Pastor sobre descaso da Igreja com oração: 'Isso é avivamento?'

A oração é uma prática central na vida do cristão, já que é por meio dela que o crente fala diretamente com Deus, apresentando ao Senhor o seu louvor, necessidades, gratidão e dificuldades. Mas, apesar da sua grande importância, a Igreja brasileira pode estar negligenciando essa orientação bíblica, segundo o pastor e escritor Renato Vargens.

Por meio da uma publicação nas redes sociais, Vargens questionou o nível de comprometimento da Igreja brasileira com a oração, sugerindo que determinados movimentos por “avivamento” espiritual podem estar sendo motivados por coisas alheias à vontade de Deus.

“Estou desconfiado de que a Igreja Brasileira ODEIA a oração, pois toda vez que alguém escreve algo a respeito, publica um texto nas Redes Sociais ou convida outros para buscar ao Senhor em oração, o descaso é constrangedor”, comentou o pastor.

No Brasil, muitas igrejas ligadas à tradição pentecostal são conhecidas pelos chamados “círculos de oração”, e outras de viés mais tradicional, também, pelos “cultos de oração” normalmente realizados durante a semana.

Contudo, Vargens disse que a participação dos evangélicos nessas reuniões não costuma ser satisfatória, pois “quase não atraem ninguém.” Com isso, o pastor pergunta se algo de errado pode estar acontecendo com os evangélicos brasileiros.

“Sinceramente, fico a pensar com meus botões que avivamento é esse advogado pelos pastores tupiniquins desprovido de oração. Vamos combinar uma coisa? Uma Igreja que não ora está morta e não sabe disso”, ressalta.

A importância de falar com Deus, segundo o pastor, é vital para o próprio sucesso dos trabalhos da Igreja, algo sem o qual nenhum cristão se torna capacitado para fazer a obra do Reino vindouro, a Nova Jerusalém prometida aos fiéis a Jesus Cristo.

“Os puritanos costumavam dizer que fazer a obra de Deus sem oração é uma grande tragédia. Alias, por acaso você já se deu conta de que a Igreja pertence a Deus e que por obrigação e dever devemos buscá-lo em oração?”, questiona Vargens. Confira:

Maior ateu do mundo, Dawkins diz que é um “cristão cultural”

Considerado por muitos o maior ateu do mundo, Richard Dawkins chamou atenção dos seguidores e lideranças religiosas ao gravar um vídeo admitindo que se considera um “cristão cultural”, o que também provocou a reação do pastor Pedro Pamplona, que teceu algumas observações.

“Nós somos um país cristão e eu me considero um cristão cultural”, diz o professor britânico, autor da famosa obra The God Delusion (“Deus, um Delírio”), já rebatida pelo também professor Alister McGrath, em sua obra O Delírio de Dawkins, cujo título é um trocadilho da publicação do ateu.

A declaração recente do ateu mais famoso do planeta é uma referência ao valor do cristianismo sobre a formação da sociedade. Isto é, Dawkins admite que, apesar de não acreditar em Deus, entende a importância da fé cristã como modelo de conduta e pensamento para as civilizações, especialmente a ocidental.

“Se substituirmos o cristianismos por qualquer outra alternativa religiosa isso seria terrível”, diz o ateu, revelando ainda que ama os hinos cristãos e também as catedrais construídas ao longo dos séculos.

O erro de Dawkins

O pastor Pedro Pamplona analisou a declaração do famoso ateu, explicando que ela é positiva em certos aspectos, mas errada em sua essência. Isso, porque, o que o professor britânico valoriza enquanto cultura e ética cristãs, só existe graças à genuína fé em Jesus Cristo.

Para o líder evangélico, é ingenuidade do ateu “acreditar que cristãos culturais podem sustentar um cristianismo cultural”, já que é um erro “achar que a ética pode existir e se perpetuar sem a crença.”

Citando o autor Christopher Dawson, Pamplona diz que este “corretamente nos lembra que o cristianismo está na base da cultura ocidental e que numa sociedade secularizada essa base é destruída.”

“Sem a religião cristã ou o senso transcendente da religião [o que passaria a existir] é a religião política” centrada no “eu”, diz o pastor, e isto atuaria “como base da cultura. E então os valores que Dawkins ama ruirão.”

Em resumo, o mais famoso ateu do mundo jamais poderia dizer que é um “cristão cultural” se no mundo não houvessem cristãos genuínos, realmente comprometidos com a ética e os valores cristãos, não de forma artificial, mas pela certeza de que Deus, de fato, se revelou em Jesus Cristo.

