Ed René Kivitz. Assista o vídeo abaixo:

Assine o Canal

'Queimem e destruam’: casa de pastor é atacada por idólatras

Ocupando a 10ª posição na lista mundial de perseguição religiosa da Portas Abertas, a Índia tem registrado casos absurdos de intolerância religiosa contra os cristãos, incluindo violência, ameaça e intimidação. A organização divulgou, por exemplo, um ataque ocorrido em Manipur, onde a casa de um pastor foi destruída por radicais.

Por razões de segurança, o nome do pastor local não foi revelado, mas ele contou detalhes do ataque ocorrido em maio de 2023. De acordo com o líder evangélico, centenas de extremistas seguidores do sanamahism, uma crença pagã também conhecida como meiteísmo, cercaram seu imóvel e o templo da sua igreja.

“700 pessoas atacaram durante a noite, tocando alarmes, estourando postes elétricos e gritando: ‘Vandalizem, queimem e destruam’. Eles cercaram a igreja e começaram a queimar a propriedade”, contou o religioso.

Durante o ataque, sua mulher, filhos e o pai idoso estavam no local, e todos foram hostilizados e agredidos verbal ou fisicamente. “Minha esposa, que tentava detê-los, foi ameaçada com facas e revólveres”, contou ele.

Felizmente, os familiares do líder evangélico conseguiram fugir, deixando suas propriedades para trás. Esse foi o único motivo de consolo do pastor que vem lutando para levar o amor de Cristo em Manipur, apesar dos riscos iminentes e dos ataques cada vez mais comuns.

“Quando voltava para a minha aldeia, vi a minha igreja e casa destruídas. Não consigo parar de chorar, mas me senti aliviado por minha família estar segura”, disse ele ele.

Perseverança

Apesar de ter perdido sua casa no ataque dos radicais idólatras, o pastor se manteve firme na certeza de que a perseguição produz perseverança. Atualmente ele conta com o apoio da Portas Abertas, segundo a organização.

“Sou grato a Deus por enviar seu povo escolhido para nos servir e nos lembrar de que não estamos sozinhos na batalha da fé. Cristo está conosco e envia sua ajuda mesmo em situações extremas por meio de vocês”, concluiu.

Hospital atende paciente terminal e improvisa tanque para batismo

O batismo cristão é uma ordenança bíblica que foi orientada pelo próprio Jesus Cristo, a qual simboliza ao novo nascimento para o mundo espiritual. Ciente disso, um paciente terminal de quase 80 anos, internado, resolveu fazer um apelo para que o seu desejo de se batizar fosse cumprido.

“Esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível”,  explicou a médica paliativista Fernanda Romeiro.

Fernanda, que é coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar da Santa Casa de Campo Grande (MS), explicou que apesar das dificuldades, a equipe de saúde fez todo o possível para atender o pedido do paciente, um idoso de 79 anos que possui problemas cardíacos.

A médica contou com a ajuda de uma amiga, que lhe explicou a importância do batismo cristão para quem entrega sua vida a Jesus Cristo. “Montamos uma força-tarefa entre diversos setores do hospital para que aquele momento fosse realizado”, disse ela.

O grande dia

Nas igrejas evangélicas, o batismo normalmente é realizado em tanques construídos para essa finalidade, já que a cerimônia ocorre regularmente, sempre que novos convertidos se tornam aptos para isso, após compreenderem o real propósito do novo nascimento.

O hospital, então, decidiu improvisar o tanque utilizando uma piscina plástica, em parceria com a igreja da qual o paciente é membro. Segundo Fernanda, a iniciativa reflete o caráter humanizado do atendimento hospitalar, bem como do próprio conceito do cuidado paliativo.

Cerimônia de batizado foi realizada dentro de hospital em Campo Grande (MS)
Momento em que o paciente foi batizado no hospital. Foto: reprodução/CNN

“Foi possível fazermos exatamente aquilo que a gente se propõe, tentar minimizar e sanar os sofrimentos, nesse caso um sofrimento espiritual e fazendo a prevenção de um luto complicado para essa família”, disse ela, segundo informações da CNN Brasil.

Elon Musk: Nikolas Ferreira cobra provas contra Alexandre

Em meio a toda polêmica causada pelas afirmações do empresário Elon Musk a respeito das ações do ministro Alexandre de Moraes em suas atuações no STF e TSE durante as eleições de 2022, o deputado federal evangélico Nikolas Ferreira (PL-MG) usou o X para cobrar documentos que provem as acusações.

O deputado federal comentou duas publicações de Elon Musk pedindo que ele contasse mais sobre a afirmação que Alexandre de Moraes havia se tornado ditador no Brasil por ter o presidente Lula em uma “coleira”, e que o ministro havia “tirado Lula da prisão” e colocado “o dedo na balança para eleger Lula”.

