Pastor: Eclipse solar de 8 de abril é um sinal profético de Deus

O que para muitos pode ser só mais um fenômeno astronômico, para outros é mais um sinal profético criado por Deus para sinalizar à humanidade os sinais da sua ação em seu projeto criativo. É nisso o que acredita o pastor americano Troy Brewer, da Igreja Open Door, nos Estados Unidos.

O líder religioso é mais um dos que não enxergam os fenômenos celestes como algo aleatório ou sem propósito, especialmente quando a própria Bíblia afirma que “os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”, em Salmos 119:1.

O pastor citou a passagem de Mateus 24.30 para lembrar que a Bíblia possui diversos textos que fazem referência a grandes acontecimentos como algo que pode ser visto através de “sinais” no céu, sendo a volta de Jesus Cristo um deles.

Enquanto o Grande Dia do Senhor não acontece, Troy Brewer acredita que Deus continua nos dando sinais, a fim de que o seu povo se mantenha sempre em alerta, como “um navio de guerra” que permanece em vigilância constante, sendo o eclipse um desses sinais.

Em uma entrevista para a Charisma News, o pastor falou sobre o próximo eclipse solar que deverá ocorrer no dia 8 desse mês. “É um sinal tremendo”, disse ele, lembrando que apesar da iminência da volta de Cristo diante dos desdobramentos proféticos que temos visto ultimamente, “Deus não quer que ninguém se sinta impotente este ano.”

“Temos que encontrar esperança e confiar no poder de Deus, mesmo quando enfrentamos tempos desafiadores”, ressalta o pastor. “O Deus Todo-Poderoso governa em Seu trono sobre os céus e sobre a Terra, e o próprio Jesus realmente disse que haveria sinais no Sol, na Lua e nas estrelas”.

Ele citou outro exemplo, dizendo que “um ‘X’ no hebraico significa um ‘sinal profético’ e a ‘assinatura de Deus’. Simboliza literalmente: Jesus, o Príncipe da Paz”. Para saber mais desse tema, leia a matéria abaixo:

2024: especialista aponta sinais do ‘fim dos tempos’ que cristãos ainda ignoram

Assine o Canal

Kivitz refutado por evangélicos: ‘Ele não prega o cristianismo’

O pastor Ed René Kivitz voltou recentemente a expressar suas opiniões sobre a inerrância da Bíblia Sagrada, e a repercussão nas redes sociais fora do círculo de seus seguidores tem sido bastante negativa.

O pastor Renato Vargens, conservador teologicamente, usou sua conta no Instagram para afirmar que as declarações de Ed René acumuladas ao longo dos últimos anos formam uma “mensagem mentirosa, cheia de sofismas, absorta em malignidade”.

“Kivitz mais uma vez atacou a suficiência das Escrituras. Se não bastasse isso em uma palestra ele desconstruiu a Bíblia dizendo que seu texto é machista, sexista e xenofóbico. Para piorar a situação esse senhor reproduziu novamente a ladainha de que a Bíblia precisa ser reinterpretada”, pontuou Vargens, referindo-se ao evento “A Bíblia Fala Hoje”, transmitido no canal Conversas Pastorais do YouTube.

Vargens contrapôs Kivitz “afirmando que a Bíblia é o escudo que nos protege do erro, como também a inerrante Palavra de Deus”, e concluiu enfatizando que o pastor da Igreja Batista de Água Branca “peca contra Deus e sua Palavra”.

Usuários do X também repercutiram as declarações mais recentes de Kivitz apontando as inconsistências de seu discurso progressista: “Qualquer cristão que frequentou um mínimo de EBD consegue responder aos absurdos do Ed René Kivitz. Sem qualquer possibilidade de compreensão ou passar pano, o que ele prega não é cristianismo. Você pode chamar de qualquer outra coisa, mas não é cristianismo”, criticou a psicóloga Larissa Lima.