“Sem crença não há força cultural capaz de criar raizes pessoais e sociais e avançar pelos séculos”, conclui o pastor. Assista:

Evangélicos sofrem chantagem com corte de água em comunidade

A perseguição religiosa aos cristãos evangélicos possui vários contornos, sendo um deles o da chantagem, que pode ser emocional e até pelo corte de suprimentos básicos para a sobrevivência humana, como a água. Essa é a situação enfrentada por famílias da comunidade Valle Esperanza, no munício indígena de Oaxaca, no México.

De acordo com informações da organização Portas Abertas, famílias de evangélicos locais tiveram o fornecimento de água cortado por lideranças locais, simplesmente por decidirem não participar de celebrações religiosas comunitárias que contrariam os ensinamentos da Bíblia sagrada.

Uma dessas celebrações é o “Festival dos Três Reis”, organizado por católicos. Numa tentativa de abrandar os ânimos de perseguição, uma família evangélica local decidiu contribuir financeiramente com a organização do evento, mas isso não foi suficiente.

Em 5 de janeiro desse ano, um morador que não teve o nome revelado por razões de segurança recebeu a visita de autoridades em sua casa. “Não queremos mais vocês aqui. Encontrem outra comunidade que os aceite, porque vocês não são bem-vindos aqui”, disseram eles.

Até então, ao menos três famílias de evangélicos perderam o fornecimento de água devido aos seus posicionamentos bíblicos. Essa perseguição, contudo, não é novidade na região. O GospelMais já denunciou outros casos semelhantes ocorridos anos atrás, quando o corte de outros serviços básicos também foram realizados contra os protestantes.

“O antagonismo étnico se manifesta porque 21,5% da população do México pertence a grupos indígenas. Essas comunidades são governadas por leis e costumes tradicionais, com mínima intervenção do Estado”, disse a Portas Abertas na época.

“Os que se convertem ao cristianismo protestante enfrentam pressão e ataques violentos quando abandonam as práticas do grupo étnico ao qual pertencem”, explica a organização, que desde então vem acompanhando a situação local.

O morador que teve o fornecimento de água cortado, agora, pede que a justiça seja feita pelo benefício de todos, não só dos evangélicos, mas de todas as minorias que enfrentam chantagens por intolerância religiosa.

“O que eu exijo é que a lei seja sempre em favor do ser humano. É isso que espero da justiça. Ao todo, são 64 comunidades no município, com um total de quase nove mil pessoas. Dessas, quase duas mil são cristãs”, diz o morador.

“Em nossa comunidade, somos cerca de 61 pessoas no total, com uma minoria cristã. Então se não exigir meus direitos, tenho medo de que isso se repita em outras comunidades e afete mais cristãos. Por isso me mantenho firme”, conclui.

Pastores sobrecarregados: quase metade cogitou desistir

As dificuldades para exercer o ministério pastoral levou muitos pastores a pensar em desistir de seu chamado por estarem esgotados mentalmente por conta de todas as funções que envolvem o trabalho pastoral.

A pesquisa do Barna Group (confira aqui) mostra que 42% dos pastores pensaram em desistir de seus ministérios e a maioria deles (56%) disse que o estresse é a principal causa. Em segundo lugar (43%) ficou o sentimento de estar sozinho ou isolado em suas funções na igreja.

Para se ter uma ideia, em 2015, esse número era de apenas 11%. Ou seja, em sete anos o número de pastores esgotados aumentou 400%, confrontando a igreja moderna a olhar para a saúde mental de seus líderes.

O psicólogo Cleo Holanda explica a questão afirmando que com um aumento considerável das demandas pastorais, os líderes passam a sofrer de problemas de saúde mental por conta do estresse:

“Os principais fatores de estresse que contribuem para a saúde mental são: carga emocional, responsabilidades pastorais, conflitos e críticas, pressão financeira, equilíbrio entre vida pessoal e ministério. Esses fatores de estresse podem afetar significativamente a saúde mental dos pastores, tornando essencial que eles tenham acesso a apoio emocional, cuidados pastorais e recursos para lidar com o estresse de forma saudável”, explicou o especialista.

Como mostra a pesquisa, muitos pastores se sentem sozinhos e não têm apoio para lidar com toda a pressão que sofrem no dia a dia. O doutor explica que, de fato, a solidão e o isolamento podem impactar a saúde mental dos pastores aumentando o risco de depressão, ansiedade e esgotamento.