Para Nikolas Ferreira, é preciso que as informações que o X (antigo Twitter) tem a respeito da atuação do ministro venham a público: “Elon disse que Alexandre está com Lula na coleira e que colocou o dedo na balança para elegê-lo. Como membro do congresso brasileiro e representando milhões de pessoas, peço que nos dê mais informações. Isto será crucial para o futuro do nosso país”, cobrou o parlamentar.

Elon Musk, então, respondeu ao questionamento afirmando que está providenciando a retirada dos funcionários do X Brasil pois eles haviam sido ameaçados: “Precisamos levar nossos funcionários no Brasil para um local seguro ou que não estejam em posição de responsabilidade, então faremos um dump completo de dados”, afirmou, explicando o motivo de ainda não ter trazido à tona as informações cobradas. “Eles foram informados que seriam presos”, acrescentou.

“Dump” de dados é um termo usado na área de tecnologia da informação para descrever a ação de copiar e transferir grandes volumes de informações de um sistema para outro, de acordo com informações da revista Oeste.

Pastores comentam

Outro deputado federal, o pastor Marco Feliciano, comentou as alegações do empresário sobre a suposta ameaça de prisão aos funcionários do X: “Elon Musk anunciou que antes de revelar as demandas judiciais que tem recebido irá colocar seus funcionários em uma posição de segurança, já que estão sendo ameaçados de prisão. Que justiça é essa que usa de ameaça a funcionários para conseguir seus objetivos?”, questionou.

Renato Vargens, pastor e escritor, lamentou o cenário iminente de censura completa: “As coisas estão caminhando para o que o supremo, poderoso, grandioso, magnânimo, semi-deus Alexandre, o inquestionável, o maioral, porque, Alexandre o grande, (aquele que foi um grande general, é inferior a esse) suspenderá no Brasil o X (Contém ironia)”.

Yago Martins, apresentador do canal Dois Dedos de Teologia, compartilhou um meme em que uma figura alusiva ao diabo faz sugestões ao ministro Alexandre de Moraes: “Censura o Elon Musk. Fecha o Twitter. Você é um deus, ninguém pode te parar”.

Em seguida, o pastor da Igreja Batista Manaaim escreveu: “Quero que fique registrado que minha última postagem nesta rede, antes de seu bloqueio absurdo, é que Jesus cura, salva, liberta e leva para o céu. Vivam pra ele”.

Nikolas Ferreira cobra provas contra Alexandre de Moraes e Elon Musk promete revelação
Elon Musk diz que revelará dados contra Alexandre de Moraes após garantir segurança de seus funcionários no Brasil
Elon Musk declara que Alexandre de Moraes tem Lula em uma “coleira” e o tirou da prisão para ajuda-lo a vencer as eleições de 2022

Tá engraçado assistir a @GloboNews nesse exato momento. Um monte de “tios e tias” chamando @elonmusk de menino mimado! 🤣🤣🤣 tem fogo no parquinho. Elon Musk não é mimado, é definitivamente um gênio! 🤣🤣🤣

— Marco Feliciano (@marcofeliciano) April 8, 2024

As coisas estão caminhando para o que o supremo, poderoso, grandioso, magnânimo, semi-deus Alexandre, o inquestionável, o maioral, porque, Alexandre o grande, (aquele que foi um grande general, é inferior a esse) suspenderá no Brasil o X.

(Contém ironia)

— Renato Vargens (@renatovargens) April 8, 2024

Quero que fique registrado que minha última postagem nesta rede, antes de seu bloqueio absurdo, é que Jesus cura, salva, liberta e leva para o céu. Vivam pra ele.

— Yago Martins (@doisdedosdeteo) April 7, 2024

https://t.co/KWpFQmRzIP pic.twitter.com/15XK71Rwnt

— Yago Martins (@doisdedosdeteo) April 7, 2024

Profissionais explicam como incluir autistas na igreja

Uma das melhores definições sobre a essência do evangelho de Jesus Cristo é o conceito de inclusão, tendo em vista que o plano de salvação de Deus para a humanidade tem por objetivo alcançar o maior número possível de vidas, incluindo a dos portadores de condições especiais, como os autistas.

No entanto, saber como incluir tais pessoas ainda é um desafio para muitas igrejas, já que algumas necessitam de uma abordagem diferenciada, com foco em suas limitações ou potenciais mais amplos.

Foi pensando nisso que alguns profissionais resolveram dar dicas para que as igrejas saibam como incluir melhor os autistas, um público que atualmente representa 2 milhões de pessoas no Brasil.