O reverendo Ageu Magalhães, pastor presbiteriano, concordou com a análise: “Você está certa. Inerrância, infalibilidade e suficiência das Escrituras é o básico do básico em Teologia”.

Yago Martins, pastor batista que já havia classificado a postura de Kivitz como herética, reiterou suas críticas às declarações do pastor da IBAB: “Neste último ‘Conversas Pastorais’, o Ed Renê Kivitz mostra com clareza absoluta o quanto rejeita a visão cristã da revelação e a inerrância das Escrituras. Apresenta-se, sem constrangimento, como o que sempre fingiu (mal) não ser. Não lhe sobrará apoiador que não seja liberal”.

Evangélicos rejeitam sermões de Ed René Kivitz: ‘O que ele prega não é cristianismo’
Captura de tela no X
Evangélicos rejeitam sermões de Ed René Kivitz: ‘O que ele prega não é cristianismo’
Captura de tela no X

Treinadora é ameaçada por ativistas ateus após expressar sua fé

A treinadora de basquete feminino Dawn Staley se tornou alvo da fúria de ativistas ateus por expressar sua fé cristã em público, durante uma entrevista após um jogo da liga universitária.

Os ativistas ateus notificaram a Universidade da Carolina do Sul cobrando uma providência contra a treinadora Dawn Staley devido a uma declaração dela sobre o desempenho do time na liga universitária.

Na ocasião, a treinadora disse que a equipe chegou à final do Torneio de Basquete Feminino deste ano por superar “a perda devastadora que tivemos no ano passado”, já que a adversidade “nos trouxe de volta para cá com uma equipe totalmente diferente”.

Em seguida, ela acrescentou: “Se você não acredita em Deus, algo está errado com você. Eu acredito porque… Ele torna as coisas realidade. Quando você está no seu pior, Ele está no seu melhor”.

A frase contundente desagradou os ativistas da Freedom From Religion Foundation (FFRF), uma organização formada por ativistas ateus que atua no campo jurídico, desafiando entidades e organizações que permitam manifestações religiosas em seus espaços.

O advogado da FFRF, Christopher Line, afirmou que as declarações são um exemplo da “promoção contínua de Staley de suas crenças religiosas pessoais e de sua difamação dos não-cristãos por meio do programa de basquete feminino”.

“As atuais e futuras jogadoras não-cristãs e não-religiosas devem se sentir bem-vindas e respeitadas como parte do time de basquete feminino, e não serem informadas pelo sua treinadora de que estão em um time que representa Jesus e que ‘se você não acredita em Deus algo está errado com você’”, reclamou o advogado, cobrando que a universidade “tome medidas para proteger seus estudantes atletas e garantir que Staley entenda que ela foi contratada como treinadora de basquete e não como pastora”.

O advogado recomenda que a liderança da escola informe Staley sobre “seus deveres constitucionais sob a Cláusula de Estabelecimento” da Primeira Emenda da Constituição dos EUA e lembre-a de que ela “não pode promover a religião na qualidade de treinadora principal”, segundo informações do portal The Christian Post.

Cientista premiado expõe evidências da ressurreição de Cristo

Há muitas maneiras de proclamar o Reino de Deus entre os perdidos, e uma delas é deixando a ciência falar, já que o conhecimento da verdade dos fatos revelados pelo estudo dos fenômenos naturais só reforçam a confiança nos registros bíblicos, fornecendo evidências, por exemplo, para a veracidade da rerssurreição de Cristo.

É com base no estudo das evidências da ressurreição de Cristo que o cientista americano James M. Tour, mais conhecido apenas como “Dr. Tour”, cumpre a sua parte na evangelização de dezenas de vidas.

Dr. Tour, que é de origem judaica, se converteu ao cristianismo ainda enquanto estudante, e desde então vem acumulando conhecimentos sobre como a ciência corrobora com a fé cristã. Agora, ele transmite essas informações semanalmente, em conversas por vídeo com interessados no assunto.