“Para lidar com esses desafios, é importante que os pastores cultivem relacionamentos de apoio dentro e fora da comunidade da igreja, estabelecendo vínculos seguros, estejam inseridos em grupos de pastorais, busquem mentoria, aconselhamento e ajuda profissional, e reservem tempo para investirem em autocuidado e cultivar interesses como lazer e atividades físicas para não ficar focados apenas no ministério”, sugeriu Cleo Holanda, autor de best-sellers como Vencendo a Procrastinação, Resiliência e Otimismo.

Tecnologia é aliada

Ferramentas como o Sistema Eklesia – projetado para ser uma solução abrangente na gestão de igrejas, visando otimizar e simplificar diversos aspectos do dia a dia eclesiástico – podem ser aliadas dos pastores.

A empresa desenvolveu o Eklesia com base em seus mais de 23 anos de experiência no mercado. O sistema se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que atendem a uma ampla gama de necessidades das igrejas.

“O Eklesia é especialmente desenhado para auxiliar pastores e líderes eclesiásticos que enfrentam múltiplas demandas em seu ministério, oferecendo uma série de recursos que visam simplificar a gestão da igreja e otimizar o tempo”, diz Luís Patroni, diretor da empresa.

Ao investir na automação de processos, líderes religiosos terão tempo para cuidar de outras áreas da igreja, enquanto a tecnologia vai facilitar e reduzir o trabalho que eles teriam com tarefas como gestão financeira, gerenciamento de equipes de voluntários, administração de pequenos grupos e células, comunicação, gestão de eventos e muito mais.

“O Eklesia serve como um aliado importante para os pastores, ajudando-os a gerenciar eficientemente as múltiplas facetas do ministério, para que possam dedicar mais tempo ao que é mais importante: liderar, cuidar e nutrir a comunidade espiritual que lhes foi confiada”, diz Patroni.

Cuidados na saúde mental

Além de contar com a tecnologia para ajudar na delegação de assuntos importantes na administração de uma igreja, pastores sobrecarregados também devem procurar ajuda de profissionais em saúde mental.

“As divisões políticas e conflitos dentro e fora da igreja podem causar estresse, ansiedade e conflitos internos para os pastores, afetando sua saúde mental. Por isso, é importante o cuidado e investimento na saúde mental, além de buscar o desenvolvimento de habilidades sociais, para manejar melhor essas demandas que acabam surgindo no exercício do ministério”, complementou o psicólogo.

Holanda indica a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como a melhor técnica para tratar os sinais de esgotamento emocional e burnout em pastores. O atendimento consiste em identificar e modificar pensamentos disfuncionais, comportamentos inadequados e padrões emocionais negativos:

“Para diferenciar esses sintomas de problemas espirituais ou vocacionais, a TCC enfatiza a importância da avaliação objetiva dos sintomas, da exploração das crenças subjacentes sobre o ministério e do desenvolvimento de estratégias para fortalecer a resiliência espiritual e a clareza vocacional”, concluiu.

Internautas fazem orações pela cura de jovem com câncer terminal

A influenciadora cristã Isabel Veloso, de apenas 17 anos, vem emocionando as redes sociais ao compartilhar o seu testemunho de luta contra um câncer terminal considerado “incurável” pela medicina.

Ela trava a batalha contra um “linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico”, segundo laudo médico apresentado por ela mesma em seus perfis sociais. A doença corresponde a 0,5% de todos os cânceres conhecidos e é caracterizada principalmente pelo aparecimento de linfonodos no pescoço ou axilas.

Ao participar do podcast “Inteligência Ltda”, Isabel Veloso, que possui a expectativa de apenas alguns meses de vida, foi perguntada se gostaria de deixar algumas palavras para os seguidores, e sua resposta acabou emocionando o apresentador e os internautas.

“Respirem por mim o que eu não pude respirar. Viva por mim o que eu não pude viver. Ame o que eu não pude amar. Aproveite seu filho da forma que eu não vou ter experiência”, disse ela.

Uma das realizações marcantes da jovem com câncer terminal foi a sua cerimônia de casamento, feita no último final de semana com o empresário Lucas Borba, com quem mantém relacionamento desde agosto do ano passado.

“Ele [Lucas] sempre me deu o maior apoio em tudo. Sempre cuidou muito bem de mim. Comentamos muito sobre o futuro, mas prometemos um para o outro que vamos tentar ao máximo aproveitar e não se lamentar. É claro que, às vezes, a gente chora, fica com raiva, mas a gente se consola”, disse ela ao Metrópoles.