Para a psicóloga Daniela de Almeida Souza Cruz, por exemplo, as igrejas precisam primeiramente identificar o tipo de autismo em cada caso, já que cada indivíduo está inserido dentro de um “espectro”, vindo daí o nome Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Materiais adaptados e de fácil linguagem, não só beneficiam pessoas com autismo, mas beneficiam a todos. Todas as crianças serão beneficiadas com um material didático acessível, mais explicativo e interativo”, disse ela ao Guiame.

Daniela também destacou algo muito importante, ao explicar que a ideia correta de inclusão não é meramente promover adaptações para o portador de alguma necessidade especial, mas sim torná-lo parte das práticas e convivências da comunidade em geral.

“Isso é um ganho não só para a pessoa com autismo, mas também para todos que ali estão, porque a inclusão não é eu fazer alguma coisa para uma pessoa específica, mas eu incluir naquilo que eu já estou fazendo todas as pessoas”, disse ela.

Singularidade

A terapeuta ocupacional Caroline Silva dos Santos também deu orientações, explicando que os autistas são singulares quanto à compreensão. Alguns, por exemplo, são superdotados, enquanto outros possuem maior dificuldade para a aprendizagem.

Ela diz que “em geral, usar linguagem simples, de fácil entendimento; utilizar imagens, fotos e vídeos” é um recurso valioso, mas levando em consideração que no caso dos superdotados, já é preciso outra abordagem. “Nestes casos, se fala normalmente, como com qualquer outra pessoa neurotípica”, explica.

A terapeuta explica que no caso do evangelismo, é preciso utilizar recursos criativos. Ela citou como exemplo as parábolas de Jesus. Para os autistas, imagens, vídeos e objetos diversos, como brinquedos, podem compor o leque de materiais necessários para se fazer compreendido.

Já para o acolhimento em alguma eventual crise estereotípica, a profissional ressalta que o ideal é “ter um espaço preparado, com menos estímulos visuais e auditivos, propiciando uma acomodação sensorial para regulação do sistema nervoso da criança. Este espaço também pode ser usado por autistas adultos em casos de sobrecarga sensorial”, conclui.

Coppolla critica novo slogan de Lula que visa atrair evangélicos

O comentarista político Caio Coppolla, da CNN Brasil, participou de mais um quadro do programa “O Grande Debate”, dessa vez abordando o novo slogan do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é “fé no Brasil”.

Críticos do atual governo argumentam que o novo slogan visa atrair os evangélicos, sendo mais uma investida na tentativa de conquistar o apoio desse segmento, considerado o mais influente no combate às ideologias da esquerda política nacional.

Chamando o presidente da República de “hipócrita”, Coppolla argumentou que Lula se contradiz ao falar sobre Deus. “A quem Lula serve?”, questionou. “Lula é um mentiroso confesso, flagrado em vídeo às gargalhadas se gabando de divulgar dados falsos sobre a miséria no Brasil, visando o seu próprio benefício político”.

“Lula da Silva também é o homem que quando foi implicado em escândalo de corrupção, teve a desfaçatez de afirmar que, ‘não tem nesse país uma viva alma mais honesta do que eu, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica’”, lembrou o comentarista.

“É muito difícil para os evangélicos encontrarem Deus nas palavras de Lula da Silva”, continuou Coppolla, citando passagem bíblica sobre a mentira e lembrando ainda de algumas pautas defendidas pela esquerda, como o aborto e a liberação das drogas.

Quer “enganar”

Quem também comentou o novo slogan do governo Lula foi o senador Magno Malta. Para o parlamentar, o objetivo do petismo seria “enganar” os evangélicos, algo que virou uma “sina surreal”.

“Todos sabemos que suas posições são totalmente contra o que acreditamos. E agora me vem com esse slogan… ‘Fé no Brasil’. Ele brinca com a fé dos brasileiros e também com o que estamos vivendo”, criticou o senador no X.

Em tom de ironia, Malta completou: “Supressão das liberdades, aumento de impostos, preços dos alimentos subindo, dívida pública explodindo. Eu tenho fé que o Brasil vai sobreviver, apesar de Lula.”

Assista a íntegra do comentário de Caio Coppolla, abaixo:

.@BoletimCoppolla atropelou a hipocrisia lulista!

Não há plano de governo, não há entregas. O (des)governo de lula é só propaganda, inclusive com aumento expressivo de gastos. E você quem paga, claro.

⚠️ Já assinou a petição que será incluída no pedido de impeachment contra… pic.twitter.com/mZPNu6PWqs

— Carla Zambelli (@Zambelli2210) April 8, 2024

Assine o Canal