“Eu sempre canalizo isso direto para a ressurreição de Jesus Cristo. O último versículo que compartilho é Romanos 10:9: ‘Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor, e crer em seu coração que Ele ressuscitou dos mortos, você será salvo’”, disse ele.

“Não precisamos convencê-los da Trindade. Não precisamos convencê-los do nascimento virginal. Não precisamos convencê-los da história da Arca de Noé. Nada disso. Isso nunca está em jogo para mim. São essas duas coisas – o senhorio de Jesus e a ressurreição de Jesus Cristo”, explica o cientista.

Reconhecimento

James M. Tour conquistou reconhecimento mundial por seus trabalhos como químico especializado em nanotecnologia. Com um Ph.D em química orgânica pela Purdue University e mais uma pós-graduação na mesma área pela Universidade de Stanford, o pesquisador foi considerado um dos dez mais importantes químicos da década, em 2009, adquirindo o prêmio de “Cientista do Ano”, em 2013, pela revista R&D.

Em 1999, Dr. Tour entrou para o Centro de Nanociência e Tecnologia da Universidade Rice, onde atua como professor de química, ciência da computação, engenharia mecânica e ciência dos materiais.

De acordo com o cientista, as evidências da ressurreição de Cristo são tão contundentes, que muitos acreditam em sua veracidade com apenas 30 minutos de exposição. Ao todo, cerca de  107 pessoas já entregaram suas vidas a Jesus através do seu evangelismo online.

“Acho que a razão pela qual eles passaram a acreditar é a verdade”, disse ele, segundo o Baptist Press. “É porque a verdade da ressurreição já estava escrita em seus corações. Já está aí. Estou apenas os levando a um ponto de confessar o que já está lá”, conclui.

Funcionária cristã é demitida da Starbucks por negar agenda LGBT

Ser um fiel seguidor de Jesus Cristo tem sido um desafio cada vez maior diante da cultura atual. A funcionária cristã Taylor Trice sabe bem o que isso significa, porque ela mesma foi vítima de intolerância religiosa durante o tempo em que trabalhou na famosa empresa Starbucks.

Segundo a ex-funcionária da Starbucks, ela perdeu o seu emprego por não ter aceitado se curvar à política de “antidiscriminação” da empresa, que na prática significa política de propaganda ideológica da agenda LGBT+.

“Antes de trabalhar na Starbucks, eu não sabia nada sobre ela, exceto que era considerada uma cafeteria chique”, disse ela à emissora Fox News, frisando que sabia das campanhas realizadas pela empresa durante o mês do “Orgulho Gay”, celebrado anualmente em junho.

Taylor disse que já esperava ver a empresa “lançando suas decorações e outras coisas durante o mês de junho. Acontece que neste ano em particular eles foram um pouco além do arco-íris e as coisas estavam começando a ficar com um gosto amargo”.

Essas coisas “além”, segundo a ex-funcionária, foram a criação de peças publicitárias com incentivo ao uso de pronomes voltados para a população “trans”, assim como a inclusão, na loja, de textos alusivos à agenda LGBT. Todos os funcionários, com isso, eram cobrados para que adotassem a campanha.

Incomodada com o fato de se sentir obrigada a apoiar uma campanha que contraria os seus valores, ela procurou ter um diálogo com os seus superiores. “Eu lhes dei um aviso dizendo… vocês podem querer ter cuidado porque isso pode ser interpretado da maneira errada. Temos famílias e crianças vindo aqui, e eles vão ler isso, e é simplesmente… provavelmente não é melhor para exibição pública ter isso escrito nas paredes de vidro.”

Demissão

Para não ter que endossar um projeto que contraria o ensino da Bíblia, Taylor disse que em vez de utilizar pronomes neutros com os clientes “trans”, chamava-os apenas pelo nome.