Oração pela cura

Apesar do prognóstico negativo de câncer terminal, internautas passaram à enviar mensagens de fé para Isabel Veloso, com muitos relatando curas milagrosas envolvendo casos parecidos com o da jovem.

“Deus curou minha mãe em um estágio terminal de câncer minha linda tenha fé, creia somente isso já fazem 35 anos que ela foi curada e conheceu netos e bisnetos”, comentou um internauta no canal “Cristão Também Pensa”, no YouTube, que compartilhou um trecho da sua entrevista.

“Minha irmã foi curada de um câncer na cabeça, que o médico deu uma estimativa de 6 meses se vida e já tem mais de 30 anos que ela foi curada”, reagiu outro seguidor do canal.

No Instagram da emissora Jovem Pan, onde um trecho da entrevista com Isabel também foi compartilhado, vários internautas pediram para que Deus curasse a jovem com câncer terminal.

“Eu profetizo sobre a vida dela na autoridade no Poder da Palavra de Deus a cura! Que o Sr Jesus restaure toda a saúde dela, para glória DELE”, escreveu um seguidor, enquanto outro relatou um testemunho pessoal de restauração:

“Fui diagnosticado [com câncer] com [a expectativa de] 4 meses de vida, aos meus 3 anos de idade. Estou atualmente com 32 anos. Deus mas uma vez mostrou que o dono da vida é Ele. Gostaria de pedir que o mesmo milagre que superabundou a minha vida, também superabunde a vida dessa jovem, pois, Ele veio pra dar vida e vida com abundância”.

Alguns internautas também lembraram que a cura não é só uma realização física, mas também espiritual, o que significa que a morte do corpo físico não significa que Deus não tenha agido, neste caso, visando o maior propósito que é a vida eterna junto a Ele. Assista:

‘Nicole’: STF rejeita ações contra Nikolas por suposta transfobia

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou as ações movidas pela esquerda contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por seu discurso criticando o ativismo trans. O episódio ficou conhecido como ‘caso Nicole’.

Nikolas Ferreira havia sido denunciado ao STF pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) juntamente com entidades LGBT+ e o PSOL após um discurso no Dia Internacional da Mulher de 2023, quando usou uma peruca e afirmou que “mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

A Procuradoria Geral da República já havia enviado um parecer ao STF rejeitando a abertura de investigações, apontando que Nikolas Ferreira estava protegido pela imunidade parlamentar, de acordo com informações do jornal Gazeta do Povo.

Agora, com a decisão do ministro Mendonça (jurista indicado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro e que também é pastor evangélico), o deputado mineiro comemorou o arquivamento das denúncias infundadas: “Nada como um dia após o outro. […] A PGR, lá atrás, já tinha dito que não tinha crime na minha fala sobre as mulheres trans, até mesmo porque eu tenho imunidade parlamentar – e mais: não tinha nada sobre transfobia na minha fala”.

“Utilizei de uma peruca para poder exemplificar o que eu estava denunciando. Sabe qual é a verdadeira raiva da esquerda com a ‘Nicole’? Não foi por conta da peruca. Foi porque eles estavam trabalhando esse tema em silêncio, escondido, e do nada simplesmente eu coloco uma peruca”, acrescentou, referindo-se ao personagem usado por ele para criticar o ativismo trans.

Nikolas admite que “num primeiro momento” as pessoas se chocaram por vê-lo na tribuna da Câmara dos Deputados com uma peruca, mas com a repercussão e outros fatos paralelos vindo à tona, a população entendeu do que se tratava sua denúncia: “Coincidência, ou não, logo depois do meu discurso a Associação Mundial de Atletismo proíbe mulheres trans de competir em eventos internacionais”.

“As pessoas começaram a perceber que de fato era real o que eu estava denunciando, de que mulheres estavam perdendo espaço para ‘mulheres trans’. Sabe por quê a maioria das pessoas ficaram do meu lado? Porque por mais que eu tenha utilizado uma maneira atípica de denunciar algo […] elas entendiam que a peruca não era tão absurda assim”, avaliou o parlamentar.

Lembrando de um discurso de Lula, que considerou “coisa da cabeça de satanás” a ideia de banheiros unissex, o deputado expôs o duplo padrão dos entusiastas da ideologia esquerdista: “Depois do meu discurso a esquerda pediu multa pra mim, entrou com processo de cassação e também [pediu] minha prisão. […] Quando as pessoas veem a incoerência da esquerda, de um parlamentar que estava denunciando algo, eles pedem a cabeça, mas quando é o Lula […] ele pode falar tudo que ele quiser”.