“De acordo com minha fé, não se deve mentir”, disse ela. “Estou disposta a chamá-lo pelo seu nome. Estou disposta a evitar usar os pronomes que você não quer que eu use, mas é contra minha fé mentir e dizer que alguém é uma mulher, se na verdade é um homem, ou que alguém é um homem se na verdade é uma mulher.”

Com sua postura firme, Taylor virou alvo de intolerância por parte de alguns clientes, que reclamaram dela para os gestores da Starbucks onde a funcionária trabalhava, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Em vez de colocar em prática o conceito de “diversidade”, a empresa acabou demitindo a cristã.

A repercussão do caso, no entanto, gerou uma onda de solidariedade à cristã. “Recebi muito apoio e fiquei muito grata por isso, ao ver que não estou sozinha na maneira como penso”, descreveu ela. “Sabe, obviamente houve algumas críticas… mas foi realmente reconfortante ver que, sabe, não estou sozinha na minha visão dessa situação e na minha interpretação do que a Bíblia diz.”

Para Taylor, que trabalhava como barista na Starbucks, ter sido demitida por não abrir mão da sua fé não foi ruim, pois isso lhe permitiu ter novas oportunidades e também aprendizado.

“Acredito que Deus tem me provido desde então. Tenho conseguido trabalhar com outros cristãos e, atualmente, sou faxineira, e realmente gosto disso. Estou orgulhosa de me manifestar… Considero apenas algo que me ajuda a fortalecer minha fé”, conclui.

Mãe testemunha livramento após ser salva de carro em chamas

Deus atua de múltiplas maneiras para demonstrar a sua providência aos seus filhos, e em muitos casos isso é feito através de pessoas comuns. Foi isso o que testemunhou uma mãe vítima de um grave acidente, após ter um livramento juntamente com suas duas filhas pequenas.

Brittany Gilchrist estava em seu veículo percorrendo uma estrada da Califórnia, Estados Unidos, na companha de duas filhas, uma de 4 anos e outra com apenas cinco meses de vida. Ambas estavam em suas respectivas cadeirinhas de segurança, no banco traseiro.

Em dado momento, um caminhão colidiu com o carro da família, provocando um grande estrago. Motoristas que passavam pelo local pararam para socorrer a família, sendo um deles o bombeiro Bob Anthony, de 62 anos.

Bob disse que utilizou uma pedra para poder quebrar o vidro do carro, percebendo naquele momento que Brittany estava inconsciente, enquanto suas duas filhas permaneciam presas no banco traseiro.

“Quando senti o cheiro daquela fumaça, eu gritei: ‘Temos que tirá-los daqui’. Eu não queria que eles morressem”, disse ele, segundo a CBN News. Outros motoristas ajudaram e conseguiram tirar as crianças, assim como Brittany, que ficou gravemente ferida.

A filha de 4 anos quebrou os braços, enquanto a bebê sofreu apenas ferimentos leves. A mãe, por outro lado, sofreu diversas fraturas nas pernas e no pescoço, além de ter um ferimento interno que lhe provocou sangramento.

Recuperação

Mãe e filhas foram levadas para um hospital em Fresno, onde Brittany reencontrou o seu marido, ainda em estado grave. “Ela não estava totalmente consciente. Ela estava se movimentando um pouco, mas não sabia o que estava acontecendo”, disse Marc, esposo da mãe que, na época do acidente, em 2011, tinha 28 anos.

“Vê-la assim foi horrível. Então, eu desabei. Acho que naquele momento me lembro de ter orado e eu apenas disse: ‘Por favor, não a leve. Aconteça o que acontecer, por favor, não a leve’”, lembra o marido.

Devido à lesão no pescoço, os médicos não tinham certeza se Brittany voltaria a andar, apesar do livramento da morte. Ela precisou passar por várias cirurgias em um tratamento que durou mais de 1 ano e meio. Durante esse período, porém, a mãe disse que conseguiu depositar a sua fé em Deus.