Confira o vídeo de desabafo do deputado Nikolas Ferreira em sua conta no Instagram:

Leitura bíblica cresce entre jovens e muda suas vidas, diz pesquisa

Uma nova pesquisa constatou que mais jovens adultos estão testemunhando a transformação de suas vidas a partir da leitura bíblica. Por outro lado, a maioria dos entrevistados se dizem “descomprometidos com as Escrituras”.

A Sociedade Bíblica Americana divulgou a primeira parte de seu relatório State of the Bible USA 2024, uma tradicional pesquisa que a entidade realiza. Nessa primeira fase, chamada “A Bíblia na América Hoje”, o esforço do estudo é identificar a frequência do uso e leitura da Bíblia Sagrada nos Estados Unidos.

A entidade também busca saber a opinião dos entrevistados sobre os efeitos da leitura bíblica em suas vidas. As informações do relatório são baseadas nas respostas de 2.506 adultos norte-americanos entrevistados entre 4 e 23 de janeiro deste ano, com uma margem de erro de +/- 2,73 pontos percentuais.

A realidade da sociedade norte-americana no que diz respeito à religião tem se mostrado, ao longo dos últimos anos, muito similar à brasileira, por isso os dados coletados pela SBA são uma importante referência para as igrejas em nosso país.

A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles concordavam que “a mensagem da Bíblia transformou minha vida”. Cinquenta e oito por cento dos entrevistados disseram que esse efeito ocorreu, seja “um pouco” ou “fortemente”. Em 2023, a resposta positiva a essa pergunta havia sido ligeiramente menor, 57%.

John Farquhar Plake, diretor responsável pela série de pesquisas State of the Bible, comentou a pequena mudança estatística em um comunicado publicado logo após a divulgação do relatório da pesquisa:

“Nossos adultos mais jovens mostram sinais de interesse pela Bíblia, curiosidade sobre ela e interação transformadora com ela. Se esta tendência continuar, temos boas razões para ter esperança”, comemorou, segundo informações do portal The Christian Post.

A concorrência pela atenção das pessoas, seja de redes sociais, plataformas de streaming ou jogos, é intensa: “Cada vez mais, a Bíblia deve competir pela nossa atenção num mundo cada vez mais ocupado. A pesquisa State of the Bible confirma isso, pois vemos o envolvimento com as Escrituras diminuindo nos últimos anos, especialmente nas gerações mais jovens”, finalizou o diretor Plake.

Zombaria de ímpios acabará no dia do juízo, diz Nicodemus

De tempos em tempos a hostilidade aos cristãos, em especial aos evangélicos, se torna mais aguda e constante, com muitos incrédulos apelando à zombaria para constranger os que servem a Jesus. Para o pastor Augustus Nicodemus, a lógica do mundo não permite aos que não seguem a Cristo entender o tamanho de seu equívoco.

No Instagram, o pastor da Esperança Bible Presbyterian Church, em Orlando (Flórida, EUA), respondeu à seguinte pergunta de um seguidor: “Como ser crente e não ser besta para muitas pessoas? Tem gente que acha que ser crente é ser besta”.

Nicodemus, então, afirmou que a conduta cristã é confundida com tolice por aqueles que vivem no pecado: “Não tem jeito. Para eles, a gente é besta mesmo: não faz certas coisas, a gente é fiel à esposa, fiel ao marido, dia de domingo vamos à igreja, a gente vive seguindo um livro, lendo um livro antigo, a gente confessa que só existe um Deus, adora esse Deus e segue esse Deus”.

“A gente diz que tem certeza de que depois da morte a gente vai para o céu. Então, é besta mesmo. É assim que eles vão ver. Não tem outro jeito, a Palavra da cruz é loucura para os que perecem, disse o apóstolo Paulo”, acrescentou Nicodemus, referindo a primeira carta aos Coríntios 1.18.

Ao final, o pastor encorajou o seguidor que o questionou sobre a hostilidade dos ímpios: “Viva a vida cristã, não se importe com a opinião dos outros. Viva o Evangelho na sua plenitude. Glorifique a Cristo com a sua vida, e no dia do juízo a gente vai ver quem é besta”, encerrou.

Israel: pastores veem ataque do Irã como ‘sinal do fim dos tempos’

O ataque do Irã a Israel foi reprovado por diversos líderes cristãos ao redor do mundo, que pediram que a Igreja de Cristo se una em oração pela paz e segurança em Israel.