“Eu sabia o quão grave era. Eu sabia que estávamos aqui por um motivo, que Deus poupou nossas vidas. E na verdade, esse é o meu primeiro pensamento, que estávamos vivas por uma razão e que Ele iria cuidar de nós. E foi daí que veio essa paz”, disse ela.

Felizmente, Brittany conseguiu recuperar o movimento das pernas, contrariando os prognósticos da medicina, o que lhe faz querer testemunhar o livramento que recebeu sempre que há uma oportunidade.

“Os médicos disseram que eu não voltaria a andar e que eu não seria mais enfermeira. Mas, embora eles tenham dito que o acidente também seria fatal, estamos aqui. Então, com Deus todas as coisas são possíveis”, concluiu.

Ateu admira cristianismo e teme ascensão islâmica no Reino Unido

Richard Dawkins, um biólogo e escritor ateu, lamentou que a influência do cristianismo no Reino Unido esteja ruindo e permitindo a ascensão do islamismo no Reino Unido por conta dos “absurdos” que a religião de Maomé defende.

Nos anos 2000, Richard Dawkins ficou conhecido como “o maior ateu do mundo”, por sua postura militante contra a religião. Há alguns anos, afirmou que via no cristianismo um escudo contra o extremismo religioso do islamismo, e chegou a pontuar que o mundo seria caótico sem Deus.

Agora, definindo-se como um “cristão cultural” – já que vive numa sociedade que foi construída a partir de valores éticos moldados pela Bíblia Sagrada – ele pontua que o declínio da fé na Europa e da influência do cristianismo apontam para um cenário perturbador.

Em entrevista concedida à jornalista Rachel Johnson, Dawkins reconheceu que o Reino Unido é “fundamentalmente um país cristão” e disse que valoriza a ética cristã, embora tenha reiterado sua incredulidade no que se refere a Deus:

“Eu me considero um cristão cultural”, disse o autor do livro Deus, um Delírio. “Não sou um crente, mas há uma distinção entre ser um cristão crente e ser um cristão cultural. E assim, adoro hinos e canções de Natal, e meio que me sinto em casa no ethos cristão. [Somos] um país cristão nesse sentido”, explicou.

Ele revelou um de seus dilemas mais profundos durante a entrevista: fica “feliz” com a queda do número de pessoas no Reino Unido que vão à igreja, mas se disse “horrorizado” com o crescimento do islamismo na Europa como um todo.

“Se eu tivesse que escolher entre o cristianismo e o islamismo, escolheria o cristianismo todas as vezes. Quer dizer, parece-me ser uma religião fundamentalmente decente, de uma forma que, penso eu, o islamismo não é”, conceituou.

Dawkins argumentou que o islamismo é menos compatível com os valores britânicos do que o cristianismo, particularmente no que diz respeito ao tratamento dispensado às mulheres e aos homossexuais: “Não estou falando de muçulmanos individuais, que, claro, são bem diferentes. Mas as doutrinas do islamismo – o Hadith e o Alcorão – são fundamentalmente hostis às mulheres, hostis aos gays. E acho que gosto de viver num país culturalmente cristão, embora não acredite numa única palavra da fé cristã”.

A jornalista Rachel Johnson, que é irmã do ex primeiro-ministro Boris Johnson, reconheceu que a sua própria fé cristã “aumenta e diminui”, mas perguntou a Dawkins as suas previsões sobre os efeitos que uma cultura dominada pelo islamismo teria nas instituições inglesas fundamentais, como a monarquia:

“Acho que seria uma coisa terrível. E na medida em que o cristianismo pode ser visto como um baluarte contra o islamismo, penso que é uma coisa muito boa. Na África, por exemplo, onde há missionários de ambas as religiões a operar, estou na ‘time cristãos’, na medida em que isso se torna uma preocupação”, insistiu o escritor ateu.