Ao todo, o Irã lançou aproximadamente 300 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro contra Israel. As forças de defesa israelenses descreveram o ataque como uma provável escalada para guerra entre os dois países.

Apesar do grande número de lançamentos, os sistemas avançados de defesa de Israel interceptaram com sucesso 99% dos artefatos iranianos.

Líderes evangélicos de renome internacional expressaram suas preocupações e apelaram à paz: “Como evangélicos americanos, queremos que nossos amigos judeus saibam que apoiamos a pátria judaica e seu povo”, escreveu o pastor Greg Laurie, da Harvest Fellowship em sua conta no X.

“Este ataque ocorre logo após o terrível ataque do Hamas, que é um representante do Irã em Israel em 7 de outubro. Oramos para que Deus Todo-Poderoso proteja Israel neste momento e devemos ‘Orar pela paz de Jerusalém’ (Salmos 122:6). Um dos sinais do fim dos tempos é o aumento do antissemitismo e o crescente isolamento do estado de Israel. certamente estamos vendo isso acontecer diante de nossos olhos”, acrescentou o pastor.

Da mesma forma, Jack Hibbs, um veterano pastor sênior, também fez associações às profecias bíblicas: “Este poderia ser [o] anzol colocado na mandíbula de Gogue… seria a Rússia. […] E se a Rússia se envolver, então poderemos ver o desenrolar de Ezequiel 38. […] Muitos grandes estudiosos acreditam que o Arrebatamento poderia acontecer antes da batalha de Ezequiel”, disse o pastor da Calvary Chapel Chino Hills.

O reverendo Johnnie Moore, presidente do Congresso de Líderes Cristãos, escreveu que as congregações cristãs em todo o mundo se dedicarão à oração pela paz e segurança de Israel: “Haverá centenas de milhões de orações feitas”, enfatizou, de acordo com informações do portal The Christian Post.

Irã será cobrado ‘no momento certo’, diz Israel após ataque

Os ataques do Irã a Israel, no último sábado, 13 de abril, estão aumentando as preocupações sobre uma escalada da guerra iniciada após o atentado terrorista do Hamas em 07 de outubro do ano passado.

O governo israelense afirmou que a reação ao ataque iraniano será feita no momento adequado: “Diante da ameaça iraniana, construiremos uma coalizão regional e cobraremos o preço do Irã no momento certo para todos nós. E o mais importante, confrontados com o desejo dos nossos inimigos de nos prejudicar, continuaremos a nos unir e nos tornaremos mais fortes”, afirmou Benny Gantz, membro do Gabinete de Guerra de Israel.

O pastor Franklin Ferreira, um dos maiores estudiosos do Brasil sobre a relação da Igreja de Cristo com a nação de Israel enquanto povo escolhido de Deus, usou o Instagram para lembrar que Deus sempre honrará sua aliança:

“É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita. De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. O Senhor guardará você de todo mal; guardará a sua alma. O Senhor guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121.4-8)”, escreveu Ferreira, reproduzindo o salmo que era entoado como um cântico de peregrinação pela nação.

O ataque do Irã, com centenas de drones, também foi reprovado pelo G7, grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo: “Condenamos inequivocamente e nos termos mais veementes a ação direta do Irã e ataque sem precedentes contra Israel […] O Irã disparou centenas de drones e mísseis em direção a Israel. Israel, com a ajuda dos seus parceiros, derrotou o ataque”, diz a nota divulgada pela entidade, conforme informado pela revista Oeste.

O pastor Marco Feliciano (PL-SP) comentou que a nota divulgada pelo governo brasileiro expressa o desdém do atual presidente à nação israelense:

“Ao invés de acompanhar a maioria dos países ocidentais numa condenação aos ataques do Irã a Israel, Lula disse apenas que acompanha com preocupação. O governo brasileiro joga seu passado ilustre no cenário do Oriente Médio, no lixo da história! O que diria Oswaldo Aranha?”, questionou, referindo ao diplomata brasileiro que organizou a assembleia da ONU que criou o Estado de Israel em 1948.

Ao invés de acompanhar a maioria dos países ocidentais numa condenação aos ataques do Irã a Israel, @LulaOficial disse apenas que acompanha com preocupação. O governo brasileiro joga seu passado ilustre no cenário do Oriente Médio, no lixo da história!

O q diria Oswaldo Aranha?

— Marco Feliciano (@marcofeliciano) April 14, 2024