O declínio do cristianismo no Reino Unido foi evidenciado, dentre outras fontes, por uma pesquisa realizada com mais de 3 mil adultos. O levantamento, realizado em 2022 sob encomenda de cinco entidades cristãs, constatou que apenas 6% dos entrevistados se identificavam como “cristãos praticantes”, com 42% afirmando serem “cristãos não praticantes”.

Dados divulgados pelo Gabinete de Estatísticas Nacionais do Reino Unido em 2022 mostraram que, pela primeira vez desde o início do censo no país em 1801, a população cristã forma menos da metade dos habitantes do país: apenas 46,2% – ou 27,5 milhões dos mais de 67 milhões de habitantes – dizem que são cristãos. No censo de 2011 os cristãos eram 59,3% da população — ou 33,3 milhões de pessoas.

Em sentido inverso, o islamismo cresceu no Reino Unido, passando de 2,7 milhões em 2011 para 3,9 milhões em 2021, segundo informações do portal The Christian Post.

Assine o Canal

Estado Islâmico pede ataques a judeus e cristãos durante Ramadã

Apesar de ser um mês sagrado para os muçulmanos, o Ramadã também é motivo de incitação de mais ódio contra cristãos e judeus por parte do Estado Islâmico, grupo terrorista que há décadas promove o que chamam de “guerra santa” contra os seguidores de Jesus e outros.

Agora, com a comemoração anual do Ramadã, o porta-voz do Estado Islâmico, Abu Hudhayfah al-Ansari, veio a público para fazer uma convocação aos simpatizantes do extremismo islâmico pelo mundo, a fim de que esses realizem mais ataques durante o mês “sagrado”.

Segundo o Jerusalem Post, al-Ansari utilizou o Telegram para incitar os jihadistas, dizendo que eles devem principalmente “visar os cristãos e o povo judeu, especialmente nos EUA, na Europa e em Israel, durante o mês de jejum dos muçulmanos”.

“É uma guerra religiosa e ideológica que continuará”, disse al-Ansari em um discurso de mais de 40 minutos, ocasião em que também comemorou o atentado terrorista islâmico na casa de eventos Crocus Concert Hall, em Moscou, Rússia, que deixou 140 mortos e inúmeros feridos, em 22 de março passado.

Alerta

Conforme o GospelMais já noticiou, o período do Ramadã é motivo de grande preocupação para judeus e cristãos, justamente porque a celebração é usada pelos radicais islâmicos para incitar mais ataques terroristas.

Como a maior parte desses ataques é realizada por um ou mais indivíduos, os chamados “lobos solitários”, a prevenção contra eles se torna um verdadeiro desafio, dado à imprevisibilidade das ocorrências e os múltiplos alvos em potencial.

“Precisamos ter mais cautela na realização das atividades da igreja, especialmente, seminários, treinamentos e outros programas”, disse uma informante da Portas Abertas residente em Daca, Bangladesh, destacando que os terroristas do Estado Islâmico e outros grupos radiais optam por atacar lugares com o maior número de pessoas possível. Confira:

Em países islâmicos, cristãos sofrem maior perseguição durante o período do Ramadã

Assine o Canal

Morar juntos sem serem casados? Piper explica por quê é errado

As igrejas evangélicas, normalmente, definem o casamento como um protocolo padrão para um casal que entregou a vida a Jesus e quer desfrutar do sexo. O pastor John Piper foi questionado por pais de jovens que querem morar juntos sem ser casados e se converteram ao Evangelho sobre como proceder daqui em diante.

“Minha filha e seu namorado moram juntos. Se arrependeram e foram salvos, agora eles querem casar. Mas a nossa igreja não permite o casamento até que eles voltem a morar separados. Qual seria seu conselho?”, questionou um ouvinte do podcast Desiring God.

Sobre a exigência da igreja, o pastor afirmou que acha correta: “É uma recomendação muito boa. Não sei se aqui em nossa igreja recomendamos assim, mas deveríamos”, disse, explicando o motivo em seguida: “Eu aconselharia aos pais para dizer aos filhos ‘morem separados’. E se eles disserem ‘por quê?’, eu responderia ‘por que não?’”.

“Estou lidando com uma situação parecida com essa agora, onde um jovem está prestes a ir morar com a namorada, sendo cristão e a namorada também, e dizem ‘não vamos ter sexo’. O assunto principal não é ‘vocês serão tentados, vão ceder e fazer sexo’. Essa não é a razão principal. O motivo principal é quando um homem e uma mulher vão morar juntos isso diz claramente para o mundo que ter relações sexuais fora do casamento é normal. Essa é a mensagem comunicada”, argumentou Piper.

Enquanto a Bíblia ensina que o sexo é uma dádiva de Deus para o casamento, igrejas e famílias que toleram que filhos não casados morem juntos estão indo em sentido oposto ao das Escrituras, disse o pastor: “Você diz que é cristão, e se enviar essa mensagem, soa profundamente errado”.

“Se você argumentar ‘isso é problema deles’ você não está amando as pessoas. Não é problema delas, é problema seu. Você deve tomar medidas para comunicar a verdade, e a santidade do sexo no casamento é uma verdade gloriosa. Você deveria guardar e apreciar essa verdade”, reiterou o pastor.

Por fim, Piper lembrou que a vida e o mundo dão voltas: “A última coisa que eu diria para esse jovem: daqui a 16 anos – e olha que o tempo voa – sua filha pode dizer que vai morar com o namorado. O que você vai falar para ela? ‘Pai, não tem problema, não faremos sexo’. O que você vai dizer para ela? Ensine para você mesmo hoje”.

Assista:

Assine o Canal

Ônibus que transportava evangélicos capota e 3 pessoas morrem

Um acidente de ônibus ceifou a vida de três cristãos evangélicos que retornavam de um evento. O veículo transportava 22 pessoas no total e estava retornando de Maringá, no Paraná, com destino para Regente Feijó, em São Paulo, quando houve a ocorrência.

O micro-ônibus estava na PR-317, divisa com o estado de São Paulo, quando segundo informações preliminares o motorista teria sido “fechado” por outro veículo que tentava fazer uma ultrapassagem.

Ao manobrar para o acostamento, o condutor do ônibus perdeu o controle do veículo, que capotou em seguida. Três pessoas morreram, sendo as vítimas Edna Vicente do Nascimento Matos, de 62 anos, Flora Celestino Furtado, de 63 anos e Esmael do Prado Felipe, de 69 anos.

Os outros 19 passageiros ficaram feridos e foram encaminhados para os hospitais de Colorado, Santo Inácio e Maringá, segundo informações do G1. Os evangélicos que retornavam do evento são membros da igreja “Só o Senhor é Deus”, liderada pelo pastor Sebastião Dias Ferreira, que lamentou o acidente.

“Infelizmente, aconteceu essa fatalidade no retorno. Por infelicidade, um abençoado tentou ultrapassar, prejudicando a condução do ônibus. Ele saiu do acostamento e o motorista não conseguiu controlar o ônibus e veio a capotar, aconteceu que nós infelizmente ficamos sem três pessoas que estavam sendo conduzidas por aquele veículo. Na medida do possível, a gente está tentando se manter de pé e organizar todo o trâmite”, disse ele.

Regularidade

O ônibus acidentado pertence à empresa Pompei Turismo, e segundo o seu proprietário o veículo transitava de forma regular. Em um comunicado feito à imprensa, Levi Izido da Silva disse que foi ao local da ocorrência para dar suporte às vítimas.

“O veículo possui toda a documentação que a Artesp [Agência de Transporte do Estado de São Paulo] e ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] pedem e até mesmo seguro. A gente está aí para dar o apoio e esclarecer todas as dúvidas”, disse ele.